Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Ramon Coutinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21890
Resumo: Esta monografia tem por objetivo discutir o papel da educação intercultural no projeto de Residência Pedagógica no Intercultural Brasil-França. Parte-se do suposto que a interculturalidade é uma práxis essencial para a superação da educação como forma de manutenção da dominação da cultura hegemônica, bem como para a formação de estudantes do ensino médio. Três indagações norteiam a monografia: Que tipos de práticas interculturais são utilizadas objetivando uma educação emancipadora? De que maneira a interculturalidade pode contribuir com a formação dos alunos de Sociologia do ensino médio? Até que ponto o Programa Residência Pedagógica pode ser considerado uma ferramenta que põe em a interculturalidade em prática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, crítica, empregando estratégias como entrevista, questionários, observações feitas em campo e relatos de experiências. A revisão bibliográfica fundamenta-se nas análises de Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills e Taylor. Os conceitos centrais discutidos Interculturalidade, Multiculturalismo, Violência Simbólica e Imaginação Sociológica. As principais reflexões produzidas pela pesquisa são: Práticas como debates e discussões nas aulas de Sociologia, eventos de integração feitos na escola, domínio de um novo idioma e imersão em uma outra cultura são importantes na direção de uma educação emancipadora. Ademais, por meios das discussões e apresentação de conceitos das Ciências Sociais os estudantes lidam com a interculturalidade, entendendo que a diversidade é algo positivo e essencial para a vida em sociedade. Por fim, o Programa Residência Pedagógica constitui-se uma política pública que enriquece os sujeitos envolvidos nela por trazer novas visões de mundo para a escola por meio dos residentes e promover um contato importante entre Universidade e Escola Básica
id UFF-2_e7a95c8351656461469229c5c309c0bf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21890
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadoraInterculturalidadeEducação emancipadoraResidência pedagógicaIntercultural Brasil-FrançaVivências francófonasInterculturalidadeEducação interculturalEnsino de sociologiaEnsino médioInterculturalityEmancipatory educationPedagogical residenceIntercultural Brazil-FranceFrancophone experiencesEsta monografia tem por objetivo discutir o papel da educação intercultural no projeto de Residência Pedagógica no Intercultural Brasil-França. Parte-se do suposto que a interculturalidade é uma práxis essencial para a superação da educação como forma de manutenção da dominação da cultura hegemônica, bem como para a formação de estudantes do ensino médio. Três indagações norteiam a monografia: Que tipos de práticas interculturais são utilizadas objetivando uma educação emancipadora? De que maneira a interculturalidade pode contribuir com a formação dos alunos de Sociologia do ensino médio? Até que ponto o Programa Residência Pedagógica pode ser considerado uma ferramenta que põe em a interculturalidade em prática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, crítica, empregando estratégias como entrevista, questionários, observações feitas em campo e relatos de experiências. A revisão bibliográfica fundamenta-se nas análises de Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills e Taylor. Os conceitos centrais discutidos Interculturalidade, Multiculturalismo, Violência Simbólica e Imaginação Sociológica. As principais reflexões produzidas pela pesquisa são: Práticas como debates e discussões nas aulas de Sociologia, eventos de integração feitos na escola, domínio de um novo idioma e imersão em uma outra cultura são importantes na direção de uma educação emancipadora. Ademais, por meios das discussões e apresentação de conceitos das Ciências Sociais os estudantes lidam com a interculturalidade, entendendo que a diversidade é algo positivo e essencial para a vida em sociedade. Por fim, o Programa Residência Pedagógica constitui-se uma política pública que enriquece os sujeitos envolvidos nela por trazer novas visões de mundo para a escola por meio dos residentes e promover um contato importante entre Universidade e Escola BásicaThis monograph aims to discuss the role of intercultural education in the project of Pedagogical Residency in Intercultural Brazil-France. It is assumed that interculturality is an essential praxis for overcoming education as a way of maintaining the dominance of hegemonic culture, as well as for the formation of high school students. Three questions guide the monograph: What kinds of intercultural practices are used for an emancipating education? How can interculturality contribute to the education of high school sociology students? To what extent can the Pedagogical Residency Program be considered a tool that puts interculturality into practice? It is a qualitative, critical research, employing strategies such as interview, questionnaires, field observations and experience reports. The literature review is based on the analyzes of Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills and Taylor. The