Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Aluisio Gomes da
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8462
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a formulação de Modelos Tecnoassistenciais em Saúde no âmbito do campo científico denominado de “Saúde Coletivo” no Brasil. O período de tempo escolhido é aquele marcado pelas diretrizes da VIII Conferência Nacional de Saúde, o processo de construção do Sistema Único de Saúde e da municipalização do setor. Foram selecionadas três propostas, como exemplos do campo: SILOS-Bahia, “Saudicidade” – Curitiba e “Em Defesa da Vida” – LAPA/UNICAMP. Recuperou-se, através de entrevistas com autores e bibliografia produzida, os aspectos de suas fundamentações teóricas, as estratégias de implantação como política e os resultados alcançados. Comparou-se estas propostas com o Modelo Hegemônico de prestação de serviços de saúde, no Brasil, o de Medicina Científica de base hospitalar, o da clássica Saúde Pública e outras propostas conservadoras. Utilizando a abordagem metodológica de Bourdieu (1976), na concepção de Campo Científico e a análise de discursos na sistematização de fontes orais e escritas, foram sistematizadas e analisadas as diversas propostas tendo como eixo o conceito de Modelos Tecnoassistenciais proposto por Emerson E. Mehry (1991) e Gastão W.S. Campos (1992). Buscou-se aprofundar a discussão em torno das dimensões de análise: Concepção de Saúde e Doença, Regionalização, Hierarquização, Integralidade e Intersetorialidade. Debate-se os avanços obtidos pelas propostas de Saúde Coletiva em relação ao Modelo Hegemônico e as propostas conservadoras. São questionadas também os rumos atuais na construção do Sistema Único de Saúde em seus aspectos políticos e na materialização de novos modelos de assistência à saúde.
id UFF-2_e0aba8a8a635d29ae03a44b6c2b99084
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8462
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde ColetivaEste trabalho tem como objetivo a formulação de Modelos Tecnoassistenciais em Saúde no âmbito do campo científico denominado de “Saúde Coletivo” no Brasil. O período de tempo escolhido é aquele marcado pelas diretrizes da VIII Conferência Nacional de Saúde, o processo de construção do Sistema Único de Saúde e da municipalização do setor. Foram selecionadas três propostas, como exemplos do campo: SILOS-Bahia, “Saudicidade” – Curitiba e “Em Defesa da Vida” – LAPA/UNICAMP. Recuperou-se, através de entrevistas com autores e bibliografia produzida, os aspectos de suas fundamentações teóricas, as estratégias de implantação como política e os resultados alcançados. Comparou-se estas propostas com o Modelo Hegemônico de prestação de serviços de saúde, no Brasil, o de Medicina Científica de base hospitalar, o da clássica Saúde Pública e outras propostas conservadoras. Utilizando a abordagem metodológica de Bourdieu (1976), na concepção de Campo Científico e a análise de discursos na sistematização de fontes orais e escritas, foram sistematizadas e analisadas as diversas propostas tendo como eixo o conceito de Modelos Tecnoassistenciais proposto por Emerson E. Mehry (1991) e Gastão W.S. Campos (1992). Buscou-se aprofundar a discussão em torno das dimensões de análise: Concepção de Saúde e Doença, Regionalização, Hierarquização, Integralidade e Intersetorialidade. Debate-se os avanços obtidos pelas propostas de Saúde Coletiva em relação ao Modelo Hegemônico e as propostas conservadoras. São questionadas também os rumos atuais na construção do Sistema Único de Saúde em seus aspectos políticos e na materialização de novos modelos de assistência à saúde.HUCITECNiterói2019-02-05T13:49:57Z2019-02-05T13:49:57Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da . Modelos tecnoassistenciais em saúde: o debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC, 1997. 150p.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8462ProfessorCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Aluisio Gomes daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-10-27T22:03:44Zoai:app.uff.br:1/8462Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-10-27T22:03:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
title Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
spellingShingle Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
Silva Junior, Aluisio Gomes da
title_short Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
title_full Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
title_fullStr Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
title_full_unstemmed Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
title_sort Modelos tecnoassistenciais em saúde: O Debate no Campo da Saúde Coletiva
author Silva Junior, Aluisio Gomes da
author_facet Silva Junior, Aluisio Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Aluisio Gomes da
description Este trabalho tem como objetivo a formulação de Modelos Tecnoassistenciais em Saúde no âmbito do campo científico denominado de “Saúde Coletivo” no Brasil. O período de tempo escolhido é aquele marcado pelas diretrizes da VIII Conferência Nacional de Saúde, o processo de construção do Sistema Único de Saúde e da municipalização do setor. Foram selecionadas três propostas, como exemplos do campo: SILOS-Bahia, “Saudicidade” – Curitiba e “Em Defesa da Vida” – LAPA/UNICAMP. Recuperou-se, através de entrevistas com autores e bibliografia produzida, os aspectos de suas fundamentações teóricas, as estratégias de implantação como política e os resultados alcançados. Comparou-se estas propostas com o Modelo Hegemônico de prestação de serviços de saúde, no Brasil, o de Medicina Científica de base hospitalar, o da clássica Saúde Pública e outras propostas conservadoras. Utilizando a abordagem metodológica de Bourdieu (1976), na concepção de Campo Científico e a análise de discursos na sistematização de fontes orais e escritas, foram sistematizadas e analisadas as diversas propostas tendo como eixo o conceito de Modelos Tecnoassistenciais proposto por Emerson E. Mehry (1991) e Gastão W.S. Campos (1992). Buscou-se aprofundar a discussão em torno das dimensões de análise: Concepção de Saúde e Doença, Regionalização, Hierarquização, Integralidade e Intersetorialidade. Debate-se os avanços obtidos pelas propostas de Saúde Coletiva em relação ao Modelo Hegemônico e as propostas conservadoras. São questionadas também os rumos atuais na construção do Sistema Único de Saúde em seus aspectos políticos e na materialização de novos modelos de assistência à saúde.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
2019-02-05T13:49:57Z
2019-02-05T13:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da . Modelos tecnoassistenciais em saúde: o debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC, 1997. 150p.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8462
Professor
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da . Modelos tecnoassistenciais em saúde: o debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC, 1997. 150p.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HUCITEC
Niterói
publisher.none.fl_str_mv HUCITEC
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838742364291072