Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Dagles Henrique Sartori de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27672
Resumo: A Hérnia de Amyand corresponde a presença do apêndice cecal no interior do saco herniário inguinal, muitas vezes como um achado incidental, com a possibilidade de encontrá-lo normal, inflamado ou perfurado. Essas características favorecem a variabilidade clínica da doença, desde a abaulamentos na região inguinal a repercussões sistêmicas em decorrência de complicações durante o processo. O diagnóstico pré-operatório não é comum mesmo com o auxílio dos exames radiológicos que existem atualmente para complementar. Losanoff e Basson sugeriram a classificação em 4 tipos, baseando-se nos achados intra-operatórios, para o tratamento da hérnia. Entretanto, ainda existem algumas controvérsias em relação ao tratamento, principalmente no que tange a apendicectomia em apêndices sem alterações e no uso de telas para hernioplastia em apêndices inflamados.
id UFF-2_e8260c9c56e800f30c7e1bf008978c8f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27672
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?HérniaApendiciteA Hérnia de Amyand corresponde a presença do apêndice cecal no interior do saco herniário inguinal, muitas vezes como um achado incidental, com a possibilidade de encontrá-lo normal, inflamado ou perfurado. Essas características favorecem a variabilidade clínica da doença, desde a abaulamentos na região inguinal a repercussões sistêmicas em decorrência de complicações durante o processo. O diagnóstico pré-operatório não é comum mesmo com o auxílio dos exames radiológicos que existem atualmente para complementar. Losanoff e Basson sugeriram a classificação em 4 tipos, baseando-se nos achados intra-operatórios, para o tratamento da hérnia. Entretanto, ainda existem algumas controvérsias em relação ao tratamento, principalmente no que tange a apendicectomia em apêndices sem alterações e no uso de telas para hernioplastia em apêndices inflamados.Amyand's hernia corresponds to the presence of the cecal appendix inside the inguinal hernia sac, often as an incidental finding, with the possibility of finding it normal, inflamed or perforated. These characteristics favor the clinical variability of the disease, from bulging in the inguinal region to systemic repercussions due to complications during the process. The preoperative diagnosis is not common even with the help of radiological exams that currently exist to complement. Losanoff and Basson suggested classification into 4 types, based on intraoperative findings, for the treatment of hernia. However, there are still some controversies regarding treatment, especially regarding appendectomy in unaltered appendices and the use of meshes for hernioplasty in inflamed appendices.29 f.Araújo, Marcelo Sá dehttp://lattes.cnpq.br/8636575684390082http://lattes.cnpq.br/5637202577369136Araujo, Dagles Henrique Sartori de2023-01-24T12:43:32Z2023-01-24T12:43:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Dagles Henrique Sartori de. Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ? 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27672CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T12:43:35Zoai:app.uff.br:1/27672Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-24T12:43:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
title Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
spellingShingle Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
Araujo, Dagles Henrique Sartori de
Hérnia
Apendicite
title_short Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
title_full Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
title_fullStr Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
title_full_unstemmed Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
title_sort Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ?
author Araujo, Dagles Henrique Sartori de
author_facet Araujo, Dagles Henrique Sartori de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Marcelo Sá de
http://lattes.cnpq.br/8636575684390082
http://lattes.cnpq.br/5637202577369136
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Dagles Henrique Sartori de
dc.subject.por.fl_str_mv Hérnia
Apendicite
topic Hérnia
Apendicite
description A Hérnia de Amyand corresponde a presença do apêndice cecal no interior do saco herniário inguinal, muitas vezes como um achado incidental, com a possibilidade de encontrá-lo normal, inflamado ou perfurado. Essas características favorecem a variabilidade clínica da doença, desde a abaulamentos na região inguinal a repercussões sistêmicas em decorrência de complicações durante o processo. O diagnóstico pré-operatório não é comum mesmo com o auxílio dos exames radiológicos que existem atualmente para complementar. Losanoff e Basson sugeriram a classificação em 4 tipos, baseando-se nos achados intra-operatórios, para o tratamento da hérnia. Entretanto, ainda existem algumas controvérsias em relação ao tratamento, principalmente no que tange a apendicectomia em apêndices sem alterações e no uso de telas para hernioplastia em apêndices inflamados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24T12:43:32Z
2023-01-24T12:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Dagles Henrique Sartori de. Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ? 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27672
identifier_str_mv ARAUJO, Dagles Henrique Sartori de. Da história ao tratamento: o que sabemos sobre a Hérnia de Amyand ? 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838710420471808