Dimensionamento e projeto de disco de freio e caliper para veículo Fórmula SAE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7026 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva o dimensionamento dos calipers e discos de freio dianteiros e traseiros para um protótipo monoposto de Formula SAE. Para veículos de alta performance e competição, é imprescindível um sistema de freios com capacidade de gerar altas taxas de desaceleração em função das velocidades atingidas e que possua alta resistência a temperatura e estabilidade de frenagem em condições extremas. O dimensionamento dos discos de freio e calipers serão abordados comparativamente através de cálculos analíticos e simulações numéricas pelo método de elementos finitos, tendo a vida em fadiga dos componentes verificada pelo critério de Goodman. Os materiais empregados nos projetos dos componentes foram alumínio aeronáutico Al 7075-T6 para os calipers e aço inoxidável 410D para os discos de freio |
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Dimensionamento e projeto de disco de freio e caliper para veículo Fórmula SAEDisco de freioCaliperFormula SAEElementos finitosFEAFormula student410DAl7075-T6Engenharia mecânicaMétodo dos elementos finitosFreioBrake discFinite element analysisO presente trabalho objetiva o dimensionamento dos calipers e discos de freio dianteiros e traseiros para um protótipo monoposto de Formula SAE. Para veículos de alta performance e competição, é imprescindível um sistema de freios com capacidade de gerar altas taxas de desaceleração em função das velocidades atingidas e que possua alta resistência a temperatura e estabilidade de frenagem em condições extremas. O dimensionamento dos discos de freio e calipers serão abordados comparativamente através de cálculos analíticos e simulações numéricas pelo método de elementos finitos, tendo a vida em fadiga dos componentes verificada pelo critério de Goodman. Os materiais empregados nos projetos dos componentes foram alumínio aeronáutico Al 7075-T6 para os calipers e aço inoxidável 410D para os discos de freioThe present work aims at the dimensioning of calipers and front and rear brake discs for a single-seater prototype of Formula SAE. For high performance and competition vehicles, a braking system with a capacity to generate high deceleration rates according to the speeds attained and which has high temperature resistance and braking stability under extreme conditions is essential. The dimensioning of the brake discs and calipers will be approached comparatively through analytical calculations and numerical simulations by the finite element method, with fatigue life of the components verified by the Goodman criterion. The materials used in the component designs were Al 7075-T6 aeronautical aluminum for the calipers and 410D stainless steel for the brake discsReis, João Marciano Laredo dosMattos, Heraldo Silva da CostaNunes, Luiz Carlos da SilvaRodrigues, Sergio Luiz Werneck Tourinho2018-07-18T12:55:56Z2018-07-18T12:55:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7026http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T13:35:13Zoai:app.uff.br:1/7026Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-06T13:35:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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