Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Bruno Robert Assad
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14629
Resumo: Mudanças sociais ocorridos a partir do século XX têm redesenhado as estruturas familiares. Diversas mudanças aconteceram nos papeis paternos no que tange à criação e educação dos filhos, com os pais tornando-se mais presentes e engajados no cuidado com os filhos. A fim de compreender essas informações, o presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de homens com relação a experiência da paternidade, fazendo uso de constructos modernos da psicologia como estilos parentais e habilidades sociais educativas parentais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), instrumentoque avalia a frequência de habilidades sociais educativas parentais, incluindo variáveis de contexto. Observamos uma tendência cultural de maior participação dos pais nas tarefas de casa e no cuidado com os filhos. As percepções dos pais como bons pais, tendo boas práticas com os filhos, como relatado na entrevista semiestruturada, nem sempre foi condizente com os dados encontrados no RE-HSE-P. O treinamento de habilidades sociais educativas parentais é destacado como intervenção
id UFF-2_e09fd79f9a0d5cc15762335e3ee35c01
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14629
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentaisParentalidadeEstilos parentaisHabilidades sociais educativas parentaisRelação pai-filhoDesenvolvimento infantilRelações sociaisParentingParenting stylesParental educational social skillsMudanças sociais ocorridos a partir do século XX têm redesenhado as estruturas familiares. Diversas mudanças aconteceram nos papeis paternos no que tange à criação e educação dos filhos, com os pais tornando-se mais presentes e engajados no cuidado com os filhos. A fim de compreender essas informações, o presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de homens com relação a experiência da paternidade, fazendo uso de constructos modernos da psicologia como estilos parentais e habilidades sociais educativas parentais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), instrumentoque avalia a frequência de habilidades sociais educativas parentais, incluindo variáveis de contexto. Observamos uma tendência cultural de maior participação dos pais nas tarefas de casa e no cuidado com os filhos. As percepções dos pais como bons pais, tendo boas práticas com os filhos, como relatado na entrevista semiestruturada, nem sempre foi condizente com os dados encontrados no RE-HSE-P. O treinamento de habilidades sociais educativas parentais é destacado como intervençãoSocial changes since the twentieth century have redesigned family structures. A number of changes have taken place in parental roles in raising and educating children, with parents becoming more present and engaged in caring for their children. In order to understand this information, the present study aims to analyze the experience of men regarding the experience of parenting, making use of modern constructs of psychology such as parenting styles and parental educational social skills. Semistructured interviews were carried out and the Parent-Educational Social Skills Interview Guide (RE-HSE-P) was applied, which evaluates the frequency of parental educational social skills, including context variables. We observed a cultural tendency of greater participation of the parents in the tasks of home and the care with the children. Parents' perceptions as good parents, having good practices with their children, as reported in the semi-structured interview, were not always consistent with the data found in RE-HSE-P. The training of social educational parental skills is highlighted as interventionCarvalho, Ana Lúcia NovaisCarvalho, Ana Lúcia NovaisSouza, Mayra Silva deMatos, Bruno Robert Assad2020-08-17T13:06:48Z2020-08-17T13:06:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Bruno Robert Assad. Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14629Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T19:43:57Zoai:app.uff.br:1/14629Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-30T19:43:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
title Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
spellingShingle Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
Matos, Bruno Robert Assad
Parentalidade
Estilos parentais
Habilidades sociais educativas parentais
Relação pai-filho
Desenvolvimento infantil
Relações sociais
Parenting
Parenting styles
Parental educational social skills
title_short Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
title_full Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
title_fullStr Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
title_full_unstemmed Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
title_sort Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais
author Matos, Bruno Robert Assad
author_facet Matos, Bruno Robert Assad
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Lúcia Novais
Carvalho, Ana Lúcia Novais
Souza, Mayra Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Bruno Robert Assad
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Estilos parentais
Habilidades sociais educativas parentais
Relação pai-filho
Desenvolvimento infantil
Relações sociais
Parenting
Parenting styles
Parental educational social skills
topic Parentalidade
Estilos parentais
Habilidades sociais educativas parentais
Relação pai-filho
Desenvolvimento infantil
Relações sociais
Parenting
Parenting styles
Parental educational social skills
description Mudanças sociais ocorridos a partir do século XX têm redesenhado as estruturas familiares. Diversas mudanças aconteceram nos papeis paternos no que tange à criação e educação dos filhos, com os pais tornando-se mais presentes e engajados no cuidado com os filhos. A fim de compreender essas informações, o presente estudo tem como objetivo analisar a experiência de homens com relação a experiência da paternidade, fazendo uso de constructos modernos da psicologia como estilos parentais e habilidades sociais educativas parentais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), instrumentoque avalia a frequência de habilidades sociais educativas parentais, incluindo variáveis de contexto. Observamos uma tendência cultural de maior participação dos pais nas tarefas de casa e no cuidado com os filhos. As percepções dos pais como bons pais, tendo boas práticas com os filhos, como relatado na entrevista semiestruturada, nem sempre foi condizente com os dados encontrados no RE-HSE-P. O treinamento de habilidades sociais educativas parentais é destacado como intervenção
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-08-17T13:06:48Z
2020-08-17T13:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Bruno Robert Assad. Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14629
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MATOS, Bruno Robert Assad. Homens e seus filhos: uma análise sobre habilidades sociais educativas parentais. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) ─ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135326390484992