Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Adrielly Ribas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26188
Resumo: Esse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza abordagem do tipo etnográfica, bem como revisão bibliográfica. Para fundamentar essa pesquisa tivemos como referência os trabalhos de Pierre Lévy (1991) e seus estudos sobre ciberespaço, bem como bell hooks, (2018) e Paulo Freire (1989), e seus trabalhos em defesa de uma educação libertadora. Tomamos por base também os trabalhos de Marcelle Pereira, (2010), Fernanda Castro (2018) e Frieda Martí (2021) sobre os estudos da dimensão educativa dos museus e sua função social, a Política Nacional de Educação Museal, e sobre as práticas e fundamentos da educação museal online, respectivamente. Os campos selecionados para o estudo das práticas de educação museal foram os museus da República, do Amanhã e da Maré. A escolha dos campos se deu pelos museus apresentarem historicidades diversas, propostas distintas e localidades em diferentes pontos da cidade. Diante disso, esse estudo tem como intuito apreender e contextualizar, quais são as práticas de educação museal existentes nessas instituições, ratificar o caráter teórico-prático próprio dos museus em sua dimensão educativa, e as ações de educação museal online diante do impacto da pandemia nos museus estudados.
id UFF-2_e660eb8137d6fa39d536899ab45404b2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26188
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.Educação MusealEducação Museal onlinePolítica Nacional de Educação MusealDimensão Educativa dos MuseusMuseu da RepúblicaMuseu do AmanhãMuseu da MaréPolítica de ensinoMuseuEducaçãoMuseum EducationOnline Museum EducationNational Policy on Museum EducationEducational Dimension of MuseumsMuseum of the RepublicMuseum of TomorrowMuseum of MaréEsse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza abordagem do tipo etnográfica, bem como revisão bibliográfica. Para fundamentar essa pesquisa tivemos como referência os trabalhos de Pierre Lévy (1991) e seus estudos sobre ciberespaço, bem como bell hooks, (2018) e Paulo Freire (1989), e seus trabalhos em defesa de uma educação libertadora. Tomamos por base também os trabalhos de Marcelle Pereira, (2010), Fernanda Castro (2018) e Frieda Martí (2021) sobre os estudos da dimensão educativa dos museus e sua função social, a Política Nacional de Educação Museal, e sobre as práticas e fundamentos da educação museal online, respectivamente. Os campos selecionados para o estudo das práticas de educação museal foram os museus da República, do Amanhã e da Maré. A escolha dos campos se deu pelos museus apresentarem historicidades diversas, propostas distintas e localidades em diferentes pontos da cidade. Diante disso, esse estudo tem como intuito apreender e contextualizar, quais são as práticas de educação museal existentes nessas instituições, ratificar o caráter teórico-prático próprio dos museus em sua dimensão educativa, e as ações de educação museal online diante do impacto da pandemia nos museus estudados.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation seeks, within the context of the National Policy for Museum Education, to examine the foundation and practices in the field of museum education and online museum education. It draws from a qualitative research approach, based on an ethnography, as well as a literature review. To support this research, I bridge the scholarship of Pierre Lévy (1991), and his studies on cyberspace, as well as bell hooks, (2018) and Paulo Freire (1989), and their work in defense of a liberatory education. I also draw on the work of Marcelle Pereira (2010), Fernanda Castro (2018) and Frieda Martí (2021) on the studies of the educational dimension of museums and their social function, the national policy of museum education, and on the practices and foundations of online museum education, respectively. The selected case studies for the study of museum education practices were the Museum of the Republic (Museu da República), the Museum of Tomorrow (Museu da Amanhã), and the Museum of Maré (Museu da Maré). These museums demonstrate different historicities, proposals, and locations in the city. Therefore, this study aims to understand and contextualize what museum education practices exist in these institutions, ratify the theoretical-practical character of these museums in their educational dimension, and in light of the impact of the pandemic, each museum's online education initiatives.202 p.Andrade, Everardo Paiva deCosta, Carina MartinsCastro, Fernanda Santana Rabello deAraújo, Helena Maria MarquesPaladino, MarianaFerreira, Rodrigo de AlmeidaMorais, Adrielly Ribas2022-09-01T17:14:46Z2022-09-01T17:14:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMORAIS, Adrielly Ribas. Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26188CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-01T17:14:50Zoai:app.uff.br:1/26188Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-09-01T17:14:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
title Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
spellingShingle Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
Morais, Adrielly Ribas
Educação Museal
Educação Museal online
Política Nacional de Educação Museal
Dimensão Educativa dos Museus
Museu da República
Museu do Amanhã
Museu da Maré
Política de ensino
Museu
Educação
Museum Education
Online Museum Education
National Policy on Museum Education
Educational Dimension of Museums
Museum of the Republic
Museum of Tomorrow
Museum of Maré
title_short Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
title_full Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
title_fullStr Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
title_full_unstemmed Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
title_sort Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã.
author Morais, Adrielly Ribas
author_facet Morais, Adrielly Ribas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Everardo Paiva de
Costa, Carina Martins
Castro, Fernanda Santana Rabello de
Araújo, Helena Maria Marques
Paladino, Mariana
Ferreira, Rodrigo de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Adrielly Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Museal
Educação Museal online
Política Nacional de Educação Museal
Dimensão Educativa dos Museus
Museu da República
Museu do Amanhã
Museu da Maré
Política de ensino
Museu
Educação
Museum Education
Online Museum Education
National Policy on Museum Education
Educational Dimension of Museums
Museum of the Republic
Museum of Tomorrow
Museum of Maré
topic Educação Museal
Educação Museal online
Política Nacional de Educação Museal
Dimensão Educativa dos Museus
Museu da República
Museu do Amanhã
Museu da Maré
Política de ensino
Museu
Educação
Museum Education
Online Museum Education
National Policy on Museum Education
Educational Dimension of Museums
Museum of the Republic
Museum of Tomorrow
Museum of Maré
description Esse trabalho busca, dentro do contexto da Política Nacional de Educação Museal, lançar um olhar para o fundamento e as práticas do campo da educação museal e educação museal online. Para tanto, a pesquisa de cunho qualitativo utiliza abordagem do tipo etnográfica, bem como revisão bibliográfica. Para fundamentar essa pesquisa tivemos como referência os trabalhos de Pierre Lévy (1991) e seus estudos sobre ciberespaço, bem como bell hooks, (2018) e Paulo Freire (1989), e seus trabalhos em defesa de uma educação libertadora. Tomamos por base também os trabalhos de Marcelle Pereira, (2010), Fernanda Castro (2018) e Frieda Martí (2021) sobre os estudos da dimensão educativa dos museus e sua função social, a Política Nacional de Educação Museal, e sobre as práticas e fundamentos da educação museal online, respectivamente. Os campos selecionados para o estudo das práticas de educação museal foram os museus da República, do Amanhã e da Maré. A escolha dos campos se deu pelos museus apresentarem historicidades diversas, propostas distintas e localidades em diferentes pontos da cidade. Diante disso, esse estudo tem como intuito apreender e contextualizar, quais são as práticas de educação museal existentes nessas instituições, ratificar o caráter teórico-prático próprio dos museus em sua dimensão educativa, e as ações de educação museal online diante do impacto da pandemia nos museus estudados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T17:14:46Z
2022-09-01T17:14:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Adrielly Ribas. Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26188
identifier_str_mv MORAIS, Adrielly Ribas. Práticas, fundamentos e conceitos da educação museal: um estudo sobre as práticas educativas nos museus da República, da Maré e do Amanhã. 2022. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838690738700288