Faces e interfaces da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinich, Ligia Cristina Chagas da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9395
Resumo: A inclusão escolar é um tema atual que necessita de constantes debates e cobranças na esfera pública a fim de que se coloquem em prática os direitos já conquistados e de que se afirme a necessidade da conquista de outros. Um aluno com deficiência se encontra no processo de inclusão escolar quando a metodologia utilizada para a sua aprendizagem pode também ser utilizada para todos os outros da mesma turma e, assim, todos possam aprender ao mesmo tempo. A capacitação dos profissionais da educação e as condições físicas da instituição escolar ainda se encontram em situação precária, constituindo-se em fatores limitantes para a prática da inclusão escolar. Estes entraves têm sido temas de estudos nas áreas do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências Sociais, sendo que, estando em uma instituição escolar, é o profissional do Serviço Social quem, por estar comprometido com a garantia de direitos, pode contribuir para a efetivação de uma educação igualitária para todos.
id UFF-2_e1ae9d2345d8e117f29b741587fffb86
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9395
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Faces e interfaces da educação inclusivaInclusão escolarServiço SocialAssistente socialCapacitação profissionalPolíticas públicasPolíticas públicasInclusão escolarCapacitação profissionalServiço socialAssistente socialInclusão escolarInclusão socialAssistente socialCapacitação profissionalPolíticas públicasA inclusão escolar é um tema atual que necessita de constantes debates e cobranças na esfera pública a fim de que se coloquem em prática os direitos já conquistados e de que se afirme a necessidade da conquista de outros. Um aluno com deficiência se encontra no processo de inclusão escolar quando a metodologia utilizada para a sua aprendizagem pode também ser utilizada para todos os outros da mesma turma e, assim, todos possam aprender ao mesmo tempo. A capacitação dos profissionais da educação e as condições físicas da instituição escolar ainda se encontram em situação precária, constituindo-se em fatores limitantes para a prática da inclusão escolar. Estes entraves têm sido temas de estudos nas áreas do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências Sociais, sendo que, estando em uma instituição escolar, é o profissional do Serviço Social quem, por estar comprometido com a garantia de direitos, pode contribuir para a efetivação de uma educação igualitária para todos.Alvarenga, Cláudia Mara Barboza dos SantosAlvarenga, Cláudia Mara Barboza dos SantosFreitas Júnior, Paulo SantosLinhares, Raquel Henriques PiresMartinich, Ligia Cristina Chagas da Silva2019-05-07T21:49:36Z2019-05-07T21:49:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9395Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T22:06:41Zoai:app.uff.br:1/9395Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:39.922363Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Faces e interfaces da educação inclusiva
title Faces e interfaces da educação inclusiva
spellingShingle Faces e interfaces da educação inclusiva
Martinich, Ligia Cristina Chagas da Silva
Inclusão escolar
Serviço Social
Assistente social
Capacitação profissional
Políticas públicas
Políticas públicas
Inclusão escolar
Capacitação profissional
Serviço social
Assistente social
Inclusão escolar
Inclusão social
Assistente social
Capacitação profissional
Políticas públicas
title_short Faces e interfaces da educação inclusiva
title_full Faces e interfaces da educação inclusiva
title_fullStr Faces e interfaces da educação inclusiva
title_full_unstemmed Faces e interfaces da educação inclusiva
title_sort Faces e interfaces da educação inclusiva
author Martinich, Ligia Cristina Chagas da Silva
author_facet Martinich, Ligia Cristina Chagas da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alvarenga, Cláudia Mara Barboza dos Santos
Alvarenga, Cláudia Mara Barboza dos Santos
Freitas Júnior, Paulo Santos
Linhares, Raquel Henriques Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinich, Ligia Cristina Chagas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Serviço Social
Assistente social
Capacitação profissional
Políticas públicas
Políticas públicas
Inclusão escolar
Capacitação profissional
Serviço social
Assistente social
Inclusão escolar
Inclusão social
Assistente social
Capacitação profissional
Políticas públicas
topic Inclusão escolar
Serviço Social
Assistente social
Capacitação profissional
Políticas públicas
Políticas públicas
Inclusão escolar
Capacitação profissional
Serviço social
Assistente social
Inclusão escolar
Inclusão social
Assistente social
Capacitação profissional
Políticas públicas
description A inclusão escolar é um tema atual que necessita de constantes debates e cobranças na esfera pública a fim de que se coloquem em prática os direitos já conquistados e de que se afirme a necessidade da conquista de outros. Um aluno com deficiência se encontra no processo de inclusão escolar quando a metodologia utilizada para a sua aprendizagem pode também ser utilizada para todos os outros da mesma turma e, assim, todos possam aprender ao mesmo tempo. A capacitação dos profissionais da educação e as condições físicas da instituição escolar ainda se encontram em situação precária, constituindo-se em fatores limitantes para a prática da inclusão escolar. Estes entraves têm sido temas de estudos nas áreas do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências Sociais, sendo que, estando em uma instituição escolar, é o profissional do Serviço Social quem, por estar comprometido com a garantia de direitos, pode contribuir para a efetivação de uma educação igualitária para todos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-07T21:49:36Z
2019-05-07T21:49:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9395
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9395
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823672037474304