A difusão da educação em riscos ambientais: reflexões e ações nos referenciais curriculares de Niterói (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Martins de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33461
Resumo: Os avanços nos campos da educação e do meio ambiente, contribuem para uma compreensão sistêmica da educação ambiental. Este trabalho parte do pressuposto de que os currículos escolares devem contemplar uma educação ambiental que tenha sentido para os alunos e dialogue com o ambiente no qual estão inseridos de forma crítica e reflexiva por meio da teoria geral dos sistemas. Sendo assim, o objetivo do trabalho é propor uma metodologia para subsidiar a discussão e inserção da temática Riscos Ambientais nos Referenciais Curriculares da Educação de Niterói-RJ, por meio da análise da evolução da percepção de alunos e professores de escolas públicas municipais sobre a dinâmica da paisagem e os riscos ambientais, atendendo à Lei 9.795/1999. O trabalho se desenvolveu por meio de ações teóricas e práticas em 05 escolas municipais que tinham relação direta ou indireta com os riscos, junto a 213 alunos. As ações tiveram parceria direta com os professores das escolas, Defesa Civil e demais parceiros que corroboravam com as discussões elencadas. O resultado dos trabalhos nestas escolas foi apresentado aos professores da Rede Municipal para que identificassem a importância da discussão e de forma coletiva pudessem analisar a possibilidade da inserção do tema nos Referenciais Curriculares. Com os avanços das ações, percebeu-se ser possível desenvolver a educação ambiental de forma crítica e emancipatória, sobretudo ao trabalhar os riscos ambientais. Por meio da análise e construção coletiva, os professores redigiram os novos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói, inserindo os Ricos Ambientais em todos os anos de escolaridade e em todos os componentes curriculares. Dessa forma, o trabalho converge para a garantia dos Riscos Ambientais serem trabalhados de forma sistêmica enquanto política pública garantida pelos currículos que são os documentos norteadores do cotidiano educacional. Conclui-se ser possível, aceito e desenvolvido de forma crítica, sistêmica e emancipatória o trabalho com os Riscos no cotidiano das escolas.
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O trabalho se desenvolveu por meio de ações teóricas e práticas em 05 escolas municipais que tinham relação direta ou indireta com os riscos, junto a 213 alunos. As ações tiveram parceria direta com os professores das escolas, Defesa Civil e demais parceiros que corroboravam com as discussões elencadas. O resultado dos trabalhos nestas escolas foi apresentado aos professores da Rede Municipal para que identificassem a importância da discussão e de forma coletiva pudessem analisar a possibilidade da inserção do tema nos Referenciais Curriculares. Com os avanços das ações, percebeu-se ser possível desenvolver a educação ambiental de forma crítica e emancipatória, sobretudo ao trabalhar os riscos ambientais. Por meio da análise e construção coletiva, os professores redigiram os novos Referenciais Curriculares da Rede Municipal de Educação de Niterói, inserindo os Ricos Ambientais em todos os anos de escolaridade e em todos os componentes curriculares. Dessa forma, o trabalho converge para a garantia dos Riscos Ambientais serem trabalhados de forma sistêmica enquanto política pública garantida pelos currículos que são os documentos norteadores do cotidiano educacional. Conclui-se ser possível, aceito e desenvolvido de forma crítica, sistêmica e emancipatória o trabalho com os Riscos no cotidiano das escolas.Advances in the fields of education and the environment, both theoretical and methodological, contribute to a more critical and analytical realization of teachers' reflections, culminating in a systemic understanding of the environment. In the same way that praxis gains a place in professional life, consistently expanding the political actions that result in the daily lives of schools. This work is based on the assumption that school curricula must include an environmental education that makes sense for students and dialogue with the environment in which they are inserted. Thus, to support investigations and actions, the research is supported by deliberative documents, both national and international, reference bibliographies, activities aimed at students and professionals, to support the construction of the proposal of this work, which has the nature of applied research. The methodology is based on the research premise, through a qualitative approach and Interpretivist epistemology of an explanatory model. The work aims to propose a methodology to support the discussion and insertion of the theme Environmental Risks in the Curriculum Frameworks of Education in Niteroi-RJ, through the analysis of the evolution of the perception of students and teachers of public schools on the dynamics of the landscape and environmental risks, in compliance with Law 9,795/1999, which institutes the implementation of Environmental Education. With the advances in actions, it was realized that it was possible to develop environmental education in a critical and emancipatory way, especially when working with Environmental Risks. It was also observed that the school curriculum is the guiding instrument for teachers' actions, being of fundamental importance and for the guarantee of educational public policy that the contents that are intended to work are included in it. Thus, the work converges to the insertion of Risks in the Curriculum References of Niteroi-RJ through collective construction with the entire Education Network, concluding that it is possible, accepted and developed in a critical and emancipatory way to work with Environmental Risks in the daily lives of schools.226 p.Salgado, Carla MacielFortuna, Denizart da SilvaMartins, Maria Carla Barreto dos SantosAfonso, Anice EstevesJavarini, AlineSouza, Juliana Martins de2024-07-19T17:49:02Z2024-07-19T17:49:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Juliana Martins de. A difusão da educação em riscos ambientais: reflexões e ações nos referenciais curriculares de Niterói (RJ). 2021. 226 f. 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