A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldin, Talita
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24578
Resumo: O interesse nesta pesquisa surge a partir da experiência de uma atriz que se encontra com a psicanálise pela via da psicologia. Neste encontro alguns fios produzem um enlace que apontam para uma ampliação da experiência da escuta, especialmente por responder à premissa de Lacan de que deve declinar da psicanálise o analista que não estiver atento à subjetividade de sua época. Unindo aspectos da experiência nesses distintos campos, tem-se como pressupostos in-vestigar a atualidade do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, que revolucionou o teatro no século XX, o qual prezava um teatro pautado na cura cruel, e traze-lo como suporte para a escuta da subjetividade de nossa época. Analisando cenas do cotidiano, a questão que opera nesta investigação é a necessidade de pensar sobre os diversos modos que o sujeito encontra para se reinventar na própria existência e lidar com o sofrimento, questão concernente tanto ao campo da psicanálise, quanto do teatro. Com isso, caminhamos pelas bordas do teatro enquanto linguagem artística, mas seguindo além e em uma direção que também interessava a Artaud, que é a de fazer da vida a obra de arte e vice-versa. Assim, entendemos que o princípio base do teatro e da escuta psicanalítica seria a reinvenção de si, especialmente no que concerne ao corpo sem órgãos de Artaud. A partir desses pressupostos foi possível discutir como poderia o sujeito trazer sentido para sua existência, mesmo diante de profundas violências vividas no cotidiano e os modos que encontra para trazer um olhar para si, buscando um receptor para as mensagens que envia à cena do mundo. Neste paralelo entre a cena do mundo e a cena analítica, o conceito de teatralidade (Josette Féral) vem a compor com a experiência da escuta analítica em seu sentido mais ampliado.
id UFF-2_e0a1aeecd67fe3e34d3044b999cd9080
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24578
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanáliseCorpo sem órgãosClínica e subjetividadeExclusão socialMal-estar na culturaViolênciaPsicanálisePsicologia clínicaExclusão socialViolênciaBody without organsClinic and subjectivitySocial exclusionCulture malaiseViolenceO interesse nesta pesquisa surge a partir da experiência de uma atriz que se encontra com a psicanálise pela via da psicologia. Neste encontro alguns fios produzem um enlace que apontam para uma ampliação da experiência da escuta, especialmente por responder à premissa de Lacan de que deve declinar da psicanálise o analista que não estiver atento à subjetividade de sua época. Unindo aspectos da experiência nesses distintos campos, tem-se como pressupostos in-vestigar a atualidade do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, que revolucionou o teatro no século XX, o qual prezava um teatro pautado na cura cruel, e traze-lo como suporte para a escuta da subjetividade de nossa época. Analisando cenas do cotidiano, a questão que opera nesta investigação é a necessidade de pensar sobre os diversos modos que o sujeito encontra para se reinventar na própria existência e lidar com o sofrimento, questão concernente tanto ao campo da psicanálise, quanto do teatro. Com isso, caminhamos pelas bordas do teatro enquanto linguagem artística, mas seguindo além e em uma direção que também interessava a Artaud, que é a de fazer da vida a obra de arte e vice-versa. Assim, entendemos que o princípio base do teatro e da escuta psicanalítica seria a reinvenção de si, especialmente no que concerne ao corpo sem órgãos de Artaud. A partir desses pressupostos foi possível discutir como poderia o sujeito trazer sentido para sua existência, mesmo diante de profundas violências vividas no cotidiano e os modos que encontra para trazer um olhar para si, buscando um receptor para as mensagens que envia à cena do mundo. Neste paralelo entre a cena do mundo e a cena analítica, o conceito de teatralidade (Josette Féral) vem a compor com a experiência da escuta analítica em seu sentido mais ampliado.The interest in this research arises from the experience of an actress who meets psychoanalysis through psychology. In this situation, some threads produce a link that point to an expansion of the listening experience, especially because it responds to Lacan's premise that the analyst who is not aware of the subjectivity of his or her time must decline from psychoanalysis. Bringing some aspects of experience in these different fields, the presuppositions are to investigate the actuality of Antonin Artaud's Theater of Cruelty, which revolutionized theater in the 20th cen-tury, which valued theater based on cruel healing, and to bring it as a support for listening to the subjectivity of our time. Analyzing daily scenes, the issue that operates in this investigation is the need to think about the different ways that the subject finds to reinvent himself in his own existence and deal with suffering, an issue concerning both the field of psychoanalysis and the theater. With that, we walked along the edges of theater as an artistic language, but going further and in a direction that also interested Artaud, which is to turn life into a work of art