Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674 |
Resumo: | O presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletiva |
id |
UFF-2_e6f6041f0517a19970bf3b5b9ede2bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14674 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visõesCompostagemResíduo orgânicoAgricultura urbanaEducação ambientalAvaliaçãoCompostagemResíduo orgânicoEducação ambientalAgricultura urbanaCompostingOrganic residueUrban agricultureEnvironmental educationEvaluationO presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletivaThe present study seeks to describe and analyse experiences in composting workshops and to evaluate from the point of view of the interests and propositions of the participants involved. The methodological stage suggests bibliographic and documental research, such as field research through workshops registered by reports, fotographs and semi-structured interviews. The theoretical moment was divided by the themes world vision, knowledge building, the problem, impact and technical response as a pedagogical strategy on planning environmental educational activities. Beyond theorical references, the empirical moment evaluates field observations and interviews, each one in three categories, respectively: group/project characteristics, workshop process and its crafts and the expected and obtained results; motive-interest, learning-result and critical-evaluation-proposal. As synthesis, the analytical moment presents relations produced in the stages of the study. The results show potential in theoretical and ethical references as basic tools to pre-planning of workshops and to the elaborated questions. The systemic vision contributes to the construction of dialogues and exchanges. Shared management toold reinforce the coletive participation processUniversidade Federal FluminenseNiteróiPires, Armando CyprianoCavalcanti, Viviane FernandezSoares, Lorena PortelaDelpupo, Laís Waeger2020-08-19T14:33:55Z2020-08-19T14:33:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDELPUPO, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T15:33:19Zoai:app.uff.br:1/14674Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:53.111272Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
title |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
spellingShingle |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões Delpupo, Laís Waeger Compostagem Resíduo orgânico Agricultura urbana Educação ambiental Avaliação Compostagem Resíduo orgânico Educação ambiental Agricultura urbana Composting Organic residue Urban agriculture Environmental education Evaluation |
title_short |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
title_full |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
title_fullStr |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
title_full_unstemmed |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
title_sort |
Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões |
author |
Delpupo, Laís Waeger |
author_facet |
Delpupo, Laís Waeger |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Armando Cypriano Cavalcanti, Viviane Fernandez Soares, Lorena Portela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delpupo, Laís Waeger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compostagem Resíduo orgânico Agricultura urbana Educação ambiental Avaliação Compostagem Resíduo orgânico Educação ambiental Agricultura urbana Composting Organic residue Urban agriculture Environmental education Evaluation |
topic |
Compostagem Resíduo orgânico Agricultura urbana Educação ambiental Avaliação Compostagem Resíduo orgânico Educação ambiental Agricultura urbana Composting Organic residue Urban agriculture Environmental education Evaluation |
description |
O presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletiva |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-19T14:33:55Z 2020-08-19T14:33:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DELPUPO, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674 Aluno de graduação |
identifier_str_mv |
DELPUPO, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019. Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823716032577536 |