Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Leonardo Silvestre Pena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7364
Resumo: Este trabalho se apresenta como uma revisão bibliográfica que busca demonstrar as relações existentes entre o que se conceitua como fenômeno da desigualdade social. Busca compreender o amálgama resultante das relações de poder estabelecidas entre interesses organizados, Estado e mecanismos associativos, e qual a sua influência no processo de produção de políticas públicas. A ideia central do trabalho é construída a partir do conceito de mobilização de viés inserido por Bachrach e Baratz, da caracterização dos mecanismos associativos por Kertenetzky e da capacidade do Estado na mitigação de desigualdades duráveis apontada por Tilly. Os primeiros autores estudam a denominada face oculta do poder, que se mostra uma via imperceptível, trazendo crítica ao argumento pluralista. A segunda autora destaca a funcionalidade dos mecanismos associativos dentro do processo político em uma sociedade democrática e sua atribuição enquanto ferramenta de expressão das demandas da sociedade civil, salientando aqui os efeitos que repercutem nos meios de participação política. O terceiro autor elenca alguns pontos que são fundamentais na promoção da democracia e ressalta o dilema entre a capacidade do Estado, no que tange as políticas públicas, e as variações no regime democrático. O trabalho pretende evidenciar dois atores principais, os interesses organizados e o Estado. Os primeiros com seus mecanismos de penetração e influência, e o segundo trazendo sua figura como um agente potencial redutor de desigualdades categóricas. O resultado esperado é demonstrar como as relações de poder estabelecidas entre os interesses organizados e o Estado, direcionam o processo de produção de políticas públicas.
id UFF-2_e0c3fdf6f3f4c3303013c9d05cef7560
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7364
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literaturaAssociativismoDesigualdadeEstadoInteresses organizadosEstadoDesigualdade socialPolítica públicaEste trabalho se apresenta como uma revisão bibliográfica que busca demonstrar as relações existentes entre o que se conceitua como fenômeno da desigualdade social. Busca compreender o amálgama resultante das relações de poder estabelecidas entre interesses organizados, Estado e mecanismos associativos, e qual a sua influência no processo de produção de políticas públicas. A ideia central do trabalho é construída a partir do conceito de mobilização de viés inserido por Bachrach e Baratz, da caracterização dos mecanismos associativos por Kertenetzky e da capacidade do Estado na mitigação de desigualdades duráveis apontada por Tilly. Os primeiros autores estudam a denominada face oculta do poder, que se mostra uma via imperceptível, trazendo crítica ao argumento pluralista. A segunda autora destaca a funcionalidade dos mecanismos associativos dentro do processo político em uma sociedade democrática e sua atribuição enquanto ferramenta de expressão das demandas da sociedade civil, salientando aqui os efeitos que repercutem nos meios de participação política. O terceiro autor elenca alguns pontos que são fundamentais na promoção da democracia e ressalta o dilema entre a capacidade do Estado, no que tange as políticas públicas, e as variações no regime democrático. O trabalho pretende evidenciar dois atores principais, os interesses organizados e o Estado. Os primeiros com seus mecanismos de penetração e influência, e o segundo trazendo sua figura como um agente potencial redutor de desigualdades categóricas. O resultado esperado é demonstrar como as relações de poder estabelecidas entre os interesses organizados e o Estado, direcionam o processo de produção de políticas públicas.Universidade Federal FluminenseVolta RedondaLanzara, Arnaldo ProvasiLima, Raphael Jonathas da CostaKraemer, Carlos Frederico BomTeixeira, Leonardo Silvestre Pena2018-09-05T19:47:00Z2018-09-05T19:47:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7364Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-05-27T15:05:29Zoai:app.uff.br:1/7364Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:58.410087Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
title Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
spellingShingle Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
Teixeira, Leonardo Silvestre Pena
Associativismo
Desigualdade
Estado
Interesses organizados
Estado
Desigualdade social
Política pública
title_short Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
title_full Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
title_fullStr Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
title_sort Associativismo, desigualdade e políticas públicas: uma revisão da literatura
author Teixeira, Leonardo Silvestre Pena
author_facet Teixeira, Leonardo Silvestre Pena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lanzara, Arnaldo Provasi
Lima, Raphael Jonathas da Costa
Kraemer, Carlos Frederico Bom
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Leonardo Silvestre Pena
dc.subject.por.fl_str_mv Associativismo
Desigualdade
Estado
Interesses organizados
Estado
Desigualdade social
Política pública
topic Associativismo
Desigualdade
Estado
Interesses organizados
Estado
Desigualdade social
Política pública
description Este trabalho se apresenta como uma revisão bibliográfica que busca demonstrar as relações existentes entre o que se conceitua como fenômeno da desigualdade social. Busca compreender o amálgama resultante das relações de poder estabelecidas entre interesses organizados, Estado e mecanismos associativos, e qual a sua influência no processo de produção de políticas públicas. A ideia central do trabalho é construída a partir do conceito de mobilização de viés inserido por Bachrach e Baratz, da caracterização dos mecanismos associativos por Kertenetzky e da capacidade do Estado na mitigação de desigualdades duráveis apontada por Tilly. Os primeiros autores estudam a denominada face oculta do poder, que se mostra uma via imperceptível, trazendo crítica ao argumento pluralista. A segunda autora destaca a funcionalidade dos mecanismos associativos dentro do processo político em uma sociedade democrática e sua atribuição enquanto ferramenta de expressão das demandas da sociedade civil, salientando aqui os efeitos que repercutem nos meios de participação política. O terceiro autor elenca alguns pontos que são fundamentais na promoção da democracia e ressalta o dilema entre a capacidade do Estado, no que tange as políticas públicas, e as variações no regime democrático. O trabalho pretende evidenciar dois atores principais, os interesses organizados e o Estado. Os primeiros com seus mecanismos de penetração e influência, e o segundo trazendo sua figura como um agente potencial redutor de desigualdades categóricas. O resultado esperado é demonstrar como as relações de poder estabelecidas entre os interesses organizados e o Estado, direcionam o processo de produção de políticas públicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05T19:47:00Z
2018-09-05T19:47:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7364
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7364
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823650692661248