Desenvolvimento e caracterização de concreto permeável para utilização em blocos intertravados para estacionamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botteon, Letícia Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5255
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade estudar concretos permeáveis para uso em blocos intertravados para pavimentação de estacionamentos. Com a escassez de pesquisas em âmbito nacional, se fez necessário primeiramente aprofundar os conceitos envolvidos sobre o assunto. Em seguida, iniciou-se a busca por uma mistura de concreto permeável de cimento Portland que atendesse aos requisitos mínimos para o uso de blocos intertravados em estacionamentos, por meio da realização de ensaios laboratoriais de caracterização mecânica e hidráulica para três diferentes misturas com variação no método de compactação e adição de areia em um dos traços. A caracterização mecânica foi realizada com base em ensaios de resistência à compressão uniaxial e tração indireta por compressão diametral. De cada composição foram determinadas a permeabilidade com uso de um permeâmetro de carga variável, assim como os parâmetros que caracterizam o concreto permeável, como índice de vazios, porcentagem de vazios comunicantes, massa específica do concreto fresco e endurecido, absorção, abatimento e perda de massa no ensaio de cântabro. Obteve-se concretos com permeabilidade variando de 0,13cm/s a 0,90cm/s, resistência à compressão de até 23,8MPa e resistência à tração por compressão diagonal de até 2,49MPa, absorção de aproximadamente 5%, índice de vazios variando de 0,21 a 0,45 e vazios comunicantes de 0,15 a 0,42. Em nenhuma das misturas obteve-se resistência à desagregação significativa. Melhores resultados foram obtidos com o método de compactação mecânico com 10 segundos/camada em duas camadas com substituição de 7% da massa do agregado graúdo por areia. Os concretos permeáveis apresentaram índices de condutividade hidráulica suficientes para o uso em estacionamentos, porém, as resistências à compressão foram inferiores ao necessário, assim como, o concreto não apresentou resistência à abrasão no ensaio de cântabro.
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