O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678 |
Resumo: | Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavra |
id |
UFF-2_e6ffda9ced6a6ecd5877b5fc5926c1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15678 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escutaNarrativaEducação popularCultura popularExperiênciaEducação popularCultura popularLinguagem oralArte de contar históriaNarrativaNarracionEducación popularCultura popularExperienciaEsta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta Tesis trata de pensar el encuentro entre el educar y el narrar. Para eso, compone el retrato del educadornarrador que se constituye por la palabra y por la escucha. Experiencia, educación popular, cultura popular, palabra y cotidiano nos inspiran a pensar el universo del narrador tradicional y del contemporáneo, los posibles modos como él aprende su arte en su contexto cultural, como también a problematizar el tono de la sabiduría heredada, de la figura idealizada del narrador. El Acto de narrar como un acto de conocimiento. Narrar experiencias crea un ciclo de aprendizajes: aprende quien escucha, quien narra, quien escribe, quien lee. Con el pensamiento de Paulo Freire fueron abiertos los caminos para la creencia en la posibilidad de aprendizaje a partir de la fuerza de la palabra, del recorrido de la vida y de la acción. Para comprender estas relaciones, el lector encontrara en la narrativa un camino de búsqueda y de formación, instaurada en la experiencia. En diálogo con pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, profesores y otros educadoresnarradores brasileiros, este estudio es una invitación para transitar de manera reflexiva por la historia de la Educación Popular en Brasil y en América Latina a partir de la Cultura Popular, por los ritmos, lentitudes y pausas de la palabra, por las conversaciones fecundas entre la educadoranarradorainvestigadora y sus intercesores, por el fenómeno de la narración oral en la actualidad y sus espaciostiempos en la práctica docente. Una tesis que pide permiso para despertar y ser despertada por el amor y la fuerza de la palabra188 f.Pérez, Carmen Lúcia VidalValle, Maria Teresa Esteban doResende, FernandoTavares, Maria Tereza GoudardChagas, MárioBrandão, Carlos RodriguesEstevão, Sebastiãohttp://lattes.cnpq.br/3606153889313095http://lattes.cnpq.br/0646181238100482Miguel, Aline Cântia Corrêa2020-10-30T18:51:07Z2020-10-30T18:51:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMIGUEL, Aline Cântia Corrêa. O educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T21:23:30Zoai:app.uff.br:1/15678Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:43.577631Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
title |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
spellingShingle |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta Miguel, Aline Cântia Corrêa Narrativa Educação popular Cultura popular Experiência Educação popular Cultura popular Linguagem oral Arte de contar história Narrativa Narracion Educación popular Cultura popular Experiencia |
title_short |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
title_full |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
title_fullStr |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
title_full_unstemmed |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
title_sort |
O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta |
author |
Miguel, Aline Cântia Corrêa |
author_facet |
Miguel, Aline Cântia Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pérez, Carmen Lúcia Vidal Valle, Maria Teresa Esteban do Resende, Fernando Tavares, Maria Tereza Goudard Chagas, Mário Brandão, Carlos Rodrigues Estevão, Sebastião http://lattes.cnpq.br/3606153889313095 http://lattes.cnpq.br/0646181238100482 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Aline Cântia Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Educação popular Cultura popular Experiência Educação popular Cultura popular Linguagem oral Arte de contar história Narrativa Narracion Educación popular Cultura popular Experiencia |
topic |
Narrativa Educação popular Cultura popular Experiência Educação popular Cultura popular Linguagem oral Arte de contar história Narrativa Narracion Educación popular Cultura popular Experiencia |
description |
Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavra |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-10-30T18:51:07Z 2020-10-30T18:51:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIGUEL, Aline Cântia Corrêa. O educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678 |
identifier_str_mv |
MIGUEL, Aline Cântia Corrêa. O educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823681919254528 |