Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Júlio César Guimarães
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20973
Resumo: O interesse da indústria automobilística, por materiais que apresentam melhores propriedades quanto à resistência à corrosão tem levado a um contínuo desenvolvimento de técnicas de análise dos materiais quanto à corrosão, que permitam resultados em um curto período de tempo. O método scribe , técnica já padronizada para estudar-se a corrosão de aços revestidos que se baseia na danificação da amostra com um risco, demanda tempos de análise da corrosão usualmente grandes. Neste trabalho, utilizou-se um novo método de danificação da pintura para a análise de propagação da corrosão em chapas de aço galvanizadas e pintadas. O método se baseia na observação de que a propagação da corrosão sobre o filme de tinta é precedido pela formação de ferrugem vermelha na área exposta. Esta nova técnica chamada de spoface cria uma grande e não protegida área de danificação, de modo a reduzir o poder de proteção da camada de sacrifício ao aumentar significativamente a relação de área catódica/anódica, reduzindo-se assim bastante o tempo de incubação para a formação da ferrugem vermelha, o que encurta o tempo necessário para a realização do teste. Os testes foram realizados com chapas de aço revestidas com Galvanneal, chapas eletrozincadas e chapas zincadas com cristais minimizados, todas pintadas em linha industrial automotiva, foi realizado em cada cp uma danificação pelo método de spotface e uma pelo método de scribe e as amostras foram ensaiadas em ciclos acelerados de corrosão Scab corrosion in door. Os resultados da técnica spotface indicam uma redução em cerca de 3 vezes no tempo total do ensaio, quando comparado ao método scribe , apresentando propagação da corrosão de forma semelhante àquele método.
id UFF-2_e536e34f85b287b11293a24f39abd289
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20973
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidosCorrosão e anticorrosivosRevestimentosSpotface (técnica)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAO interesse da indústria automobilística, por materiais que apresentam melhores propriedades quanto à resistência à corrosão tem levado a um contínuo desenvolvimento de técnicas de análise dos materiais quanto à corrosão, que permitam resultados em um curto período de tempo. O método scribe , técnica já padronizada para estudar-se a corrosão de aços revestidos que se baseia na danificação da amostra com um risco, demanda tempos de análise da corrosão usualmente grandes. Neste trabalho, utilizou-se um novo método de danificação da pintura para a análise de propagação da corrosão em chapas de aço galvanizadas e pintadas. O método se baseia na observação de que a propagação da corrosão sobre o filme de tinta é precedido pela formação de ferrugem vermelha na área exposta. Esta nova técnica chamada de spoface cria uma grande e não protegida área de danificação, de modo a reduzir o poder de proteção da camada de sacrifício ao aumentar significativamente a relação de área catódica/anódica, reduzindo-se assim bastante o tempo de incubação para a formação da ferrugem vermelha, o que encurta o tempo necessário para a realização do teste. Os testes foram realizados com chapas de aço revestidas com Galvanneal, chapas eletrozincadas e chapas zincadas com cristais minimizados, todas pintadas em linha industrial automotiva, foi realizado em cada cp uma danificação pelo método de spotface e uma pelo método de scribe e as amostras foram ensaiadas em ciclos acelerados de corrosão Scab corrosion in door. Os resultados da técnica spotface indicam uma redução em cerca de 3 vezes no tempo total do ensaio, quando comparado ao método scribe , apresentando propagação da corrosão de forma semelhante àquele método.Programa de Pós-graduação em Engenharia MetalúrgicaEngenharia metalúrgicaRibas, Paulo Roberto FogaçaCPF:20000900622http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781820U6Carneiro, Júlio César Guimarães2021-03-10T20:51:40Z2007-02-132021-03-10T20:51:40Z1998-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20973porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:40Zoai:app.uff.br:1/20973Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:35.794160Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
title Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
spellingShingle Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
Carneiro, Júlio César Guimarães
Corrosão e anticorrosivos
Revestimentos
Spotface (técnica)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
title_short Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
title_full Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
title_fullStr Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
title_full_unstemmed Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
title_sort Avaliação da técnica "spotface" na análise da corrosão de aços revestidos
author Carneiro, Júlio César Guimarães
author_facet Carneiro, Júlio César Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribas, Paulo Roberto Fogaça
CPF:20000900622
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781820U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Júlio César Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Corrosão e anticorrosivos
Revestimentos
Spotface (técnica)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
topic Corrosão e anticorrosivos
Revestimentos
Spotface (técnica)
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description O interesse da indústria automobilística, por materiais que apresentam melhores propriedades quanto à resistência à corrosão tem levado a um contínuo desenvolvimento de técnicas de análise dos materiais quanto à corrosão, que permitam resultados em um curto período de tempo. O método scribe , técnica já padronizada para estudar-se a corrosão de aços revestidos que se baseia na danificação da amostra com um risco, demanda tempos de análise da corrosão usualmente grandes. Neste trabalho, utilizou-se um novo método de danificação da pintura para a análise de propagação da corrosão em chapas de aço galvanizadas e pintadas. O método se baseia na observação de que a propagação da corrosão sobre o filme de tinta é precedido pela formação de ferrugem vermelha na área exposta. Esta nova técnica chamada de spoface cria uma grande e não protegida área de danificação, de modo a reduzir o poder de proteção da camada de sacrifício ao aumentar significativamente a relação de área catódica/anódica, reduzindo-se assim bastante o tempo de incubação para a formação da ferrugem vermelha, o que encurta o tempo necessário para a realização do teste. Os testes foram realizados com chapas de aço revestidas com Galvanneal, chapas eletrozincadas e chapas zincadas com cristais minimizados, todas pintadas em linha industrial automotiva, foi realizado em cada cp uma danificação pelo método de spotface e uma pelo método de scribe e as amostras foram ensaiadas em ciclos acelerados de corrosão Scab corrosion in door. Os resultados da técnica spotface indicam uma redução em cerca de 3 vezes no tempo total do ensaio, quando comparado ao método scribe , apresentando propagação da corrosão de forma semelhante àquele método.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-29
2007-02-13
2021-03-10T20:51:40Z
2021-03-10T20:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20973
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823700708687872