O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Marcelo Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24188
Resumo: Desde a década de 1990 que muitos estudos vêm sendo feitos em busca de apresentar a Física desenvolvida nos últimos cem anos, chamada de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Em caráter oficial a sugestão surge nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EM, como parte da reformulação desse nível de ensino proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. No Estado do Rio de Janeiro, apenas em 2012 o Currículo Mínimo coloca a FMC como conteúdo obrigatório visando apresentar conceitos que explicam a tecnologia atual. Dessa maneira propostas são formuladas para facilitar, tanto para os professores como para os alunos, esta introdução, fazendo com que o estudante desenvolva uma aprendizagem significativa e útil. Dentre os diversos conceitos desta nova Física, o tema Física das Radiações é relacionado dentro de um tema maior, Energia Nuclear, que deve ser apresentado no último bimestre do segundo ano. Tido como um conceito apenas discutido por cientistas e especialistas da área, o número de propostas relacionadas a esse tema ainda é pouca. Com o objetivo de dar uma alternativa ao professor e proporcionar a inclusão deste tema dentro da sala de aula, foi montada uma proposta baseada nos conceitos de sequência didática, experimentação e de transposição didática a fim de apresentar a temática de Física das Radiações no EM. A utilização da sequência didática proporciona uma determinada lógica entre os conceitos, juntamente com a transposição didática que faz com que conceitos discutidos por cientistas possam ser apresentados dentro de sala de aula. A utilização de experimentos atrai os alunos e os aproxima da Ciência. Essa proposta foi elaborada para uma Oficina de atualização de professores de Física, e pode ser devidamente adaptada para ser aplicada na escola média. Os objetivos traçados nessa proposta são compatíveis com os descritos pelos documentos oficiais citados e a aplicação da sequência didática proporcionará que tais objetivos sejam atingidos de maneira bem sucedida na sala de aula do EM.
id UFF-2_e382fc865507f899bc92b0623e5b4b28
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24188
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didáticaTransposição didáticaFMC no EMFísica das radiaçõesSequência didáticaAprendizagem significativaExperimentaçãoEnsino de FísicaDidáticaEnsino MédioRadiaçãoAprendizagem significativaProdução intelectualDidactic TranspositionFMC in MSRadiation PhysicsSequence CurriculumMeaningful LearningExperimentationDesde a década de 1990 que muitos estudos vêm sendo feitos em busca de apresentar a Física desenvolvida nos últimos cem anos, chamada de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Em caráter oficial a sugestão surge nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EM, como parte da reformulação desse nível de ensino proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. No Estado do Rio de Janeiro, apenas em 2012 o Currículo Mínimo coloca a FMC como conteúdo obrigatório visando apresentar conceitos que explicam a tecnologia atual. Dessa maneira propostas são formuladas para facilitar, tanto para os professores como para os alunos, esta introdução, fazendo com que o estudante desenvolva uma aprendizagem significativa e útil. Dentre os diversos conceitos desta nova Física, o tema Física das Radiações é relacionado dentro de um tema maior, Energia Nuclear, que deve ser apresentado no último bimestre do segundo ano. Tido como um conceito apenas discutido por cientistas e especialistas da área, o número de propostas relacionadas a esse tema ainda é pouca. Com o objetivo de dar uma alternativa ao professor e proporcionar a inclusão deste tema dentro da sala de aula, foi montada uma proposta baseada nos conceitos de sequência didática, experimentação e de transposição didática a fim de apresentar a temática de Física das Radiações no EM. A utilização da sequência didática proporciona uma determinada lógica entre os conceitos, juntamente com a transposição didática que faz com que conceitos discutidos por cientistas possam ser apresentados dentro de sala de aula. A utilização de experimentos atrai os alunos e os aproxima da Ciência. Essa proposta foi elaborada para uma Oficina de atualização de professores de Física, e pode ser devidamente adaptada para ser aplicada na escola média. Os objetivos traçados nessa proposta são compatíveis com os descritos pelos documentos oficiais citados e a aplicação da sequência didática proporcionará que tais objetivos sejam atingidos de maneira bem sucedida na sala de aula do EM.Since the 1990s, many studies have been made in pursuit of presenting physics developed in the last hundred years, called Modern and Contemporary Physics (FMC) in High School (HS). In an official suggestion appears in the National Curriculum Parameters for HS as part of the recast proposal on this level in the Law of Guidelines and Bases of National Education, 1996. In the State of Rio de Janeiro in 2012 the Minimum Curriculum puts the FMC as mandatory content to showcase concepts that explain current technology. Many proposals are formulated to facilitate, this introduction, for teachers and for students, causing the student to develop meaningful learning and useful. Among the different concepts of the new physics, the subject Radiation Physics is related within a bigger theme, Nuclear Energy, which must be submitted in the last two months of the second year. Called as a concept that only be discussed by scientists and experts, the number of proposals related to this