O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caio César Fernandes Leão de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315
Resumo: Este trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento.
id UFF-2_dd80235bcb594fa32e4b7a5609cc2ddc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26315
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufaGeometria MolecularVídeosAquecimento GlobalModelosModelo molecularVaporEfeito estufa (Atmosfera)Mudança climáticaTecnologia educacionalLivro didáticoMolecular GeometryVideosGlobal WarmingModelsEste trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento.This work is justified by the difficulty shown by students in visualizing the tridimensional structure of molecules and its molecular geometry. The methodologies chosen were the confection of a virtual booklet, addressing the topic of global warming as a real-life contextualization, and a series of 3 videos, as a tutorial for the construction of inexpensive homemade molecular models. The referenced authors speak of the importance of a good understanding of what are models in Science, as well as how can videos be a good tool for engaging students in a Science class, contributing to a better learning. The booklet and the videos were evaluated by graduation colleagues who said those are interesting and may contribute to a more significant learning, as they are linked to a student’s real-life theme. Colleagues also consider the booklet and videos good as being virtual tools, free to access at any moment, by teachers and students.27 fChinelli, Maura VenturaMarques, Marcelo MonteiroCampos, Vinícius RangelOliveira, Caio César Fernandes Leão de2022-09-20T19:20:39Z2022-09-20T19:20:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Caio César Fernandes Leão de. O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-20T19:20:43Zoai:app.uff.br:1/26315Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:13.060392Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
title O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
spellingShingle O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
Oliveira, Caio César Fernandes Leão de
Geometria Molecular
Vídeos
Aquecimento Global
Modelos
Modelo molecular
Vapor
Efeito estufa (Atmosfera)
Mudança climática
Tecnologia educacional
Livro didático
Molecular Geometry
Videos
Global Warming
Models
title_short O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
title_full O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
title_fullStr O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
title_full_unstemmed O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
title_sort O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
author Oliveira, Caio César Fernandes Leão de
author_facet Oliveira, Caio César Fernandes Leão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Marques, Marcelo Monteiro
Campos, Vinícius Rangel
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caio César Fernandes Leão de
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Molecular
Vídeos
Aquecimento Global
Modelos
Modelo molecular
Vapor
Efeito estufa (Atmosfera)
Mudança climática
Tecnologia educacional
Livro didático
Molecular Geometry
Videos
Global Warming
Models
topic Geometria Molecular
Vídeos
Aquecimento Global
Modelos
Modelo molecular
Vapor
Efeito estufa (Atmosfera)
Mudança climática
Tecnologia educacional
Livro didático
Molecular Geometry
Videos
Global Warming
Models
description Este trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20T19:20:39Z
2022-09-20T19:20:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Caio César Fernandes Leão de. O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315
identifier_str_mv OLIVEIRA, Caio César Fernandes Leão de. O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823583384567808