Desigualdades socioambientais e trajetórias familiares e escolares de estudantes em Ururaí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmo, Clóvis Peixoto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13391
Resumo: O presente trabalho procura analisar a relação entre as desigualdades sociais e ambientais e as trajetórias familiares e educacionais. Nesse sentido, investigamos características ligadas à vulnerabilidade socioambiental e às trajetórias escolares e perspectivas futuras de estudantes concluintes do ensino médio em uma localidade que apresenta um histórico de ocorrências de desastres ambientais. A localização espacial de grupos que apresentam desvantagens sociais em áreas propensas à ocorrência de algum evento adverso pode restringir o acesso dos jovens a canais institucionais importantes, como trabalho e educação, que também influenciam em suas perspectivas futuras. Para o objetivo exploratório dessa pesquisa, foram utilizados dados primários obtidos através de questionários aplicados a alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas do bairro Ururaí, localizado em Campos dos Goytacazes, norte do Estado do Rio de Janeiro. Os dados obtidos permitem concluir que os alunos que têm melhores acessos a serviços básicos esperam ter ocupações de nível superior. Além disso, os que moram em áreas com menos recursos indicaram maior preferência ao trabalho. Porém, os estudantes, de forma geral, expressaram não querer reproduzir as desigualdades sociais presentes, vivenciada pelos pais
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