Faces e interfaces da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9395 |
Resumo: | A inclusão escolar é um tema atual que necessita de constantes debates e cobranças na esfera pública a fim de que se coloquem em prática os direitos já conquistados e de que se afirme a necessidade da conquista de outros. Um aluno com deficiência se encontra no processo de inclusão escolar quando a metodologia utilizada para a sua aprendizagem pode também ser utilizada para todos os outros da mesma turma e, assim, todos possam aprender ao mesmo tempo. A capacitação dos profissionais da educação e as condições físicas da instituição escolar ainda se encontram em situação precária, constituindo-se em fatores limitantes para a prática da inclusão escolar. Estes entraves têm sido temas de estudos nas áreas do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências Sociais, sendo que, estando em uma instituição escolar, é o profissional do Serviço Social quem, por estar comprometido com a garantia de direitos, pode contribuir para a efetivação de uma educação igualitária para todos. |
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A inclusão escolar é um tema atual que necessita de constantes debates e cobranças na esfera pública a fim de que se coloquem em prática os direitos já conquistados e de que se afirme a necessidade da conquista de outros. Um aluno com deficiência se encontra no processo de inclusão escolar quando a metodologia utilizada para a sua aprendizagem pode também ser utilizada para todos os outros da mesma turma e, assim, todos possam aprender ao mesmo tempo. A capacitação dos profissionais da educação e as condições físicas da instituição escolar ainda se encontram em situação precária, constituindo-se em fatores limitantes para a prática da inclusão escolar. Estes entraves têm sido temas de estudos nas áreas do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e das Ciências Sociais, sendo que, estando em uma instituição escolar, é o profissional do Serviço Social quem, por estar comprometido com a garantia de direitos, pode contribuir para a efetivação de uma educação igualitária para todos. |
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