Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Débora Silva Quirino do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15201
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a participação dos professores nos processos decisórios de uma unidade de ensino, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Busca-se verificar como a participação dos mestres a respeito da aprovação dos alunos, no conselho de classe, e nas discussões orçamentárias pertinentes à escola se relacionam com o processo de construção da gestão democrática. A escola em questão está localizada numa área com altos índices de violência e apresenta baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para realizar esta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, em Yin (2001), e realizamos entrevistas semi-estruturadas com quatro professores que atuam há mais de cinco anos na escola, e que lecionam diferentes áreas do conhecimento, bem como com a atual diretora geral da escola. Entrevistamos também a gestora do Programa Escolas do Amanhã para enriquecer o estudo com detalhes sobre o mesmo. Essas entrevistas serão analisadas à luz dos estudos de Mikhail Bakhtin (2015). Com isso, percebemos, nesse estudo, que houve avanços nos mecanismos de participação dos professores nas decisões que pairam sobre a escola acerca da aprovação dos estudantes. Entretanto, no âmbito orçamentário, é necessário que os docentes tenham mais voz para discutir como os recursos financeiros serão gastos. Dessa forma, concluímos que a escola já apresenta alguns aspectos que se aproximam de uma gestão democrática, porém há outros que precisam ser impulsionados para se fazer presente no espaço escolar, e torná-lo democrático.
id UFF-2_df08606f113b8d03aecff99818eeee23
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15201
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democráticaParticipaçãogestão democráticaPrograma Escolas do AmanhãeducaçãoParticipationdemocratic managementProgram Schools of TomorroweducationEsta dissertação tem por objetivo analisar a participação dos professores nos processos decisórios de uma unidade de ensino, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Busca-se verificar como a participação dos mestres a respeito da aprovação dos alunos, no conselho de classe, e nas discussões orçamentárias pertinentes à escola se relacionam com o processo de construção da gestão democrática. A escola em questão está localizada numa área com altos índices de violência e apresenta baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para realizar esta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, em Yin (2001), e realizamos entrevistas semi-estruturadas com quatro professores que atuam há mais de cinco anos na escola, e que lecionam diferentes áreas do conhecimento, bem como com a atual diretora geral da escola. Entrevistamos também a gestora do Programa Escolas do Amanhã para enriquecer o estudo com detalhes sobre o mesmo. Essas entrevistas serão analisadas à luz dos estudos de Mikhail Bakhtin (2015). Com isso, percebemos, nesse estudo, que houve avanços nos mecanismos de participação dos professores nas decisões que pairam sobre a escola acerca da aprovação dos estudantes. Entretanto, no âmbito orçamentário, é necessário que os docentes tenham mais voz para discutir como os recursos financeiros serão gastos. Dessa forma, concluímos que a escola já apresenta alguns aspectos que se aproximam de uma gestão democrática, porém há outros que precisam ser impulsionados para se fazer presente no espaço escolar, e torná-lo democrático.This dissertation aims at analyzing the teachers’ participation in the decisive processes of a school which is part of the program Schools of Tomorrow, offered by the municipality of Rio de Janeiro. We seek to verify how the participation of teachers in the Class Council concerning students’ approval, as well as in the budgetary discussions belonging to the school, relate to the construction process of democratic management. The school under study is located in an area with high violence rates and presents poor form in the Index of Basic Education Development (IDEB). In order to carry out this research, we used the case study (YIN, 2001) and semi-structured interviews with four teachers who have been working there for more than five years, teaching different knowledge fields. We also interviewed the manager of the Schools of Tomorrow to enrich this study by giving details about the program. Such interviews will be analyzed based on Mikhail Bakhtin studies (2015). Thus, we will notice that there have been advancements in the mechanisms of teachers’ participation in the decisions which drift on the school concerning students’ approval. However, within the budgetary scope, it is necessary that educators have more voice to discuss how the financial resources will be spent. This way, we conclude that the school already presents some aspects which are close to a democratic management, although there are others which need to be driven forward in order to be present in the school space, and make it democratic.Najjar, Jorge Nassim VieiraAraujo, Flávia Monteiro de BarrosSouza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/7875640189673340http://lattes.cnpq.br/9347392496995337Nascimento, Débora Silva Quirino do2020-10-09T19:52:50Z2020-10-09T19:52:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática / Débora Silva Quirino do Nascimento. – 2017. 140 f. ; il. Orientador: Jorge Nassim Vieira Najjar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15201openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-13T14:59:12Zoai:app.uff.br:1/15201Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:49.622032Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
title Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
spellingShingle Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
Nascimento, Débora Silva Quirino do
Participação
gestão democrática
Programa Escolas do Amanhã
educação
Participation
democratic management
Program Schools of Tomorrow
education
title_short Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
title_full Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
title_fullStr Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
title_full_unstemmed Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
title_sort Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática
author Nascimento, Débora Silva Quirino do
author_facet Nascimento, Débora Silva Quirino do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Najjar, Jorge Nassim Vieira
Araujo, Flávia Monteiro de Barros
Souza, Elaine Constant Pereira de
http://lattes.cnpq.br/7875640189673340
http://lattes.cnpq.br/9347392496995337
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Débora Silva Quirino do
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
gestão democrática
Programa Escolas do Amanhã
educação
Participation
democratic management
Program Schools of Tomorrow
education
topic Participação
gestão democrática
Programa Escolas do Amanhã
educação
Participation
democratic management
Program Schools of Tomorrow
education
description Esta dissertação tem por objetivo analisar a participação dos professores nos processos decisórios de uma unidade de ensino, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Busca-se verificar como a participação dos mestres a respeito da aprovação dos alunos, no conselho de classe, e nas discussões orçamentárias pertinentes à escola se relacionam com o processo de construção da gestão democrática. A escola em questão está localizada numa área com altos índices de violência e apresenta baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para realizar esta pesquisa, utilizamos o estudo de caso, em Yin (2001), e realizamos entrevistas semi-estruturadas com quatro professores que atuam há mais de cinco anos na escola, e que lecionam diferentes áreas do conhecimento, bem como com a atual diretora geral da escola. Entrevistamos também a gestora do Programa Escolas do Amanhã para enriquecer o estudo com detalhes sobre o mesmo. Essas entrevistas serão analisadas à luz dos estudos de Mikhail Bakhtin (2015). Com isso, percebemos, nesse estudo, que houve avanços nos mecanismos de participação dos professores nas decisões que pairam sobre a escola acerca da aprovação dos estudantes. Entretanto, no âmbito orçamentário, é necessário que os docentes tenham mais voz para discutir como os recursos financeiros serão gastos. Dessa forma, concluímos que a escola já apresenta alguns aspectos que se aproximam de uma gestão democrática, porém há outros que precisam ser impulsionados para se fazer presente no espaço escolar, e torná-lo democrático.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-09T19:52:50Z
2020-10-09T19:52:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática / Débora Silva Quirino do Nascimento. – 2017. 140 f. ; il. Orientador: Jorge Nassim Vieira Najjar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15201
identifier_str_mv NASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Escolas do Amanhã: um estudo de caso da participação dos professores nos processos decisórios e na construção da gestão democrática / Débora Silva Quirino do Nascimento. – 2017. 140 f. ; il. Orientador: Jorge Nassim Vieira Najjar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823562957258752