Representação, identidade e resistência musical no DOCTV América Latina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23326 |
Resumo: | A partir do estudo de três documentários produzidos na edição La Musica, do programa DOCTV Latinoamérica (DOCTV América Latina, no Brasil), este trabalho tem por objetivo discutir a linguagem e as narrativas destas obras levando em conta o histórico de resistência e de busca por integração da América Latina. Para tanto, recupera, brevemente, os conceitos e paradigmas que envolvem a criação do Programa e, de igual modo, procura discutir as conjunturas que permeiam as estratégias de resistência cultural e de integração da região, focando, especialmente, na música de protesto, em particular a produzida a partir de 1960. Tal abordagem ocorre em paralelo às teorias da identidade e da construção da memória enquanto norteadoras dessas representações presentes nesta edição dedicada à música do DOCTV Latinoamérica. Em função do amplo escopo – ao todo, foram 18 obras produzidas nesta edição - a dissertação foca os documentários Isabel, la criolla (Argentina); Hasta el fín de Delfín (Equador) e “No gargalo do samba” (Brasil). A escolha deve-se à proposta de constituir uma amostra que, além do Brasil, pudesse expressar a relação do país com os vizinhos do continente: uma, de maior proximidade, que é o caso da Argentina e, outra, à distância, inclusive geográfica (por não possuir fronteira com o Brasil), que é o Equador. O cotidiano midiatizado e a função social do audiovisual fazem parte do cenário que contextualiza a pesquisa enquanto estratégias de um território que busca afirmar a sua singularidade ancestral, contrapondo-se a um processo histórico de esvaziamento da diversidade na cultura, sobretudo a musical, através dos séculos. Entre os autores que balizam este trabalho estão Jesús Martín Barbero, Ailton Krenak, Darcy Ribeiro, Stuart Hall, Catherine Walsh, Néstor García Canclini, Agnes Heller e Nildo Viana. Em termos metodológicos, optamos pela revisão bibliográfica e documental a partir dos eixos centrais da investigação somado às discussões sobre a criação e demais produções do Programa DOCTV Latinoamérica. |
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Representação, identidade e resistência musical no DOCTV América LatinaRepresentação socialResistência musicalIdentidade culturalIntegração latino-americanaDocumentários musicaisRepresentação socialIdentidade culturalDocumentário (Cinema)Social representationMusical resistanceCultural identityLatin American integrationMusical documentariesA partir do estudo de três documentários produzidos na edição La Musica, do programa DOCTV Latinoamérica (DOCTV América Latina, no Brasil), este trabalho tem por objetivo discutir a linguagem e as narrativas destas obras levando em conta o histórico de resistência e de busca por integração da América Latina. Para tanto, recupera, brevemente, os conceitos e paradigmas que envolvem a criação do Programa e, de igual modo, procura discutir as conjunturas que permeiam as estratégias de resistência cultural e de integração da região, focando, especialmente, na música de protesto, em particular a produzida a partir de 1960. Tal abordagem ocorre em paralelo às teorias da identidade e da construção da memória enquanto norteadoras dessas representações presentes nesta edição dedicada à música do DOCTV Latinoamérica. Em função do amplo escopo – ao todo, foram 18 obras produzidas nesta edição - a dissertação foca os documentários Isabel, la criolla (Argentina); Hasta el fín de Delfín (Equador) e “No gargalo do samba” (Brasil). A escolha deve-se à proposta de constituir uma amostra que, além do Brasil, pudesse expressar a relação do país com os vizinhos do continente: uma, de maior proximidade, que é o caso da Argentina e, outra, à distância, inclusive geográfica (por não possuir fronteira com o Brasil), que é o Equador. O cotidiano midiatizado e a função social do audiovisual fazem parte do cenário que contextualiza a pesquisa enquanto estratégias de um território que busca afirmar a sua singularidade ancestral, contrapondo-se a um processo histórico de esvaziamento da diversidade na cultura, sobretudo a musical, através dos séculos. Entre os autores que balizam este trabalho estão Jesús Martín Barbero, Ailton Krenak, Darcy Ribeiro, Stuart Hall, Catherine Walsh, Néstor García Canclini, Agnes Heller e Nildo Viana. Em termos metodológicos, optamos pela revisão bibliográfica e documental a partir dos eixos centrais da investigação somado às discussões sobre a criação e demais produções do Programa DOCTV Latinoamérica.Based on the study of three documentaries produced in the La Musica edition of the DOCTV Latinoamérica program (DOCTV América Latina, in Brazil), this work aims to discuss the language and narratives of these works taking into account the history of resistance and the search for integration in Latin America. To this end, it briefly recovers the concepts and paradigms surrounding the creation of the Program and, equally, seeks to discuss the circumstances that permeate the strategies of cultural resistance and integration in the region, focusing especially on protest music, in particular. particularly that produced since 1960. This approach occurs in parallel with theories of identity and the construction of memory as guiding these representations present in this edition dedicated to the music of DOCTV Latinoamérica. Due to the wide scope - in all, there were 18 works produced in this edition, the dissertation focuses on the documentaries Isabel, la criolla (Argentina); Hasta el fin de Delfín (Equador) and No gargalo do samba (Brazil). The choice is due to the proposal of constituting a sample that, in addition to Brazil, could express the country's relationship with the continent's neighbors: one, of greater proximity, which is the case of Argentina and the other, at a distance, including geographic (for not having a border with Brazil), which is Ecuador. The mediatized daily life and the social function of the audiovisual are part of the scenario that contextualizes the research as strategies of a territory that seeks to affirm its ancestral uniqueness, in opposition to a historical process of emptying the diversity in culture, especially the musical, through centuries. Among the authors that guide this work are Jesús Martín Barbero, Ailton Krenak, Darcy Ribeiro, Stuart Hall, Catherine Walsh, Néstor García Canclini and Agnes Heller and Nildo Viana. In methodological terms, we opted for bibliographic and documentary revision based on the central axes of the investigation added to the discussions about the creation and other productions of the DOCTV Latinoamérica Program.196fNiteróiSilva, Denise Tavares daSchneider, Marco André FeldmanJesus, Guilherme Maia deLosanoff, Marcus Vinicius Barcelos Lima2021-09-23T13:39:06Z2021-09-23T13:39:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOSANOFF, Marcus Vinicius Barcelos Lima. Representação, identidade e resistência musical no DOCTV América Latina. 2021. 196f. 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