Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26383 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo refletir sobre os jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isto, a pesquisa discute o potencial dos jogos digitais no ensino de conhecimentos científicos na Educação de Jovens e Adultos, particularmente, na alfabetização científica e nas disciplinas de Ciências e de Física. O trabalho busca, ainda, refletir sobre o entrelaçamento da alfabetização científica crítica – na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – e os jogos digitais como recurso didático na EJA. A relevância deste estudo encontra-se na constatação de que são poucas as pesquisas sobre ensino de Física na EJA. Os principais procedimentos de pesquisa foram a realização de levantamento bibliográfico especializado e a elaboração de um jogo digital autoral direcionado para a Educação de Jovens e Adultos com o intuito de ensinar circuitos elétricos. Conclui-se que os jogos digitais elaborados no âmbito de uma concepção crítica de educação, como o jogo Quebra Circuito apresentado neste estudo, podem contribuir com a socialização de conhecimentos científicos na EJA, como o exemplo da eletricidade e, ao mesmo tempo, proporcionar o contato mais autônomo dos adultos com a tecnologia. |
id |
UFF-2_dd4813d739e24deddbdb3466c64dda40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26383 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJAEducação de Jovens e AdultosAlfabetização CientíficaAlfabetização DigitalJogos EducacionaisEducação de Jovens e AdultosAlfabetização científicaAlfabetização digitalJogos educacionaisProdução intelectualAdults EducationScientific LiteracyDigital LiteracyEducational GamesEsta monografia tem como objetivo refletir sobre os jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isto, a pesquisa discute o potencial dos jogos digitais no ensino de conhecimentos científicos na Educação de Jovens e Adultos, particularmente, na alfabetização científica e nas disciplinas de Ciências e de Física. O trabalho busca, ainda, refletir sobre o entrelaçamento da alfabetização científica crítica – na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – e os jogos digitais como recurso didático na EJA. A relevância deste estudo encontra-se na constatação de que são poucas as pesquisas sobre ensino de Física na EJA. Os principais procedimentos de pesquisa foram a realização de levantamento bibliográfico especializado e a elaboração de um jogo digital autoral direcionado para a Educação de Jovens e Adultos com o intuito de ensinar circuitos elétricos. Conclui-se que os jogos digitais elaborados no âmbito de uma concepção crítica de educação, como o jogo Quebra Circuito apresentado neste estudo, podem contribuir com a socialização de conhecimentos científicos na EJA, como o exemplo da eletricidade e, ao mesmo tempo, proporcionar o contato mais autônomo dos adultos com a tecnologia.This monograph aims to reflect on digital games as a didactic resource for scientific literacy in Youth and Adult Education (EJA). For this, the research discusses the potential of digital games in the teaching of scientific knowledge in Youth and Adult Education, particularly in scientific literacy and physics subjects. This work also seeks to reflect on the intertwining of critical scientific literacy – from the perspective of the Science, Technology and Society (CTS) movement – and digital games as a didactic resource in the EJA. The relevance of this study is found in the finding that there are few studies on physics teaching in the EJA. The main research procedures were the conduct of a specialized bibliographic survey and the elaboration of an authorial digital game directed to the Education of Youth and Adults in order to teach electrical circuits. It is concluded that digital games elaborated within a critical conception of education, such as the game Quebra Circuito presented in this study, can contribute to the socialization of scientific knowledge in the EJA, such as the example of electricity and, at the same time, provide the most autonomous contact of adults with technology.60 pVentura, Jaqueline PereiraAlmeida, Lucia da Cruz deNogueira, Erica CristinaSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deBarbosa, Felipe Barreto Vimieiro2022-10-05T17:28:42Z2022-10-05T17:28:42Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARBOSA, Felipe Barreto Vimieiro. Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26383CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:28:45Zoai:app.uff.br:1/26383Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:03.096361Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
title |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
spellingShingle |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA Barbosa, Felipe Barreto Vimieiro Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Científica Alfabetização Digital Jogos Educacionais Educação de Jovens e Adultos Alfabetização científica Alfabetização digital Jogos educacionais Produção intelectual Adults Education Scientific Literacy Digital Literacy Educational Games |
title_short |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
title_full |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
title_fullStr |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
title_sort |
Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA |
author |
Barbosa, Felipe Barreto Vimieiro |
author_facet |
Barbosa, Felipe Barreto Vimieiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Jaqueline Pereira Almeida, Lucia da Cruz de Nogueira, Erica Cristina Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Felipe Barreto Vimieiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Científica Alfabetização Digital Jogos Educacionais Educação de Jovens e Adultos Alfabetização científica Alfabetização digital Jogos educacionais Produção intelectual Adults Education Scientific Literacy Digital Literacy Educational Games |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Científica Alfabetização Digital Jogos Educacionais Educação de Jovens e Adultos Alfabetização científica Alfabetização digital Jogos educacionais Produção intelectual Adults Education Scientific Literacy Digital Literacy Educational Games |
description |
Esta monografia tem como objetivo refletir sobre os jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isto, a pesquisa discute o potencial dos jogos digitais no ensino de conhecimentos científicos na Educação de Jovens e Adultos, particularmente, na alfabetização científica e nas disciplinas de Ciências e de Física. O trabalho busca, ainda, refletir sobre o entrelaçamento da alfabetização científica crítica – na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – e os jogos digitais como recurso didático na EJA. A relevância deste estudo encontra-se na constatação de que são poucas as pesquisas sobre ensino de Física na EJA. Os principais procedimentos de pesquisa foram a realização de levantamento bibliográfico especializado e a elaboração de um jogo digital autoral direcionado para a Educação de Jovens e Adultos com o intuito de ensinar circuitos elétricos. Conclui-se que os jogos digitais elaborados no âmbito de uma concepção crítica de educação, como o jogo Quebra Circuito apresentado neste estudo, podem contribuir com a socialização de conhecimentos científicos na EJA, como o exemplo da eletricidade e, ao mesmo tempo, proporcionar o contato mais autônomo dos adultos com a tecnologia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05T17:28:42Z 2022-10-05T17:28:42Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Felipe Barreto Vimieiro. Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26383 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Felipe Barreto Vimieiro. Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1817064558149238784 |