Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roedel, Ricardo Lazera
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tavares, Ronaldo da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7034
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e a simulação numérica de um modelo matemático para descrever o comportamento dinâmico de um motor ciclo Otto, monocilindro, à gasolina. Inicialmente foram realizados estudos para entender o funcionamento termodinâmico do motor. Foram utilizados dois modelos matemáticos para descrever os comportamentos termodinâmico e dinâmico do motor. O modelo termodinâmico foi desenvolvido com base na literatura especializada com sua implementação no MatLab®. O modelo dinâmico desenvolvido foi implementado com auxílio do Simulink® e teve um comportamento coerente com o que era esperado. Os parâmetros utilizados nas simulações do modelo foram obtidos na literatura especializada. Após a implementação numérica do modelo dinâmico, este foi acoplado ao modelo termodinâmico para simulação. Finalmente são apresentadas conclusões e propostas para o prosseguimento do trabalho
id UFF-2_e6f91544f576ab83168a320bc2d781e2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7034
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão internaMotor combustão internaMotor ciclo OttoModelo matemáticoMotor de combustão internaModelo matemáticoSistema dinâmicoInternal combustion engineOtto cycle engineMathematical modelO presente trabalho apresenta o desenvolvimento e a simulação numérica de um modelo matemático para descrever o comportamento dinâmico de um motor ciclo Otto, monocilindro, à gasolina. Inicialmente foram realizados estudos para entender o funcionamento termodinâmico do motor. Foram utilizados dois modelos matemáticos para descrever os comportamentos termodinâmico e dinâmico do motor. O modelo termodinâmico foi desenvolvido com base na literatura especializada com sua implementação no MatLab®. O modelo dinâmico desenvolvido foi implementado com auxílio do Simulink® e teve um comportamento coerente com o que era esperado. Os parâmetros utilizados nas simulações do modelo foram obtidos na literatura especializada. Após a implementação numérica do modelo dinâmico, este foi acoplado ao modelo termodinâmico para simulação. Finalmente são apresentadas conclusões e propostas para o prosseguimento do trabalhoThis work presents the development and numerical simulation of a mathematical model to describe the dynamic behavior of a gasoline Otto cycle, single cylinder engine. Initially studies were carried out to understand the thermodynamic functioning of the engine. Two mathematical models were used to describe the thermodynamic and dynamic behavior of the motor. The thermodynamic model was developed based on the specialized literature with its implementation in MatLab®. The developed dynamic model was implemented with the aid of Simulink® and had a behavior consistent with what was expected. The parameters used in the simulations of the model were obtained in the specialized literature. After the numerical implementation of the dynamic model, it was coupled to the thermodynamic model for simulation. Finally conclusions and proposals are presented for the continuation of the workPedroza, Bruno CamposKanizawa, Fabio ToshioPardal, Juan ManuelRoedel, Ricardo LazeraTavares, Ronaldo da Silva2018-07-18T13:38:31Z2018-07-18T13:38:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7034http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-03T18:41:45Zoai:app.uff.br:1/7034Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:16.703121Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
title Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
spellingShingle Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
Roedel, Ricardo Lazera
Motor combustão interna
Motor ciclo Otto
Modelo matemático
Motor de combustão interna
Modelo matemático
Sistema dinâmico
Internal combustion engine
Otto cycle engine
Mathematical model
title_short Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
title_full Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
title_fullStr Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
title_full_unstemmed Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
title_sort Modelo dinâmico de um motor monocilindro de combustão interna
author Roedel, Ricardo Lazera
author_facet Roedel, Ricardo Lazera
Tavares, Ronaldo da Silva
author_role author
author2 Tavares, Ronaldo da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedroza, Bruno Campos
Kanizawa, Fabio Toshio
Pardal, Juan Manuel
dc.contributor.author.fl_str_mv Roedel, Ricardo Lazera
Tavares, Ronaldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Motor combustão interna
Motor ciclo Otto
Modelo matemático
Motor de combustão interna
Modelo matemático
Sistema dinâmico
Internal combustion engine
Otto cycle engine
Mathematical model
topic Motor combustão interna
Motor ciclo Otto
Modelo matemático
Motor de combustão interna
Modelo matemático
Sistema dinâmico
Internal combustion engine
Otto cycle engine
Mathematical model
description O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e a simulação numérica de um modelo matemático para descrever o comportamento dinâmico de um motor ciclo Otto, monocilindro, à gasolina. Inicialmente foram realizados estudos para entender o funcionamento termodinâmico do motor. Foram utilizados dois modelos matemáticos para descrever os comportamentos termodinâmico e dinâmico do motor. O modelo termodinâmico foi desenvolvido com base na literatura especializada com sua implementação no MatLab®. O modelo dinâmico desenvolvido foi implementado com auxílio do Simulink® e teve um comportamento coerente com o que era esperado. Os parâmetros utilizados nas simulações do modelo foram obtidos na literatura especializada. Após a implementação numérica do modelo dinâmico, este foi acoplado ao modelo termodinâmico para simulação. Finalmente são apresentadas conclusões e propostas para o prosseguimento do trabalho
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-18T13:38:31Z
2018-07-18T13:38:31Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7034
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823617903689728