Tomada de decisão: heurísticas e vieses cognitivos de um processo de decisão em um ambiente de jogos de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gustavo Ponte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4200
Resumo: Com este estudo, buscou-se analisar a influência das heurísticas na tomada de decisão no resultado de um jogo de empresas. Apresentou-se como eixo teórico temas referentes a heurísticas e vieses cognitivos na tomada de decisão (KAHNEMAN, SLOVIC; TVERSKY, 1988; BAZERMAN, 2004), jogos de empresas e laboratórios de gestão (SAUAIA, 2008; OLIVEIRA, 2009). Como ambiente de pesquisa utilizou-se uma técnica de aprendizagem vivencial no qual consiste a ideia de tomada de decisão (jogo de empresas). Neste ambiente os dados foram coletados. O método a pesquisa se caracteriza como descritivo. Os dados foram analisados com o auxílio de técnicas estatísticas que indicaram a relação entre as variáveis estudadas. Os resultados apontam para indícios que tais variáveis não possuem correlação significativa, porém ocorreu o contrário da proposição levantada, grupos mais afetados pelas heurísticas tiveram melhor desempenho no jogo de empresas
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