central concepts discussed Interculturality, Multiculturalism, Symbolic Violence and Sociological Imagination. The main reflections produced by the research are: Practices such as debates and discussions in sociology classes, integration events made at school, mastery of a new language and immersion in another culture are important in the direction of an emancipating education. Moreover, by means of discussions and presentation of social science concepts students deal with interculturality, understanding that diversity is something positive and essential for life in society. Finally, the Pedagogical Residence Program is a public policy that enriches the subjects involved in it by bringing new worldviews to the school through the residents and promoting an important contact between University and Elementary SchoolUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daQueiroz, Paulo Pires deYamazaki, Alice AkemiCury, Ramon Coutinho2021-05-05T19:49:02Z2021-05-05T19:49:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCURY, Ramon Coutinho. Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21890Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T18:04:37Zoai:app.uff.br:1/21890Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T18:04:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
title Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
spellingShingle Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
Cury, Ramon Coutinho
Interculturalidade
Educação emancipadora
Residência pedagógica
Intercultural Brasil-França
Vivências francófonas
Interculturalidade
Educação intercultural
Ensino de sociologia
Ensino médio
Interculturality
Emancipatory education
Pedagogical residence
Intercultural Brazil-France
Francophone experiences
title_short Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
title_full Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
title_fullStr Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
title_full_unstemmed Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
title_sort Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora
author Cury, Ramon Coutinho
author_facet Cury, Ramon Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Queiroz, Paulo Pires de
Yamazaki, Alice Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Ramon Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Educação emancipadora
Residência pedagógica
Intercultural Brasil-França
Vivências francófonas
Interculturalidade
Educação intercultural
Ensino de sociologia
Ensino médio
Interculturality
Emancipatory education
Pedagogical residence
Intercultural Brazil-France
Francophone experiences
topic Interculturalidade
Educação emancipadora
Residência pedagógica
Intercultural Brasil-França
Vivências francófonas
Interculturalidade
Educação intercultural
Ensino de sociologia
Ensino médio
Interculturality
Emancipatory education
Pedagogical residence
Intercultural Brazil-France
Francophone experiences
description Esta monografia tem por objetivo discutir o papel da educação intercultural no projeto de Residência Pedagógica no Intercultural Brasil-França. Parte-se do suposto que a interculturalidade é uma práxis essencial para a superação da educação como forma de manutenção da dominação da cultura hegemônica, bem como para a formação de estudantes do ensino médio. Três indagações norteiam a monografia: Que tipos de práticas interculturais são utilizadas objetivando uma educação emancipadora? De que maneira a interculturalidade pode contribuir com a formação dos alunos de Sociologia do ensino médio? Até que ponto o Programa Residência Pedagógica pode ser considerado uma ferramenta que põe em a interculturalidade em prática? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, crítica, empregando estratégias como entrevista, questionários, observações feitas em campo e relatos de experiências. A revisão bibliográfica fundamenta-se nas análises de Bourdieu, Passeron, Candau, Pires, Mills e Taylor. Os conceitos centrais discutidos Interculturalidade, Multiculturalismo, Violência Simbólica e Imaginação Sociológica. As principais reflexões produzidas pela pesquisa são: Práticas como debates e discussões nas aulas de Sociologia, eventos de integração feitos na escola, domínio de um novo idioma e imersão em uma outra cultura são importantes na direção de uma educação emancipadora. Ademais, por meios das discussões e apresentação de conceitos das Ciências Sociais os estudantes lidam com a interculturalidade, entendendo que a diversidade é algo positivo e essencial para a vida em sociedade. Por fim, o Programa Residência Pedagógica constitui-se uma política pública que enriquece os sujeitos envolvidos nela por trazer novas visões de mundo para a escola por meio dos residentes e promover um contato importante entre Universidade e Escola Básica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-05T19:49:02Z
2021-05-05T19:49:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CURY, Ramon Coutinho. Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21890
Aluno de Graduação
identifier_str_mv CURY, Ramon Coutinho. Interculturalidade e residência pedagógica: estratégias para uma educação emancipadora. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838739066519552