Podcast como instrumento de Divulgação Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Haron Lucas Barbosa Nigri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29471
Resumo: Ocupar os espaços virtuais com informações científicas de qualidade e autênticas é necessário principalmente nos tempos atuais, onde a desinformação é a cada dia mais crescente. Fortalecer a Divulgação Científica nas mídias sociais pode gerar conhecimento e combater notícias falsas envolvendo Ciências. O podcast é uma mídia que está ganhando popularidade nos últimos anos e possui potencial para ocupar esses espaços. O presente estudo tem como objetivo mostrar a elaboração de uma série de sete episódios do podcast “Observatório Atômico”, envolvendo temáticas científicas e intitulados: Marie Curie: um debate sobre gênero e Ciência; Projeto Manhattan e a ética na Ciência; Conhecimentos Afro-brasileiros; Conhecimentos Indígenas; Haber e a Guerra Química; Poluição versus pandemia do Coronavírus e Ivermectina e o Método ientífico. Após a pesquisa sobre os temas, roteirização, gravação e edição, os episódios foram avaliados e corrigidos por avaliadores. Feita as devidas correções, posteriormente foi realizada uma atividade com a série de podcasts em uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói no Rio de Janeiro e o conjunto dos episódios foi disponibilizado na internet para o público em geral. Por se tratar de uma mídia atual, os estudantes ficaram motivados com a atividade e fizeram apresentações criativas no formato de seminários, mostrando domínio dos conteúdos debatidos em cada episódio. Além disso, sugeriram novos temas relevantes e atuais para a Ciência, como racismo ambiental e tabagismo. Na internet, o podcast foi escutado por indivíduos de diferentes idades e escolaridades, sendo avaliado por alguns, que demonstraram interesse nos temas abordados. O produto educacional da dissertação é materializado na forma de um livreto que apresenta o podcast, endereços de acesso, o processo de criação, roteiros, ferramentas utilizadas para edição, produção e divulgação, além da sugestão para professores fazerem uso dessa ferramenta em sala de aula, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem de Ciências.
id UFF-2_ddf8124af48fbb22bc12ccd04436419d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29471
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Podcast como instrumento de Divulgação CientíficaPalavras-chave: Podcast; Divulgação Científica; Mídias Sociais; Ensino de Ciências.Ensino da Ciência, Ciência, Divulgação científica, Processo de ensino-aprendizagemKey-words: Podcast; scientific dissemination; social medias; Science teaching.Ocupar os espaços virtuais com informações científicas de qualidade e autênticas é necessário principalmente nos tempos atuais, onde a desinformação é a cada dia mais crescente. Fortalecer a Divulgação Científica nas mídias sociais pode gerar conhecimento e combater notícias falsas envolvendo Ciências. O podcast é uma mídia que está ganhando popularidade nos últimos anos e possui potencial para ocupar esses espaços. O presente estudo tem como objetivo mostrar a elaboração de uma série de sete episódios do podcast “Observatório Atômico”, envolvendo temáticas científicas e intitulados: Marie Curie: um debate sobre gênero e Ciência; Projeto Manhattan e a ética na Ciência; Conhecimentos Afro-brasileiros; Conhecimentos Indígenas; Haber e a Guerra Química; Poluição versus pandemia do Coronavírus e Ivermectina e o Método ientífico. Após a pesquisa sobre os temas, roteirização, gravação e edição, os episódios foram avaliados e corrigidos por avaliadores. Feita as devidas correções, posteriormente foi realizada uma atividade com a série de podcasts em uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói no Rio de Janeiro e o conjunto dos episódios foi disponibilizado na internet para o público em geral. Por se tratar de uma mídia atual, os estudantes ficaram motivados com a atividade e fizeram apresentações criativas no formato de seminários, mostrando domínio dos conteúdos debatidos em cada episódio. Além disso, sugeriram novos temas relevantes e atuais para a Ciência, como racismo ambiental e tabagismo. Na internet, o podcast foi escutado por indivíduos de diferentes idades e escolaridades, sendo avaliado por alguns, que demonstraram interesse nos temas abordados. O produto educacional da dissertação é materializado na forma de um livreto que apresenta o podcast, endereços de acesso, o processo de criação, roteiros, ferramentas utilizadas para edição, produção e divulgação, além da sugestão para professores fazerem uso dessa ferramenta em sala de aula, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem de Ciências.Fulfilling virtual spaces with quality and rightful scientific information is necessary especially in current times where misinformation is growing every day. Strengthening scientific dissemination on social media can generate knowledge and oppose fake news about Science. Podcast is a popularity growing media in the last few years and has the potential to fulfill these virtual spaces. The presente study aims to show the preparation of a series of seven episodes of the podcast “Observatório Atômico'' approaching scientific themes entitled as follow: Marie Curie: a debate on gender and Science; Manhattan Project and ethics in Science; Afro-Brazilian knowledge; Indigenous Knowledge; Haber and Chemical Warfare; Pollution versus the Coronavirus pandemic and Ivermectin and the Scientific Method. After researching the themes, scripting, recording and editing, episodes were appreciated and corrected by evaluators. Under the necessary corrections, the podcast series