O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Aline Cântia Corrêa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678
Resumo: Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavra
id UFF-2_e6ffda9ced6a6ecd5877b5fc5926c1a4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15678
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escutaNarrativaEducação popularCultura popularExperiênciaEducação popularCultura popularLinguagem oralArte de contar históriaNarrativaNarracionEducación popularCultura popularExperienciaEsta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavraCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta Tesis trata de pensar el encuentro entre el educar y el narrar. Para eso, compone el retrato del educadornarrador que se constituye por la palabra y por la escucha. Experiencia, educación popular, cultura popular, palabra y cotidiano nos inspiran a pensar el universo del narrador tradicional y del contemporáneo, los posibles modos como él aprende su arte en su contexto cultural, como también a problematizar el tono de la sabiduría heredada, de la figura idealizada del narrador. El Acto de narrar como un acto de conocimiento. Narrar experiencias crea un ciclo de aprendizajes: aprende quien escucha, quien narra, quien escribe, quien lee. Con el pensamiento de Paulo Freire fueron abiertos los caminos para la creencia en la posibilidad de aprendizaje a partir de la fuerza de la palabra, del recorrido de la vida y de la acción. Para comprender estas relaciones, el lector encontrara en la narrativa un camino de búsqueda y de formación, instaurada en la experiencia. En diálogo con pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, profesores y otros educadoresnarradores brasileiros, este estudio es una invitación para transitar de manera reflexiva por la historia de la Educación Popular en Brasil y en América Latina a partir de la Cultura Popular, por los ritmos, lentitudes y pausas de la palabra, por las conversaciones fecundas entre la educadoranarradorainvestigadora y sus intercesores, por el fenómeno de la narración oral en la actualidad y sus espaciostiempos en la práctica docente. Una tesis que pide permiso para despertar y ser despertada por el amor y la fuerza de la palabra188 f.Pérez, Carmen Lúcia VidalValle, Maria Teresa Esteban doResende, FernandoTavares, Maria Tereza GoudardChagas, MárioBrandão, Carlos RodriguesEstevão, Sebastiãohttp://lattes.cnpq.br/3606153889313095http://lattes.cnpq.br/0646181238100482Miguel, Aline Cântia Corrêa2020-10-30T18:51:07Z2020-10-30T18:51:07Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMIGUEL, Aline Cântia Corrêa. O educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-02T21:23:30Zoai:app.uff.br:1/15678Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:43.577631Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
title O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
spellingShingle O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
Miguel, Aline Cântia Corrêa
Narrativa
Educação popular
Cultura popular
Experiência
Educação popular
Cultura popular
Linguagem oral
Arte de contar história
Narrativa
Narracion
Educación popular
Cultura popular
Experiencia
title_short O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
title_full O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
title_fullStr O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
title_full_unstemmed O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
title_sort O educadornarrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta
author Miguel, Aline Cântia Corrêa
author_facet Miguel, Aline Cântia Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez, Carmen Lúcia Vidal
Valle, Maria Teresa Esteban do
Resende, Fernando
Tavares, Maria Tereza Goudard
Chagas, Mário
Brandão, Carlos Rodrigues
Estevão, Sebastião
http://lattes.cnpq.br/3606153889313095
http://lattes.cnpq.br/0646181238100482
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Aline Cântia Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Educação popular
Cultura popular
Experiência
Educação popular
Cultura popular
Linguagem oral
Arte de contar história
Narrativa
Narracion
Educación popular
Cultura popular
Experiencia
topic Narrativa
Educação popular
Cultura popular
Experiência
Educação popular
Cultura popular
Linguagem oral
Arte de contar história
Narrativa
Narracion
Educación popular
Cultura popular
Experiencia
description Esta tese trata de pensar o encontro entre o educar e o narrar. Para isso, compõe o retrato do educadornarrador que se constitui pela palavra e pela escuta. Experiência, educação popular, cultura popular, palavra e cotidiano nos inspiram a pensar o universo do narrador tradicional e do contemporâneo, os possíveis modos como ele aprende sua arte em seu contexto cultural, assim como a problematizar o tônus da sabedoria herdada da figura idealizada do narrador. O ato de narrar como um ato de conhecimento. Narrar experiências cria um ciclo de aprendizagens: aprende quem escuta, quem narra, quem escreve, quem lê. Com o pensamento de Paulo Freire foram abertos os caminhos para a crença na possibilidade da aprendizagem a partir da força da palavra, do percurso de vida e de ação. Para compreender estas relações, o leitor encontrará na narrativa um caminho de pesquisa e de formação, instaurada na experiência. Em diálogo com pensadores como Carlos Rodrigues Brandão, Hampatê Bá, Jorge Larrosa, Walter Benjamin, Paul Zumthor, educadoresnarradores como Sebastião Farinhada, Boniface Ofogo e Silas da Fonseca, professores e outros educadoresnarradores brasileiros, este estudo é um convite para transitar de maneira reflexiva pela história da Educação Popular no Brasil e na América Latina a partir da Cultura Popular; pelos ritmos, lentidões e pausas da Palavra; pelas conversas fecundas entre a educadoranarradorapesquisadora e seus intercessores; pelo fenômeno da narração oral na atualidade e seus espaçostempos na prática docente. Uma tese que pede licença para acordar e ser acordada pela amorosidade e força da palavra
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-30T18:51:07Z
2020-10-30T18:51:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIGUEL, Aline Cântia Corrêa. O educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678
identifier_str_mv MIGUEL, Aline Cântia Corrêa. O educador narrador: uma trajetória pela palavra e pela escuta. 2017. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823681919254528