issue are still few. Trying to provide an alternative to the teacher and provide the inclusion of this subject in the classroom, has assembled a proposal based on the following concepts of teaching, experimentation and didactic transposition to present the theme of Radiation Physics at HS. The use of didactic sequence provides a rationale between the concepts, along with the didactic transposition that makes concepts discussed by scientists can be presented in the classroom. Using experiments attracts students and approaches of science. This proposal was prepared for a workshop that has the objective of update physics teachers, and can be appropriately adapted to be applied in middle school(MS). The objectives outlined in this proposal are consistent with those described in official documents cited and application of didactic sequence will provide these objectives to be achieved so successful in the classroom of HS.Universidade Federal FluminenseNiteróiCosta, IsaCosta, IsaAlmeida, Lucia da Cruz deCarvalho, Carla Regina AlvesAnjos, Roberto Meigikos dosMuniz, Marcelo Costa2022-01-13T17:35:23Z2022-01-13T17:35:23Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMUNIZ, Marcelo Costa. O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24188Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T17:35:27Zoai:app.uff.br:1/24188Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-13T17:35:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
title O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
spellingShingle O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
Muniz, Marcelo Costa
Transposição didática
FMC no EM
Física das radiações
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Experimentação
Ensino de Física
Didática
Ensino Médio
Radiação
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Didactic Transposition
FMC in MS
Radiation Physics
Sequence Curriculum
Meaningful Learning
Experimentation
title_short O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
title_full O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
title_fullStr O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
title_full_unstemmed O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
title_sort O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática
author Muniz, Marcelo Costa
author_facet Muniz, Marcelo Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
Costa, Isa
Almeida, Lucia da Cruz de
Carvalho, Carla Regina Alves
Anjos, Roberto Meigikos dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Marcelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição didática
FMC no EM
Física das radiações
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Experimentação
Ensino de Física
Didática
Ensino Médio
Radiação
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Didactic Transposition
FMC in MS
Radiation Physics
Sequence Curriculum
Meaningful Learning
Experimentation
topic Transposição didática
FMC no EM
Física das radiações
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Experimentação
Ensino de Física
Didática
Ensino Médio
Radiação
Aprendizagem significativa
Produção intelectual
Didactic Transposition
FMC in MS
Radiation Physics
Sequence Curriculum
Meaningful Learning
Experimentation
description Desde a década de 1990 que muitos estudos vêm sendo feitos em busca de apresentar a Física desenvolvida nos últimos cem anos, chamada de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Em caráter oficial a sugestão surge nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EM, como parte da reformulação desse nível de ensino proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. No Estado do Rio de Janeiro, apenas em 2012 o Currículo Mínimo coloca a FMC como conteúdo obrigatório visando apresentar conceitos que explicam a tecnologia atual. Dessa maneira propostas são formuladas para facilitar, tanto para os professores como para os alunos, esta introdução, fazendo com que o estudante desenvolva uma aprendizagem significativa e útil. Dentre os diversos conceitos desta nova Física, o tema Física das Radiações é relacionado dentro de um tema maior, Energia Nuclear, que deve ser apresentado no último bimestre do segundo ano. Tido como um conceito apenas discutido por cientistas e especialistas da área, o número de propostas relacionadas a esse tema ainda é pouca. Com o objetivo de dar uma alternativa ao professor e proporcionar a inclusão deste tema dentro da sala de aula, foi montada uma proposta baseada nos conceitos de sequência didática, experimentação e de transposição didática a fim de apresentar a temática de Física das Radiações no EM. A utilização da sequência didática proporciona uma determinada lógica entre os conceitos, juntamente com a transposição didática que faz com que conceitos discutidos por cientistas possam ser apresentados dentro de sala de aula. A utilização de experimentos atrai os alunos e os aproxima da Ciência. Essa proposta foi elaborada para uma Oficina de atualização de professores de Física, e pode ser devidamente adaptada para ser aplicada na escola média. Os objetivos traçados nessa proposta são compatíveis com os descritos pelos documentos oficiais citados e a aplicação da sequência didática proporcionará que tais objetivos sejam atingidos de maneira bem sucedida na sala de aula do EM.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2022-01-13T17:35:23Z
2022-01-13T17:35:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNIZ, Marcelo Costa. O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24188
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MUNIZ, Marcelo Costa. O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135413821800448