Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delpupo, Laís Waeger
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674
Resumo: O presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletiva
id UFF-2_e6f6041f0517a19970bf3b5b9ede2bf1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14674
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visõesCompostagemResíduo orgânicoAgricultura urbanaEducação ambientalAvaliaçãoCompostagemResíduo orgânicoEducação ambientalAgricultura urbanaCompostingOrganic residueUrban agricultureEnvironmental educationEvaluationO presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletivaThe present study seeks to describe and analyse experiences in composting workshops and to evaluate from the point of view of the interests and propositions of the participants involved. The methodological stage suggests bibliographic and documental research, such as field research through workshops registered by reports, fotographs and semi-structured interviews. The theoretical moment was divided by the themes world vision, knowledge building, the problem, impact and technical response as a pedagogical strategy on planning environmental educational activities. Beyond theorical references, the empirical moment evaluates field observations and interviews, each one in three categories, respectively: group/project characteristics, workshop process and its crafts and the expected and obtained results; motive-interest, learning-result and critical-evaluation-proposal. As synthesis, the analytical moment presents relations produced in the stages of the study. The results show potential in theoretical and ethical references as basic tools to pre-planning of workshops and to the elaborated questions. The systemic vision contributes to the construction of dialogues and exchanges. Shared management toold reinforce the coletive participation processUniversidade Federal FluminenseNiteróiPires, Armando CyprianoCavalcanti, Viviane FernandezSoares, Lorena PortelaDelpupo, Laís Waeger2020-08-19T14:33:55Z2020-08-19T14:33:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDELPUPO, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T15:33:19Zoai:app.uff.br:1/14674Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:53.111272Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
title Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
spellingShingle Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
Delpupo, Laís Waeger
Compostagem
Resíduo orgânico
Agricultura urbana
Educação ambiental
Avaliação
Compostagem
Resíduo orgânico
Educação ambiental
Agricultura urbana
Composting
Organic residue
Urban agriculture
Environmental education
Evaluation
title_short Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
title_full Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
title_fullStr Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
title_full_unstemmed Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
title_sort Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões
author Delpupo, Laís Waeger
author_facet Delpupo, Laís Waeger
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Armando Cypriano
Cavalcanti, Viviane Fernandez
Soares, Lorena Portela
dc.contributor.author.fl_str_mv Delpupo, Laís Waeger
dc.subject.por.fl_str_mv Compostagem
Resíduo orgânico
Agricultura urbana
Educação ambiental
Avaliação
Compostagem
Resíduo orgânico
Educação ambiental
Agricultura urbana
Composting
Organic residue
Urban agriculture
Environmental education
Evaluation
topic Compostagem
Resíduo orgânico
Agricultura urbana
Educação ambiental
Avaliação
Compostagem
Resíduo orgânico
Educação ambiental
Agricultura urbana
Composting
Organic residue
Urban agriculture
Environmental education
Evaluation
description O presente estudo busca descrever e analisar vivênvias em oficinas de compostagem e avaliar sob a ótica dos interesses e proposições dos participantes envolvidos. A etapa metodológica propõe pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisas de campo através de oficinas, registradas por relatórios, fotografias e entrevistas semi-estruturadas. O momento teórico foi subdividido pelos temas visão de mundo, construção do conhecimento, o problema, impacto e resposta técnica como estratégia pedagógica no planejamento de atividades educativas ambientais. Além de referências teóricas, o momento empírico avalia as observações de campo e entrevistas, cada uma em três categorias, respectivamente: características do grupo/projeto, processo da oficina e sua artesania e os resultados esperados e obtidos; interesse-motivo, resultado-aprendizado e crítica-avaliação-proposição. Como síntese, o momento analítico apresenta relações produzidas nas etapas do estudo. Os resultados evidenciam potencial em referenciais teóricos e éticos como ferramentas básicas para planejamento prévio de oficinas e às questões elaboradas. A visão sistêmica contribui para construção de diálogos e trocas. Ferramentas de gestão compartilhada reforçam o processo de participação coletiva
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-19T14:33:55Z
2020-08-19T14:33:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELPUPO, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674
Aluno de graduação
identifier_str_mv DELPUPO, Laís Waeger. Avaliação de práticas educativas de compostagem: multi interesses e visões. 2019. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823716032577536