Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4200 |
Resumo: | Com este estudo, buscou-se analisar a influência das heurísticas na tomada de decisão no resultado de um jogo de empresas. Apresentou-se como eixo teórico temas referentes a heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão (KAHNEMAN, SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Como ambiente de pesquisa utilizou-se uma técnica de aprendizagem vivencial no qual consiste a ideia de tomada de decisão (jogo de empresas). Neste ambiente os dados foram coletados. O método a pesquisa se caracteriza como descritivo. Os dados foram analisados com o auxílio de técnicas estatísticas que indicaram a relação entre as variáveis estudadas. Os resultados apontam para indícios que tais variáveis não possuem correlação significativa, porém ocorreu o contrário da proposição levantada, grupos mais afetados pelas heurísticas tiveram melhor desempenho no jogo de empresas |
id |
UFF-2_dfe383ad20a91f38244b13aa6ed7499f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4200 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresasTomada de decisãoHeurísticasJogos de empresasProcesso decisórioJogo de empresaHeurísticaDecision makingHeuristicsBusiness gamesCom este estudo, buscou-se analisar a influência das heurísticas na tomada de decisão no resultado de um jogo de empresas. Apresentou-se como eixo teórico temas referentes a heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão (KAHNEMAN, SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Como ambiente de pesquisa utilizou-se uma técnica de aprendizagem vivencial no qual consiste a ideia de tomada de decisão (jogo de empresas). Neste ambiente os dados foram coletados. O método a pesquisa se caracteriza como descritivo. Os dados foram analisados com o auxílio de técnicas estatísticas que indicaram a relação entre as variáveis estudadas. Os resultados apontam para indícios que tais variáveis não possuem correlação significativa, porém ocorreu o contrário da proposição levantada, grupos mais afetados pelas heurísticas tiveram melhor desempenho no jogo de empresasThis study analyzed the influence of heuristics in decision making on the outcome of a business game. The theoretical focus issues related to cognitive biases and heuristics in decision making (KAHNEMAN; SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), business games and management labs (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). To make this research was used a technique in which experiential leaming is the idea of decision making (business game), this environrnent the data were collected. The research method was characterized as descriptive where data were analyzed with the use of statistical techniques that indicated the relationship between the variables studied. The results point to evidence that these variables have no significant correlation, but the opposite occurred with the proposal raised, the groups most affected by the heuristics performed better in the business gameOliveira, Murilo AlvarengaGarcia, Pauli Adriano de AlmadaMotta, Gustavo da SilvaFerreira, Gustavo Ponte2017-08-18T13:48:26Z2017-08-18T13:48:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4200CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T21:47:04Zoai:app.uff.br:1/4200Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:59.820035Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
title |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
spellingShingle |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas Ferreira, Gustavo Ponte Tomada de decisão Heurísticas Jogos de empresas Processo decisório Jogo de empresa Heurística Decision making Heuristics Business games |
title_short |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
title_full |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
title_fullStr |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
title_full_unstemmed |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
title_sort |
Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas |
author |
Ferreira, Gustavo Ponte |
author_facet |
Ferreira, Gustavo Ponte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Murilo Alvarenga Garcia, Pauli Adriano de Almada Motta, Gustavo da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Gustavo Ponte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de decisão Heurísticas Jogos de empresas Processo decisório Jogo de empresa Heurística Decision making Heuristics Business games |
topic |
Tomada de decisão Heurísticas Jogos de empresas Processo decisório Jogo de empresa Heurística Decision making Heuristics Business games |
description |
Com este estudo, buscou-se analisar a influência das heurísticas na tomada de decisão no resultado de um jogo de empresas. Apresentou-se como eixo teórico temas referentes a heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão (KAHNEMAN, SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Como ambiente de pesquisa utilizou-se uma técnica de aprendizagem vivencial no qual consiste a ideia de tomada de decisão (jogo de empresas). Neste ambiente os dados foram coletados. O método a pesquisa se caracteriza como descritivo. Os dados foram analisados com o auxílio de técnicas estatísticas que indicaram a relação entre as variáveis estudadas. Os resultados apontam para indícios que tais variáveis não possuem correlação significativa, porém ocorreu o contrário da proposição levantada, grupos mais afetados pelas heurísticas tiveram melhor desempenho no jogo de empresas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18T13:48:26Z 2017-08-18T13:48:26Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4200 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823593217064960 |