Estratégias de intervenções pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais em alunos com síndrome de Sotos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Vânia de Mattos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29383
Resumo: As escolas devem se constituir como espaços de “educação para todos”, ou seja, espaços de inclusão que atuam com uma multiplicidade de pessoas, cada uma delas com características e condições únicas, sejam elas de gênero, físicas, motoras, cognitivas. Todas as pessoas, independentemente de sua condição têm direito à Educação; direito este amparado nas bases legais brasileiras. Desta forma, o processo de desenvolvimento educacional depende de vários aspectos como acolhimento, práticas pedagógicas adotadas pelo professor, relações e diálogos entre os profissionais, alunos e famílias, além da estrutura física do prédio onde a escola funciona. Sendo a escola para todos, são matriculados alunos com as mais diversas condições, deficiências ou síndromes que exigem dos profissionais da educação constante atualização e busca por estratégias que melhor atendam as especificidades individuais e contribuam para o desenvolvimento escolar e a inclusão de todos. A pesquisa tem como objetivo elaborar um livro em formato e-book e impresso com sugestões de estratégias de intervenções pedagógicas que promovam o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais em alunos com a Síndrome de Sotos, uma síndrome rara que pode ocasionar os mais diversos comprometimentos ao indivíduo como crescimento excessivo, macrocefalia, deficiência intelectual, atraso motor e no desenvolvimento da fala, problemas comportamentais , dificultando sua escolarização e convívio social. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, sendo realizada uma revisão da literatura acerca da Síndrome e pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento humano, como Piaget, Vygotsky, Wallon, Bronfrenbrenner e Ausubel. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, encaminhado aos participantes utilizando como recurso formulário eletrônico (Google Forms), por meio do aplicativo Whatsapp e e-mail, devido ao atual momento de Pandemia causada pela Covid-19. As análises do conteúdo textual obtidos a partir das respostas dos participantes ao questionário, foram realizadas com auxílio do software gratuito Iramuteq, dialogando com a análise de conteúdo de Bardin. Como produto da pesquisa, foi elaborado um livro em formato e-book e impresso com propostas de intervenções pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais em alunos com Síndrome de Sotos, além de apresentar características, especificidades, formas de diagnóstico, legislação sobre inclusão e síndromes raras e a percepção dos pais quanto à educação escolar de seus filhos. Também, como recorte desta pesquisa, foi elaborado e publicado o artigo “O importante papel da Escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes”, no periódico Brazilian Journal of Development. Espera-se com esta pesquisa que apresenta propostas e estratégias de intervenções pedagógicas no atendimento aos alunos com Síndrome de Sotos, colaborar com o trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais da Educação e, principalmente, que contribuam com a inclusão escolar e o processo de aprendizagem destes alunos e no desenvolvimento de suas capacidades adaptativas, possibilitando maior funcionalidade em suas atividades da vida diária intra e extraescolar.
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Todas as pessoas, independentemente de sua condição têm direito à Educação; direito este amparado nas bases legais brasileiras. Desta forma, o processo de desenvolvimento educacional depende de vários aspectos como acolhimento, práticas pedagógicas adotadas pelo professor, relações e diálogos entre os profissionais, alunos e famílias, além da estrutura física do prédio onde a escola funciona. Sendo a escola para todos, são matriculados alunos com as mais diversas condições, deficiências ou síndromes que exigem dos profissionais da educação constante atualização e busca por estratégias que melhor atendam as especificidades individuais e contribuam para o desenvolvimento escolar e a inclusão de todos. A pesquisa tem como objetivo elaborar um livro em formato e-book e impresso com sugestões de estratégias de intervenções pedagógicas que promovam o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais em alunos com a Síndrome de Sotos, uma síndrome rara que pode ocasionar os mais diversos comprometimentos ao indivíduo como crescimento excessivo, macrocefalia, deficiência intelectual, atraso motor e no desenvolvimento da fala, problemas comportamentais , dificultando sua escolarização e convívio social. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem quali-quantitativa, sendo realizada uma revisão da literatura acerca da Síndrome e pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento humano, como Piaget, Vygotsky, Wallon, Bronfrenbrenner e Ausubel. