Interdisciplinaridade: um estudo das grades curriculares dos cursos de graduação de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior públicas do estado do Rio de Janeiro e sua relação com as normas brasileiras de contabilidade
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7553 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar os conteúdos dos cursos de ciências contábeis das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro e verificar qual grau de adesão dos conteúdos de finanças nas matrizes curriculares e sua relação com as Normas Brasileiras de Contabilidade. A amostra selecionada foi composta por 4 universidades que apresentaram suas estruturas curriculares e ementas em meio eletrônico ou disponibilizaram-nas através de solicitação por escrito. Utilizou-se a análise bibliográfica e documental para atingir o objetivo proposto. Foram avaliadas as disciplinas do âmbito financeiro, classificadas em: Matemática Financeira, Finanças Empresariais e Análise de Projetos e Orçamento Empresarial e do âmbito contábil, classificados em: Estrutura das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Societária e Contabilidade Avançada. De 51 Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo CPC, 13 pronunciamentos foram explorados na pesquisa, que correspondem a 25,5% dos Pronunciamentos publicados. Constatou-se que a UERJ é a IES que mais adere em sua ementa, nas disciplinas de finanças, os temas propostos pelo CFC na ―Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis‖, atingindo 95% de aderência. Além disso, foram analisadas as bibliografias obrigatórias e complementares dispostas nas ementas das disciplinas de finanças a fim de verificar quais os conceitos abordados pelos autores e se são demonstradas suas aplicabilidades na contabilidade. Essa analise, evidenciou que apesar de o tópico ―Finanças Internacionais‖ constar em 60% das literaturas didáticas indicadas como bibliografia complementar e obrigatória nas grades curriculares, nenhuma das obras analisadas utiliza as IAS/IFRS ou as NBCs para aplicar os conteúdos financeiros apresentados e consequentemente explorar a interdisciplinaridade existente entre as áreas contábil e financeira. Por fim, examinaram-se as disciplinas de contabilidade, partindo do pressuposto que assim como as disciplinas de finanças devem buscar a interdisciplinaridade com as Normas Brasileiras de Contabilidade, devido ao significativo uso de técnicas financeiras nas NBCs, as disciplinas de Contabilidade devem, sobretudo, explanar as NBCs em seus conteúdos programáticos, por se tratarem legislação que rege a pratica contábil adotada no Brasil. Constatou-se que a UFF – Campus Volta Redonda é a IES que apresenta maior aderência aos conteúdos programáticos nas disciplinas de contabilidade sugeridos pela Proposta Nacional, com 63,6% de aderência. Dessa forma, conclui-se que a convergência com as normas internacionais da contabilidade e o consequente dinamismo que trouxe para a contabilidade brasileira revela-se um grande desafio para o meio acadêmico que tem a missão formar profissionais hábeis para aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis e compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional, necessárias à profissão |
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