Contrato de metas: o caso do Hospital Universitário Antônio Pedro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Priscila de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8799
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar o cumprimento da pactuação do contrato de metas entre o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e a Fundação Municipal de Saúde de Niterói no período de 2002 a 2012, no que tange ao atendimento em emergência e procedimentos de média e alta complexidade nas áreas selecionadas. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa de caráter principalmente exploratório e descritivo. O Hospital Universitário Antônio Pedro que até o ano de 2008 tinha um Serviço de Emergência aberto à população para demanda espontânea, passa a funcionar de forma referenciada. No que tange aos procedimentos realizados neste período de 2008 a 2012, observamos que os procedimentos de caráter de atendimento eletivo, ou seja, que podem ser agendados e sem caráter de urgência tiveram um acréscimo em detrimento dos atendimentos de caráter de atendimento de urgência que diminuíram. Através da evolução dos procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade realizados nos aparelhos circulatório, osteomuscular e nervoso central-periférico, no período de 2003 a 2012, observou-se que o ano de 2006 em todas as especialidades foi o ano que houve o maior registro de procedimentos cirúrgicos em todas as especialidades selecionadas e que no ano de 2008, ano que o Serviço de Emergência tornou-se referenciado, houve o menor registro em todas as especialidades. Tudo indica que a restrição do acesso ao Serviço pode ter possibilitado a redução de procedimentos de média e alta complexidade, já que pacientes que estão em estado grave necessitam de uma intervenção cirúrgica em tempo oportuno e as dificuldades de comunicação entre o HUAP e a Central de Regulação impedem este encaminhamento. A partir de 2008, foi possível comparar os procedimentos de média e alta complexidade nas especialidades selecionadas e verificou-se que os procedimentos de alta complexidade aumentaram e os procedimentos de média complexidade diminuíram, demonstrando uma tendência do HUAP em se tornar cada vez mais um centro de referência em alta complexidade
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No que tange aos procedimentos realizados neste período de 2008 a 2012, observamos que os procedimentos de caráter de atendimento eletivo, ou seja, que podem ser agendados e sem caráter de urgência tiveram um acréscimo em detrimento dos atendimentos de caráter de atendimento de urgência que diminuíram. Através da evolução dos procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade realizados nos aparelhos circulatório, osteomuscular e nervoso central-periférico, no período de 2003 a 2012, observou-se que o ano de 2006 em todas as especialidades foi o ano que houve o maior registro de procedimentos cirúrgicos em todas as especialidades selecionadas e que no ano de 2008, ano que o Serviço de Emergência tornou-se referenciado, houve o menor registro em todas as especialidades. Tudo indica que a restrição do acesso ao Serviço pode ter possibilitado a redução de procedimentos de média e alta complexidade, já que pacientes que estão em estado grave necessitam de uma intervenção cirúrgica em tempo oportuno e as dificuldades de comunicação entre o HUAP e a Central de Regulação impedem este encaminhamento. A partir de 2008, foi possível comparar os procedimentos de média e alta complexidade nas especialidades selecionadas e verificou-se que os procedimentos de alta complexidade aumentaram e os procedimentos de média complexidade diminuíram, demonstrando uma tendência do HUAP em se tornar cada vez mais um centro de referência em alta complexidadeThis study’s objective is to evaluate the accomplishment of the goals pact contract between “Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP)” and “Fundação Municipal de Saúde de Niterói” in the 2002-2012 period, regarding the emergency treatment and medium and high complexity procedures in the selected areas. It’s a case study with quantitative approach, mainly exploratory and descriptive. Hospital Antônio Pedro, which had until the year 2008 an Emergency Service opened to the population for spontaneous demand, is now working in a referred way. Regarding the procedures taken place in this 2008-2012 period, we observed that the elective procedures, the ones that can be scheduled and that have no urgency, increased, over the urgent ones, that decreased. Through the evolution of the medium and high complexity surgical procedures performed in the circulatory, musculoskeletal and central-peripheral nervous systems in the 2003-2012 period, we observed that the year 2006, in all its specialties, was the year in which there was the biggest record of surgical procedures and in the year 2008, when the Emergency Service became referred, there was the smallest record in every specialty. It all indicates that the restriction of access to the Service may have enabled the reduction of the medium and high complexity procedures, since the patients in serious condition need a fast surgical intervention and the communication difficulties between HUAP and “Central de Regulação” stop this routing. Since 2008, it was possible to compare the medium and high complexity procedures in the selected specialties and it has been verified that the high complexity procedures increased and the medium complexity decreased, demonstrating a HUAP tendency to become increasingly a high complexity referral centre99 f.NiteróiSilva Júnior, Aluísio Gomes daCarâp, Leonardo JustinLima, Sheyla Maria LemosBerenger, Mercedes Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6384843046406051http://lattes.cnpq.br/9187474194134055http://lattes.cnpq.br/2895454893247785http://lattes.cnpq.br/4242682047643413http://lattes.cnpq.br/3073819112244458Gomes, Priscila de Sousa2019-03-14T14:53:54Z2019-03-14T14:53:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Priscila de Sousa. Contrato de metas: o caso do Hospital Universitário Antônio Pedro. 2014. 99 f. 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