was used in an educational activity with a third grade high school class of a public school in Niterói, Rio de Janeiro, and the set of episodes was made available on the internet for the general public. Because the podcast is a nowaday media, the students engaged with the activity and made creative seminars presentations, mastering the content discussed in each episode. In addition to suggesting new relevant and current themes for Science, such as environmental racism and smoking. On the internet, the podcast was listened to by individuals of different ages and educational backgrounds, being evaluated by some who showed interest in the topics considered. The educational product of this dissertation is presented as a booklet containing the podcast, access url addresses, the creation process, scripts and the editing, production and dissemination tools. In addition, teachers are provocades to use this tool in the classroom contributing to the Science teaching-learning process.131 p.Chacon, Eluzir PedrazziMarques, Marcelo MonteiroRocha, Marcelo BorgesChinelli, Maura VenturaSoares, Haron Lucas Barbosa Nigri2023-07-26T16:03:24Z2023-07-26T16:03:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOARES, Haron Lucas Barbosa Nigri. Podcast como instrumento de Divulgação Científica. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29471CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-26T16:03:28Zoai:app.uff.br:1/29471Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-26T16:03:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcast como instrumento de Divulgação Científica
title Podcast como instrumento de Divulgação Científica
spellingShingle Podcast como instrumento de Divulgação Científica
Soares, Haron Lucas Barbosa Nigri
Palavras-chave: Podcast; Divulgação Científica; Mídias Sociais; Ensino de Ciências.
Ensino da Ciência, Ciência, Divulgação científica, Processo de ensino-aprendizagem
Key-words: Podcast; scientific dissemination; social medias; Science teaching.
title_short Podcast como instrumento de Divulgação Científica
title_full Podcast como instrumento de Divulgação Científica
title_fullStr Podcast como instrumento de Divulgação Científica
title_full_unstemmed Podcast como instrumento de Divulgação Científica
title_sort Podcast como instrumento de Divulgação Científica
author Soares, Haron Lucas Barbosa Nigri
author_facet Soares, Haron Lucas Barbosa Nigri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
Marques, Marcelo Monteiro
Rocha, Marcelo Borges
Chinelli, Maura Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Haron Lucas Barbosa Nigri
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Podcast; Divulgação Científica; Mídias Sociais; Ensino de Ciências.
Ensino da Ciência, Ciência, Divulgação científica, Processo de ensino-aprendizagem
Key-words: Podcast; scientific dissemination; social medias; Science teaching.
topic Palavras-chave: Podcast; Divulgação Científica; Mídias Sociais; Ensino de Ciências.
Ensino da Ciência, Ciência, Divulgação científica, Processo de ensino-aprendizagem
Key-words: Podcast; scientific dissemination; social medias; Science teaching.
description Ocupar os espaços virtuais com informações científicas de qualidade e autênticas é necessário principalmente nos tempos atuais, onde a desinformação é a cada dia mais crescente. Fortalecer a Divulgação Científica nas mídias sociais pode gerar conhecimento e combater notícias falsas envolvendo Ciências. O podcast é uma mídia que está ganhando popularidade nos últimos anos e possui potencial para ocupar esses espaços. O presente estudo tem como objetivo mostrar a elaboração de uma série de sete episódios do podcast “Observatório Atômico”, envolvendo temáticas científicas e intitulados: Marie Curie: um debate sobre gênero e Ciência; Projeto Manhattan e a ética na Ciência; Conhecimentos Afro-brasileiros; Conhecimentos Indígenas; Haber e a Guerra Química; Poluição versus pandemia do Coronavírus e Ivermectina e o Método ientífico. Após a pesquisa sobre os temas, roteirização, gravação e edição, os episódios foram avaliados e corrigidos por avaliadores. Feita as devidas correções, posteriormente foi realizada uma atividade com a série de podcasts em uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói no Rio de Janeiro e o conjunto dos episódios foi disponibilizado na internet para o público em geral. Por se tratar de uma mídia atual, os estudantes ficaram motivados com a atividade e fizeram apresentações criativas no formato de seminários, mostrando domínio dos conteúdos debatidos em cada episódio. Além disso, sugeriram novos temas relevantes e atuais para a Ciência, como racismo ambiental e tabagismo. Na internet, o podcast foi escutado por indivíduos de diferentes idades e escolaridades, sendo avaliado por alguns, que demonstraram interesse nos temas abordados. O produto educacional da dissertação é materializado na forma de um livreto que apresenta o podcast, endereços de acesso, o processo de criação, roteiros, ferramentas utilizadas para edição, produção e divulgação, além da sugestão para professores fazerem uso dessa ferramenta em sala de aula, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem de Ciências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26T16:03:24Z
2023-07-26T16:03:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Haron Lucas Barbosa Nigri. Podcast como instrumento de Divulgação Científica. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29471
identifier_str_mv SOARES, Haron Lucas Barbosa Nigri. Podcast como instrumento de Divulgação Científica. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)- Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135410354159616