O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315 |
Resumo: | Este trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento. |
id |
UFF-2_dd80235bcb594fa32e4b7a5609cc2ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26315 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufaGeometria MolecularVídeosAquecimento GlobalModelosModelo molecularVaporEfeito estufa (Atmosfera)Mudança climáticaTecnologia educacionalLivro didáticoMolecular GeometryVideosGlobal WarmingModelsEste trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento.This work is justified by the difficulty shown by students in visualizing the tridimensional structure of molecules and its molecular geometry. The methodologies chosen were the confection of a virtual booklet, addressing the topic of global warming as a real-life contextualization, and a series of 3 videos, as a tutorial for the construction of inexpensive homemade molecular models. The referenced authors speak of the importance of a good understanding of what are models in Science, as well as how can videos be a good tool for engaging students in a Science class, contributing to a better learning. The booklet and the videos were evaluated by graduation colleagues who said those are interesting and may contribute to a more significant learning, as they are linked to a student’s real-life theme. Colleagues also consider the booklet and videos good as being virtual tools, free to access at any moment, by teachers and students.27 fChinelli, Maura VenturaMarques, Marcelo MonteiroCampos, Vinícius RangelOliveira, Caio César Fernandes Leão de2022-09-20T19:20:39Z2022-09-20T19:20:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Caio César Fernandes Leão de. O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-20T19:20:43Zoai:app.uff.br:1/26315Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:13.060392Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
title |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
spellingShingle |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa Oliveira, Caio César Fernandes Leão de Geometria Molecular Vídeos Aquecimento Global Modelos Modelo molecular Vapor Efeito estufa (Atmosfera) Mudança climática Tecnologia educacional Livro didático Molecular Geometry Videos Global Warming Models |
title_short |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
title_full |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
title_fullStr |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
title_full_unstemmed |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
title_sort |
O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa |
author |
Oliveira, Caio César Fernandes Leão de |
author_facet |
Oliveira, Caio César Fernandes Leão de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chinelli, Maura Ventura Marques, Marcelo Monteiro Campos, Vinícius Rangel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Caio César Fernandes Leão de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Molecular Vídeos Aquecimento Global Modelos Modelo molecular Vapor Efeito estufa (Atmosfera) Mudança climática Tecnologia educacional Livro didático Molecular Geometry Videos Global Warming Models |
topic |
Geometria Molecular Vídeos Aquecimento Global Modelos Modelo molecular Vapor Efeito estufa (Atmosfera) Mudança climática Tecnologia educacional Livro didático Molecular Geometry Videos Global Warming Models |
description |
Este trabalho se justifica pela dificuldade frequentemente reconhecida entre educandos, nas aulas de Química, na visualização do arranjo espacial tridimensional de moléculas e compreensão de sua geometria molecular resultante. As metodologias adotadas foram a confecção de um livreto virtual contextualizado com a temática do aquecimento global com uma série de 3 vídeos em formato de tutorial para a montagem de modelos moleculares caseiros baratos. Os autores referenciados falam, dentre outras coisas, sobre a importância da boa compreensão do que são modelos em Ciências, bem como sobre como o vídeo pode ser um bom aliado para captar a atenção do aluno, contribuindo para um melhor aprendizado. Na concepção dos licenciandos que avaliaram os materiais elaborados, estes são interessantes e podem contribuir para um ensino mais significativo por ser contextualizado com uma temática real, da vida do estudante e, por ser virtual, de fácil acesso a qualquer professor ou aluno, a qualquer momento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20T19:20:39Z 2022-09-20T19:20:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Caio César Fernandes Leão de. O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Caio César Fernandes Leão de. O uso de ferramentas tecnológicas para visualização, compreensão e construção de modelos moleculares e discussão sobre gases estufa. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823583384567808 |