Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Ramon Coutinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21890
Resumo: Esta monografia tem por objetivo discutir o papel da educação intercultural no projeto de Residência Pedagógica no Intercultural Brasil-França. Parte-se do suposto que a interculturalidade é uma práxis essencial para a superação da educação como forma de manutenção da dominação da cultura hegemônica, bem como para a formação de estudantes do ensino médio. Três indagações norteiam a monografia: Que tipos de práticas interculturais são utilizadas objetivando uma educação emancipadora? De que maneira a interculturalidade pode contribuir com a formação dos alunos de Sociologia do ensino médio? Até que ponto o Programa Residência Pedagógica pode ser considerado uma ferramenta que põe em a interculturalidade em prática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, crítica, empregando estratégias como entrevista, questionários, observações feitas em campo e relatos de experiências. A revisão bibliográfica fundamenta-se nas análises de Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills e Taylor. Os conceitos centrais discutidos Interculturalidade, Multiculturalismo, Violência Simbólica e Imaginação Sociológica. As principais reflexões produzidas pela pesquisa são: Práticas como debates e discussões nas aulas de Sociologia, eventos de integração feitos na escola, domínio de um novo idioma e imersão em uma outra cultura são importantes na direção de uma educação emancipadora. Ademais, por meios das discussões e apresentação de conceitos das Ciências Sociais os estudantes lidam com a interculturalidade, entendendo que a diversidade é algo positivo e essencial para a vida em sociedade. Por fim, o Programa Residência Pedagógica constitui-se uma política pública que enriquece os sujeitos envolvidos nela por trazer novas visões de mundo para a escola por meio dos residentes e promover um contato importante entre Universidade e Escola Básica
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Até que ponto o Programa Residência Pedagógica pode ser considerado uma ferramenta que põe em a interculturalidade em prática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, crítica, empregando estratégias como entrevista, questionários, observações feitas em campo e relatos de experiências. A revisão bibliográfica fundamenta-se nas análises de Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills e Taylor. Os conceitos centrais discutidos Interculturalidade, Multiculturalismo, Violência Simbólica e Imaginação Sociológica. As principais reflexões produzidas pela pesquisa são: Práticas como debates e discussões nas aulas de Sociologia, eventos de integração feitos na escola, domínio de um novo idioma e imersão em uma outra cultura são importantes na direção de uma educação emancipadora. Ademais, por meios das discussões e apresentação de conceitos das Ciências Sociais os estudantes lidam com a interculturalidade, entendendo que a diversidade é algo positivo e essencial para a vida em sociedade. Por fim, o Programa Residência Pedagógica constitui-se uma política pública que enriquece os sujeitos envolvidos nela por trazer novas visões de mundo para a escola por meio dos residentes e promover um contato importante entre Universidade e Escola BásicaThis monograph aims to discuss the role of intercultural education in the project of Pedagogical Residency in Intercultural Brazil-France. It is assumed that interculturality is an essential praxis for overcoming education as a way of maintaining the dominance of hegemonic culture, as well as for the formation of high school students. Three questions guide the monograph: What kinds of intercultural practices are used for an emancipating education? How can interculturality contribute to the education of high school sociology students? To what extent can the Pedagogical Residency Program be considered a tool that puts interculturality into practice? It is a qualitative, critical research, employing strategies such as interview, questionnaires, field observations and experience reports. The literature review is based on the analyzes of Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills and Taylor. The central concepts discussed Interculturality, Multiculturalism, Symbolic Violence and Sociological Imagination. The main reflections produced by the research are: Practices such as debates and discussions in sociology classes, integration events made at school, mastery of a new language and immersion in another culture are important in the direction of an emancipating education. Moreover, by means of discussions and presentation of social science concepts students deal with interculturality, understanding that diversity is something positive and essential for life in society. Finally, the Pedagogical Residence Program is a public policy that enriches the subjects involved in it by bringing new worldviews to the school through the residents and promoting an important contact between University and Elementary SchoolUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daQueiroz, Paulo Pires deYamazaki, Alice AkemiCury, Ramon Coutinho2021-05-05T19:49:02Z2021-05-05T19:49:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCURY, Ramon Coutinho. Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora. 2019. 62f. 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