O papel do enfermeiro na continuidade do cuidado da criança com Diabetes Mellitus tipo I: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim, Luciana Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21776
Resumo: Esse estudo teve como objetivos construir uma revisão integrativa sobre o papel da enfermagem no cuidado da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) na atenção primaria de saúde e apontar as evidências científicas relacionadas as ações de enfermagem voltadas às crianças portadoras de Diabetes Mellitus Tipo 1. Para a construção da revisão integrativa foi produzida uma pergunta de pesquisa utilizando a estratégia PICO e para responde-la realizadas pesquisas nas bases de dados “SCIELO”, “SCOPUS”, ‘Web of Science”, “BDENF”, “LILACS” e “Medline”, utilizando os descritores DeCS “Saúde da Criança”, “Continuidade da assistência ao paciente”, “Atenção primaria a saúde”, “Enfermagem” e “Diabetes Mellitus tipo 1”, e MESH, selecionados como correspondentes dos descritores DeCS: “Child Health”, “Primary Health Care”, “Nursing”, “Diabetes Mellitus Type 1”, “Continuity of Patient Care”, houve um recorte temporal de 2016 a 2020 e utilização de artigos em português e inglês. Para pesquisa foram selecionados, a partir da utilização de um roteiro para a extração dos dados, 20 artigos pertinentes a responder à pergunta do trabalho, 11 deles no idioma inglês e 9 no idioma português. Com a análise dos artigos quatro eixos para análise foram constatados, a educação como método fundamental no cuidado da criança com DM1, o estímulo do autocuidado como forma de tratamento, os responsáveis como parte do cuidado e novas formas de produzir cuidado. Foi possível perceber que o cuidado com a criança com DM1 merece atenção interprofissional, envolvendo os pais e a escola em uma educação continua e repetitiva que será construída aos poucos, sempre estimulando o autocuidado e a independência no tratamento
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