Neurociências na formação de professores de Ciências e Biologia: limitações e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Moreira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29616
Resumo: É inegável que a formação de professores seja um elemento essencial na estruturação da educação, bem assim deve ser alvo das reformas de políticas que visam o desenvolvimento e melhoria da educação nacional. A capacitação do professor para instruir e lidar com alunos “normotípicos” ou com aqueles que apresentam qualquer dificuldade no processo de aprendizado, deveria envolver o conhecimento básico das neurociências como importante fator instrucional apto a identificação e possível (re)direcionamento pedagógico que propicie o desenvolvimento das habilidades do educando. Esse campo da ciência passou a receber maior atenção a partir da década de 1990, momento em que iniciou sua expansão e alcance em todas as esferas sociais, permeando, inclusive, a sala de aula, já proporcionando um olhar especial para a individualidade de cada aluno, seus talentos e aspirações. Dessa forma, os conhecimentos acerca desta área podem colaborar, significativamente, para o aperfeiçoamento da formação e vivência docentes, levando a reflexão, por exemplo, em como processos de aprendizado, memória e plasticidade neural impactam na sua práxis. Com isso, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância das neurociências na formação dos professores a partir da análise da oferta desses conteúdos em licenciaturas em ciências biológicas nas universidades federais do país. Foi encontrado, então, um pequeno número de disciplinas que tratam sobre esse assunto na formação de professores, o que demonstra uma lacuna importante na formação desses profissionais. Com o conhecimento acerca do funcionamento do sistema nervoso e suas particularidades o professor pode estar melhor preparado para desenvolver estilos e estratégias pedagógicas, dando um novo significado a sua prática, de acordo com as demandas de seus educandos, suas limitações e habilidades únicas. A partir disso, levando em consideração a defasagem da oferta de neurociências nessa formação e a democratização ao acesso à informação através da globalização, propomos estratégias, com a divulgação de materiais audiovisuais, que possam aproximar o educador dos conteúdos neurocientíficos voltados à prática docente e que podem contribuir com sua formação, inicial e continuada, além do seu aperfeiçoamento. A contribuição entre neurocientistas e profissionais da educação pode ser uma grande aliada para a renovação docente e desenvolvimento da educação nacional com o entendimento e valorização das individualidades de cada educando.
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Esse campo da ciência passou a receber maior atenção a partir da década de 1990, momento em que iniciou sua expansão e alcance em todas as esferas sociais, permeando, inclusive, a sala de aula, já proporcionando um olhar especial para a individualidade de cada aluno, seus talentos e aspirações. Dessa forma, os conhecimentos acerca desta área podem colaborar, significativamente, para o aperfeiçoamento da formação e vivência docentes, levando a reflexão, por exemplo, em como processos de aprendizado, memória e plasticidade neural impactam na sua práxis. Com isso, o objetivo deste trabalho foi discutir sobre a importância das neurociências na formação dos professores a partir da análise da oferta desses conteúdos em licenciaturas em ciências biológicas nas universidades federais do país. Foi encontrado, então, um pequeno número de disciplinas que tratam sobre esse assunto na formação de professores, o que demonstra uma lacuna importante na formação desses profissionais. Com o conhecimento acerca do funcionamento do sistema nervoso e suas particularidades o professor pode estar melhor preparado para desenvolver estilos e estratégias pedagógicas, dando um novo significado a sua prática, de acordo com as demandas de seus educandos, suas limitações e habilidades únicas. A partir disso, levando em consideração a defasagem da oferta de neurociências nessa formação e a democratização ao acesso à informação através da globalização, propomos estratégias, com a divulgação de materiais audiovisuais, que possam aproximar o educador dos conteúdos neurocientíficos voltados à prática docente e que podem contribuir com sua formação, inicial e continuada, além do seu aperfeiçoamento. A contribuição entre neurocientistas e profissionais da educação pode ser uma grande aliada para a renovação docente e desenvolvimento da educação nacional com o entendimento e valorização das individualidades de cada educando.It is undeniable that teacher training is an essential element in structuring education, as well as being target of policy reforms aimed at the development and improvement of national education. The teacher's training to instruct and deal with “normotypical” students or those who have any difficulty in the learning process, should involve basic knowledge of neurosciences as an important instructional factor capable of identification and possible pedagogical (re) direction that promotes development of the student's skills. This field of science began to receive greater attention from the 1990s, when it began its expansion and reach all social spheres, permeating, even, schools and education, in a still timid way, however already providing a special look at the individuality of each student, their talents and aspirations. Thereby, knowledge about this area can significantly contribute to the improvement of teacher training and experience, leading to reflection, for example, on how learning processes, memory and neural plasticity impact on their praxis. The aim of this work was to discuss the importance of neurosciences in the training of teachers from the analysis of the offer of these contents in degrees in biological sciences at federal universities in Brazil. Therefore, a small number of subjects that talk about neurosciences were found in the teachers’ training, which demonstrates an important gap in the training of these professionals. With the knowledge about the functioning of the nervous system and its particularities, the teacher can be better prepared to develop patterns and pedagogical strategies, giving a new meaning to his practice, according to the demands of his students, their limitations and unique skills. Based on this, considering the gap in the supply of neurosciences in this training and the democratization of access to information through globalization, we propose strategies, with the dissemination of audiovisual materials, that can bring the educator closer to the neuroscientific content aimed at teaching practice and that can contribute to their training, both initial and continuing, in addition to their improvement. The contribution between neuroscientists and education professionals can be a great ally for the renewal of teachers and the development of national education with the understanding and appreciation of the individualities of each student.88 p.Rabelo, Aline Araujo dos SantosBomfim, Priscilla Oliveira SilvaSantos, Cinthya Simone GomesOliveira, Andrei Mayer deBossolan, Nelma Regina SegniniPereira, Helena de SouzaSantos, Carolina Moreira dos2023-07-31T18:04:33Z2023-07-31T18:04:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Carolina Moreira dos. Neurociências na formação de professores de Ciências e Biologia: limitações e possibilidades. 2021. 88 f. 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