Estudo da degradação dos eletrodos Cu/Zr e Cu/Cr/Zr utilizados na soldagem de aços revestidos com Zn e liga Zn-Fe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mansur, Renato José Alves
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20979
Resumo: Nos últimos anos, o uso de aço revestido com Zn e liga Zn-Fe em estruturas de automóveis aumentou, ganhando destaque o interesse quanto à sua soldabilidade e, especialmente, à sua influência na vida útil do eletrodo, visando um aumento da eficiência, da velocidade de produção e do nível de qualidade das linhas de montagem de automóveis. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a vida útil dos eletrodos Cu/Cr/Zr e Cu/Zr, utilizados na soldagem a ponto por resistência elétrica de aços com revestimento de Zn e liga Zn-Fe, mediante o estudo das camadas de liga formadas na extremidade de contato dos eletrodos e a avaliação da qualidade das soldas obtidas. Preliminarmente, determinou-se a faixa de parâmetros de soldagem adequada para um processo industrial. O primeiro par de eletrodo utilizado foi levado até o final de sua vida útil. A seguir, os demais pares efetuaram 25, 50 e 75% do número de pontos de solda realizados pelo primeiro. Os eletrodos foram, então, seccionados transversalmente e sua extremidade de contato foi analisada por microscopia óptica, eletrônica de varredura e espectroscopia por dispersão de energia. Verificou-se que a vida útil dos eletrodos utilizados na soldagem do aço com revestimento de Zn foi consideravelmente menor que a dos eletrodos utilizados na soldagem do aço com revestimento de liga Zn-Fe e que na soldagem de um mesmo tipo de aço revestido, o eletrodo de Cu/Zr apresentou vida útil maior do que o eletrodo de Cu/Cr/Zr devido à sua maior condutibilidade térmica e elétrica. Observou-se, também, que a qualidade das soldas decresceu em função do número de pontos de solda devido ao desgaste progressivo dos eletrodos.
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