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, encaminhado aos participantes utilizando como recurso formulário eletrônico (Google Forms), por meio do aplicativo Whatsapp e e-mail, devido ao atual momento de Pandemia causada pela Covid-19. As análises do conteúdo textual obtidos a partir das respostas dos participantes ao questionário, foram realizadas com auxílio do software gratuito Iramuteq, dialogando com a análise de conteúdo de Bardin. Como produto da pesquisa, foi elaborado um livro em formato e-book e impresso com propostas de intervenções pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais em alunos com Síndrome de Sotos, além de apresentar características, especificidades, formas de diagnóstico, legislação sobre inclusão e síndromes raras e a percepção dos pais quanto à educação escolar de seus filhos. Também, como recorte desta pesquisa, foi elaborado e publicado o artigo “O importante papel da Escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais em pessoas com Síndrome de Sotos com foco em suas capacidades adaptativas, funcionalidades e suportes”, no periódico Brazilian Journal of Development. Espera-se com esta pesquisa que apresenta propostas e estratégias de intervenções pedagógicas no atendimento aos alunos com Síndrome de Sotos, colaborar com o trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais da Educação e, principalmente, que contribuam com a inclusão escolar e o processo de aprendizagem destes alunos e no desenvolvimento de suas capacidades adaptativas, possibilitando maior funcionalidade em suas atividades da vida diária intra e extraescolar.Schools must be constituted as spaces of “education for all”, that is, spaces of inclusion that work with a multiplicity of people, each with unique characteristics and conditions, whether gender, physical, motor or cognitive. All people, regardless of their status, have the right to Education; this right supported by the Brazilian legal bases. Thus, the educational development process depends on several aspects such as reception, pedagogical practices adopted by the teacher, relationships and dialogues between professionals, students and families, in addition to the physical structure of the building where the school operates. As the school for everyone, students are enrolled with the most diverse conditions, deficiencies or syndromes that require education professionals to constantly update and search for strategies that better meet individual specificities and contribute to school development and inclusion for all. The research aims to prepare a book in e-book and printed format with suggestions for pedagogical intervention strategies that promote the development of motor, cognitive and social skills in students with Sotos Syndrome, a rare syndrome that can cause the most diverse impairments to the individual such as excessive growth, macrocephaly, intellectual disability, motor and speech development delay, behavioral problems, hindering their schooling and social interaction. For the development of the research, a quali-quantitative approach was adopted, being carried out a literature review about the Syndrome and theoretical assumptions about human development, such as Piaget, Vygotsky, Wallon, Bronfrenbrenner and Ausubel. As a data collection instrument, a semi-structured questionnaire was used, sent to the participants using an electronic form resource (Google Forms), through the Whatsapp application and e-mail, due to the current moment of Pandemic caused by Covid-19. The textual content analyzes obtained from the participants' answers to the questionnaire were carried out with the aid of the free Iramuteq software, dialoguing with Bardin's content analysis. As a product of the research, a book was prepared in e-book format and printed with proposals for pedagogical interventions that contribute to the development of motor, cognitive and social skills in students with Sotos Syndrome, in addition to presenting characteristics, specificities, forms of diagnosis , legislation on inclusion and rare syndromes, and parents' perception of their children's education. Also, as part of this research, the article "The important role of the School in the process of learning and development of cognitive, motor and social skills in people with Sotos Syndrome, focusing on their adaptive capabilities, features and supports", was prepared and published. in the Brazilian Journal of Development. It is expected that this research, which presents proposals and strategies for pedagogical interventions in the care of students with Sotos Syndrome, collaborate with the work to be developed by Education professionals and, mainly, that they contribute to school inclusion and their learning process. students and in the development of their adaptive abilities, enabling greater functionality in their daily activities in and out of school.115 f.Fernandes, Edicléa MascarenhasSilva, Raquel Tavares Boy daGomes, Suzete Araujo OliveiraOrrico, Helio FerreiraMarques, Suelen AdrianiAzevedo, Vânia de Mattos2023-07-17T16:41:25Z2023-07-17T16:41:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO, Vânia de Mattos. Estratégias de intervenções pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais em alunos com síndrome de Sotos. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29383CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-17T16:41:31Zoai:app.uff.br:1/29383Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-17T16:41:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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