A vitória de uma é a vitória de todas: a trajetória acadêmica das mulheres negras do curso de graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15924 |
Resumo: | A mulher negra esteve presente nas universidades brasileiras desde sua origem do século XIX e, provavelmente, em sua maioria como a senhora da faxina ou a moça do café. Hoje, algumas de nós têm a chance de ocupar as salas de aulas como discentes ou mesmo como docentes universitárias em diferentes carreiras ou campos do conhecimento, embora muito aquém da proporção existente na população brasileira. A naturalização desse lugar atribuído à mulher negra corroborou com a invisibilização do racismo e do sexismo sobrepostos em múltiplos níveis das hierarquias sociais. No meio acadêmico, constata-se a sua reverberação ainda que tais processos atuem de forma dissimulada em cordialidades que também se fazem presentes. A investigação ora pretendida tem como objeto a trajetória da vida acadêmica de sete mulheres negras graduandas do Curso de Geografia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense (UFF), situado em Niterói. Busca-se compreender as repercussões das políticas de ações afirmativas raciais para a educação superior na vida dessas mulheres no âmbito dessa instituição federal. Amparada pelas(os) estudiosas(os) da temática, acionamos a interseccionalidade como instrumento teórico-metodológico que nos sugere entender o racismo sob a perspectiva de gênero e o gênero sob a perspectiva racial, colocando em xeque os processos de formação das classes sociais. O processo construtivo desta pesquisa percorreu diferentes instrumentos. Para familiarização com o tema: realizamos um amplo levantamento bibliográfico concentrado principalmente entre os períodos de 2018/02 e 2019/01, em outra frente da investigação, ocorreu a análise documental das principais leis de ações afirmativas para afrodescendentes implementadas no âmbito federal, como as Leis 10.639/03, 11.645/08 e 12.711/12, ademais procedemos uma análise qualitativa acerca da trajetória de vida das estudantes negras do Curso entrevistadas no primeiro semestre de 2020. Vislumbra-se as possibilidades que se abrem ao corporificar as experiências individuais e coletivas das mulheres negras como também criadoras de conhecimento e de resistência. Assim, visando agregar outras experiências ao debate, espera-se contribuir com a ampliação das questões que circundam as experiências acadêmicas concretas das mulheres negras no que tange à formulação de políticas institucionais específicas na instituição pública de ensino superior em tela |
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A vitória de uma é a vitória de todas: a trajetória acadêmica das mulheres negras do curso de graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal FluminenseInterseccionalidadeMulheres negrasRelações de gêneroEnsino superiorEnsino superiorMulher negraInterseccionalidadeRelações de gêneroUniversidade Federal FluminenseGraduação em GeografiaIntersectionalityBlack womenGender relationsUniversity educationA mulher negra esteve presente nas universidades brasileiras desde sua origem do século XIX e, provavelmente, em sua maioria como a senhora da faxina ou a moça do café. Hoje, algumas de nós têm a chance de ocupar as salas de aulas como discentes ou mesmo como docentes universitárias em diferentes carreiras ou campos do conhecimento, embora muito aquém da proporção existente na população brasileira. A naturalização desse lugar atribuído à mulher negra corroborou com a invisibilização do racismo e do sexismo sobrepostos em múltiplos níveis das hierarquias sociais. No meio acadêmico, constata-se a sua reverberação ainda que tais processos atuem de forma dissimulada em cordialidades que também se fazem presentes. A investigação ora pretendida tem como objeto a trajetória da vida acadêmica de sete mulheres negras graduandas do Curso de Geografia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense (UFF), situado em Niterói. Busca-se compreender as repercussões das políticas de ações afirmativas raciais para a educação superior na vida dessas mulheres no âmbito dessa instituição federal. Amparada pelas(os) estudiosas(os) da temática, acionamos a interseccionalidade como instrumento teórico-metodológico que nos sugere entender o racismo sob a perspectiva de gênero e o gênero sob a perspectiva racial, colocando em xeque os processos de formação das classes sociais. O processo construtivo desta pesquisa percorreu diferentes instrumentos. Para familiarização com o tema: realizamos um amplo levantamento bibliográfico concentrado principalmente entre os períodos de 2018/02 e 2019/01, em outra frente da investigação, ocorreu a análise documental das principais leis de ações afirmativas para afrodescendentes implementadas no âmbito federal, como as Leis 10.639/03, 11.645/08 e 12.711/12, ademais procedemos uma análise qualitativa acerca da trajetória de vida das estudantes negras do Curso entrevistadas no primeiro semestre de 2020. Vislumbra-se as possibilidades que se abrem ao corporificar as experiências individuais e coletivas das mulheres negras como também criadoras de conhecimento e de resistência. Assim, visando agregar outras experiências ao debate, espera-se contribuir com a ampliação das questões que circundam as experiências acadêmicas concretas das mulheres negras no que tange à formulação de políticas institucionais específicas na instituição pública de ensino superior em telaBlack women have been present in Brazilian universities since their origins in the 19th century and, probably, mostly as the “cleaning lady” or the “coffee lady”. Today, some of us have the chance to occupy classrooms as students or even as university professors in different careers or fields of knowledge, although well below the proportion existing in the Brazilian population. The naturalization of this place attributed to black women corroborated to the invisibility of racism and sexism overlapping at multiple levels of social hierarchies. In the academic world, its reverberation is verified even though such processes are hidden in cordialities that are also present. The purpose of this investigation is the academic life trajectory of seven black women graduating in Geography Course of the Institute of Geosciences, of the Universidade Federal Fluminense (UFF), located in Niterói. It seeks to understand the repercussions of racial affirmative action policies for university education in the lives of these women within the scope of this federal institution. Supported by the scholars of the theme, we use intersectionality as a theoretical-methodological tool that tells us to understand racism from a gender perspective and gender from a racial perspective, putting in check the processes of formation of social classes. The constructive process of this research covered different instruments. For familiarization with the theme: we carried out a wide bibliographic survey concentrated mainly between the periods of 2018/02 and 2019/01, on another front of the investigation, documentary analysis of the main laws of affirmative actions for Afro-descendants implemented at the federal level were conducted, such as Laws 10.639 / 03, 11.645 / 08 and 12.711 / 12, in addition we carried out a qualitative analysis about the life trajectory of the black students of the same Course interviewed in the first semester of 2020. One sees the possibilities that open up by embodying the individual and collective experiences of black women as well as creating knowledge and resistance. Thus, aiming to add other experiences to the debate, it is hoped to contribute to the expansion of the issues surrounding the concrete academic experiences of black women with regard to the formulation of specific institutional policies in the public institution of higher education on screenUniversidade Federal FluminenseNiteróiFortuna, DenizartSantos, Zenaira da Silva2020-11-12T21:08:54Z2020-11-12T21:08:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Zenaira da Silva. A vitória de uma é a vitória de todas: a trajetória acadêmica das mulheres negras do curso de graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) ─ Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020https://app.uff.br/riuff/handle/1/15924Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-30T18:27:39Zoai:app.uff.br:1/15924Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:05.383465Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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