Estudo da coordenação e seletividade da proteção em uma subestação do sistema ferroviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31667 |
Resumo: | Com a crescente demanda por energia elétrica, o setor ferroviário precisas e ajustar aos novos parâmetros do sistema elétrico. Subestações com mais de 50 anos enfrentam o desafio de possuir equipamentos cada vez mais obsoletos, tornando-se essencial a verificação da coordenação e seletividade dos relés de proteção para garantir o bom funcionamento do sistema de proteção. Nesse contexto, o estudo de caso deste projeto foca no estudo de proteção de uma subestação do sistema ferroviário metropolitano do Rio de Janeiro. O estudo de coordenação e seletividade terá como foco as funções de proteção de sobrecorrente (funções 50e51) tanto para fase quanto para neutro. Para desenvolver os estudos de dimensionamento da proteção de sobrecorrente, incluindo os cálculos da corrente de ajuste dos relés de função 50e51e suas devidas curvas de operação, foi necessário realizar um estudo de fluxo de carga e simulações de curto-circuito monofásicos e trifásicos na subestação. A ferramenta utilizada para modelar a subestação, simular os casos de curto-circuito e de fluxo de potência e validar os resultados finais do dimensionamento foi o software ETAP.Também foi possível gerar coordenogramas com a ferramenta, demonstrando as curvas de operação de cada relé e comprovando a devida coordenação calculada para cada um deles. Este trabalho então possibilitou que a proteção da subestação escolhida consiga operar corretamente com os devidos ajustes implementados após os cálculos e simulações |
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Estudo da coordenação e seletividade da proteção em uma subestação do sistema ferroviárioProteção de sistemas elétricosRelés de sobrecorrenteModelagem computacionalETAPCoordenação e seletividadeRelé de proteçãoSubestação elétricaModelagem computacionalTransporte ferroviárioPower system protectionOver current relaysComputational modellingCoordination and selectivityCom a crescente demanda por energia elétrica, o setor ferroviário precisas e ajustar aos novos parâmetros do sistema elétrico. Subestações com mais de 50 anos enfrentam o desafio de possuir equipamentos cada vez mais obsoletos, tornando-se essencial a verificação da coordenação e seletividade dos relés de proteção para garantir o bom funcionamento do sistema de proteção. Nesse contexto, o estudo de caso deste projeto foca no estudo de proteção de uma subestação do sistema ferroviário metropolitano do Rio de Janeiro. O estudo de coordenação e seletividade terá como foco as funções de proteção de sobrecorrente (funções 50e51) tanto para fase quanto para neutro. Para desenvolver os estudos de dimensionamento da proteção de sobrecorrente, incluindo os cálculos da corrente de ajuste dos relés de função 50e51e suas devidas curvas de operação, foi necessário realizar um estudo de fluxo de carga e simulações de curto-circuito monofásicos e trifásicos na subestação. A ferramenta utilizada para modelar a subestação, simular os casos de curto-circuito e de fluxo de potência e validar os resultados finais do dimensionamento foi o software ETAP.Também foi possível gerar coordenogramas com a ferramenta, demonstrando as curvas de operação de cada relé e comprovando a devida coordenação calculada para cada um deles. Este trabalho então possibilitou que a proteção da subestação escolhida consiga operar corretamente com os devidos ajustes implementados após os cálculos e simulaçõesWith the growing demand for electricity, the railway sector needs to adjust to the new parameters of the system. Substations older than 50 years have increasing lydated equipment, and it is essential to verify the coordination and selectivity of the protection relays to ensure the proper functioning of the protection system102 p.Lopes, Thales Terrola eFortes, Marcio ZambotiColombini, Angelo CesarSilva, Tessa Hamond Coutinho da2023-12-25T22:03:54Z2023-12-25T22:03:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Tessa Hamond Coutinho da. Estudo da coordenação e seletividade da proteção em uma subestação do sistema ferroviário. 2023. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31667CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-25T22:03:58Zoai:app.uff.br:1/31667Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:59.075857Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Com a crescente demanda por energia elétrica, o setor ferroviário precisas e ajustar aos novos parâmetros do sistema elétrico. Subestações com mais de 50 anos enfrentam o desafio de possuir equipamentos cada vez mais obsoletos, tornando-se essencial a verificação da coordenação e seletividade dos relés de proteção para garantir o bom funcionamento do sistema de proteção. Nesse contexto, o estudo de caso deste projeto foca no estudo de proteção de uma subestação do sistema ferroviário metropolitano do Rio de Janeiro. O estudo de coordenação e seletividade terá como foco as funções de proteção de sobrecorrente (funções 50e51) tanto para fase quanto para neutro. Para desenvolver os estudos de dimensionamento da proteção de sobrecorrente, incluindo os cálculos da corrente de ajuste dos relés de função 50e51e suas devidas curvas de operação, foi necessário realizar um estudo de fluxo de carga e simulações de curto-circuito monofásicos e trifásicos na subestação. A ferramenta utilizada para modelar a subestação, simular os casos de curto-circuito e de fluxo de potência e validar os resultados finais do dimensionamento foi o software ETAP.Também foi possível gerar coordenogramas com a ferramenta, demonstrando as curvas de operação de cada relé e comprovando a devida coordenação calculada para cada um deles. Este trabalho então possibilitou que a proteção da subestação escolhida consiga operar corretamente com os devidos ajustes implementados após os cálculos e simulações |
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