Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32379 |
Resumo: | Este é um estudo sobre a arte narrativa e a função histórico-cultural do narrador nos dias de hoje e sempre. Buscando esteio teórico em autores como Walter Benjamin, Gaston Bachelard, Ecléa Bosi, Ítalo Calvino, Maurice Halbwachs e Luis da Câmara Cascudo, o trabalho pretende analisar as relações entre memória e reconstrução do passado; literatura oral, contos populares e a escrita; o narrador, o ouvinte, o devaneio e a imaginação poética. Pretende-se transcrever e comparar a temática de contos presentes na tradição oral brasileira, e definir o conceito de reconto, onde se relacionam a adaptação do conto para a forma oral e a performance do contador. Há uma ênfase na análise da linguagem artística dedicada à infância, dentro da música e da arte de narrar, utilizando material oriundo da tradição oral como fonte para criação. Uma dessas fontes é Seu Pedro Menezes, pessoa não letrada e criador de centenas de histórias e poemas que habitam em sua memória; suas histórias foram integradas ao meu próprio percurso nesses 36 anos de profissão na arte de cantar e contar histórias. Concluindo proponho uma reflexão sobre o significado e a relevância de alguns espaços contemporâneos onde a prática de ouvir, cantar e contar histórias, subsiste em plena aurora do terceiro milênio |
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Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar históriasAncestry and contemporary oral narratives: the art of singing and storytellingContador de históriasImaginação poéticaTradição oralContador de históriaTradição oralImaginaçãoTaletellerPoetic imaginationOral traditionPoesiaEste é um estudo sobre a arte narrativa e a função histórico-cultural do narrador nos dias de hoje e sempre. Buscando esteio teórico em autores como Walter Benjamin, Gaston Bachelard, Ecléa Bosi, Ítalo Calvino, Maurice Halbwachs e Luis da Câmara Cascudo, o trabalho pretende analisar as relações entre memória e reconstrução do passado; literatura oral, contos populares e a escrita; o narrador, o ouvinte, o devaneio e a imaginação poética. Pretende-se transcrever e comparar a temática de contos presentes na tradição oral brasileira, e definir o conceito de reconto, onde se relacionam a adaptação do conto para a forma oral e a performance do contador. Há uma ênfase na análise da linguagem artística dedicada à infância, dentro da música e da arte de narrar, utilizando material oriundo da tradição oral como fonte para criação. Uma dessas fontes é Seu Pedro Menezes, pessoa não letrada e criador de centenas de histórias e poemas que habitam em sua memória; suas histórias foram integradas ao meu próprio percurso nesses 36 anos de profissão na arte de cantar e contar histórias. Concluindo proponho uma reflexão sobre o significado e a relevância de alguns espaços contemporâneos onde a prática de ouvir, cantar e contar histórias, subsiste em plena aurora do terceiro milênioThis is a study about the narrative art and the narrator historic-cultural function nowadays and ever. Searching theoretical basis in authors as Walter Benjamin, Gaston Bachelard, Ecléa Bosi, Ítalo Calvino, Maurice Halbwachs e Luis da Câmara Cascudo, the work intends to analyse the relations between memory and past reconstruction; oral literature, popular tales and writing; the narrator, the listener, daydream and the poetic imagination. There‟s the intention to transcribe and to compare the theme of tales present throughout the brazilian oral tradition, and to define the recounting concept, when there is a relation between the adapted tale to the oral form and the taleteller performance. There‟s also emphasis into the analysis of the artistic language dedicated to childhood, within music and the narrative art, using material from oral tradition as a creative source. One of these sources is Pedro Menezes, a simple–minded and uncultured person, creator of hundreds of tales, poems and songs that live in his memory; his tales were integrated to my career of 36 years in the profession of singing and telling stories. Concluding, there‟s a proposition for a reflection about the meaning and the importance of some contemporary spaces where the practice of listening, singing and telling tales subsists at the full dawn of the third millennium129 p.D´angelo, MarthaOliveira, Luiz Sérgio dePereira, Vitor Hugo Adlerhttp://lattes.cnpq.br/4592187314942920Bedran, Beatriz Martini2024-02-26T13:13:24Z2024-02-26T13:13:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEDRAN, Beatriz Martini. Ancestralidade e contemporaneidade das narrativas orais: a arte de cantar e contar histórias. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32379CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T13:13:27Zoai:app.uff.br:1/32379Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:58.285197Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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