and vice versa. Thus, it understands that the basic principle of theater and psychoanalytic listening would be the reinvention of the self, especially with regard to Artaud's body without organs. Based on these assumptions, it was possible to discuss how the subject could bring meaning to his or her existence, even in the face of profound violence experienced in daily life and the ways he or her finds to bring a look at himself, seeking a receiver for the messages that her or her sends to the world scene. In this parallel between the scene of the world and the analytical scene, the concept of theatricality (Josette Féral) comes to compose with the experience of analytical lis-tening in its broadest sense.156fNiteróiVidal, Paulo Eduardo VianaBahia, Cássia FontesKosovski, Giselle FalboRivera, Tania CristinaSantos, Kátia AlexsandraMachado, Leonardo Ramos MunkBaldin, Talita2022-02-17T15:59:48Z2022-02-17T15:59:48Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBALDIN, Talita. A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise. 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/24578Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-17T15:59:52Zoai:app.uff.br:1/24578Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-17T15:59:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
title A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
spellingShingle A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
Baldin, Talita
Corpo sem órgãos
Clínica e subjetividade
Exclusão social
Mal-estar na cultura
Violência
Psicanálise
Psicologia clínica
Exclusão social
Violência
Body without organs
Clinic and subjectivity
Social exclusion
Culture malaise
Violence
title_short A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
title_full A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
title_fullStr A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
title_full_unstemmed A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
title_sort A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise
author Baldin, Talita
author_facet Baldin, Talita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidal, Paulo Eduardo Viana
Bahia, Cássia Fontes
Kosovski, Giselle Falbo
Rivera, Tania Cristina
Santos, Kátia Alexsandra
Machado, Leonardo Ramos Munk
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldin, Talita
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo sem órgãos
Clínica e subjetividade
Exclusão social
Mal-estar na cultura
Violência
Psicanálise
Psicologia clínica
Exclusão social
Violência
Body without organs
Clinic and subjectivity
Social exclusion
Culture malaise
Violence
topic Corpo sem órgãos
Clínica e subjetividade
Exclusão social
Mal-estar na cultura
Violência
Psicanálise
Psicologia clínica
Exclusão social
Violência
Body without organs
Clinic and subjectivity
Social exclusion
Culture malaise
Violence
description O interesse nesta pesquisa surge a partir da experiência de uma atriz que se encontra com a psicanálise pela via da psicologia. Neste encontro alguns fios produzem um enlace que apontam para uma ampliação da experiência da escuta, especialmente por responder à premissa de Lacan de que deve declinar da psicanálise o analista que não estiver atento à subjetividade de sua época. Unindo aspectos da experiência nesses distintos campos, tem-se como pressupostos in-vestigar a atualidade do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud, que revolucionou o teatro no século XX, o qual prezava um teatro pautado na cura cruel, e traze-lo como suporte para a escuta da subjetividade de nossa época. Analisando cenas do cotidiano, a questão que opera nesta investigação é a necessidade de pensar sobre os diversos modos que o sujeito encontra para se reinventar na própria existência e lidar com o sofrimento, questão concernente tanto ao campo da psicanálise, quanto do teatro. Com isso, caminhamos pelas bordas do teatro enquanto linguagem artística, mas seguindo além e em uma direção que também interessava a Artaud, que é a de fazer da vida a obra de arte e vice-versa. Assim, entendemos que o princípio base do teatro e da escuta psicanalítica seria a reinvenção de si, especialmente no que concerne ao corpo sem órgãos de Artaud. A partir desses pressupostos foi possível discutir como poderia o sujeito trazer sentido para sua existência, mesmo diante de profundas violências vividas no cotidiano e os modos que encontra para trazer um olhar para si, buscando um receptor para as mensagens que envia à cena do mundo. Neste paralelo entre a cena do mundo e a cena analítica, o conceito de teatralidade (Josette Féral) vem a compor com a experiência da escuta analítica em seu sentido mais ampliado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17T15:59:48Z
2022-02-17T15:59:48Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BALDIN, Talita. A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise. 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24578
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv BALDIN, Talita. A crueldade no século XXI: uma investigação sobre a atualidade de Antonin Artaud, a teatralidade e a psicanálise. 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
Aluno de Doutorado
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135464150302720