Concursos para o magistério primário no Rio de Janeiro na virada do século XVIII para o XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Flávia dos Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/530
Resumo: Nota-se atualmente um crescimento no número de trabalhos que tratam da história do ensino de Matemática no Brasil. Retratando a história do ensino de Matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os estudos que enfocam a figura do professor de Matemática e aspectos relacionados à profissão docente. Este texto pretende abordar algumas dessas questões na passagem do século XVIII para o século XIX considerando as normas para recrutamento e seleção de professores de primeiras letras no Brasil advindas das Reformas pombalinas. Por meio da análise dos exames realizados no Rio de Janeiro tem-se como objetivo verificar quais as exigências para o exercício do magistério bem como quais os conteúdos de Matemática eram presentes nas provas, compreendendo a prática dos concursos como um dos instrumentos para avaliar, modelar e caracterizar a profissão de professor no Brasil, e em particular daquele professor que ensinava Matemática na passagem do século.
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