Los ríos profundos: a representação do Patrimônio Cultural Peruano nas cidades de Cusco e Abancay sob a ótica transculturada de José María Arguedas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30462 |
Resumo: | O conceito de patrimônio cultural vem sendo enriquecido ao longo do século XXI, de acordo com a professora argentina Carmen Díaz Cabeza (2010). Sua proposta de identificar os bens criados por um determinado povo não está mais estritamente relacionada a monumentos ou obras arquitetônicas, tendo sido ampliada para as manifestações culturais, paisagens naturais, gastronomia, danças, entre outras produções de uma sociedade. Desta forma, o patrimônio cultural de um povo visa à preservação da identidade cultural, da memória, da natureza e das diversas formas de manifestações culturais de sua comunidade. Em Los ríos profundos(1958), romance do “escritor, antropólogo, transculturado, superregionalista, heterogêneo, índio, branco, peruano” (REIS, 2009, p. 100) José María Arguedas, o espaço andino peruano é construído segundo o olhar do protagonista, Ernesto. No seu processo de formação, Ernesto vê as ambivalências de uma sociedade nascida a partir do encontro de duas culturas distintas: a indígena e a europeia. Diante das experiências e reflexões de Ernesto, analisamos a relação do personagem com os diferentes elementos componentes do patrimônio cultural peruano, a construção da identidade andina peruana e a intencionalidade de Arguedas ao apresentar os elementos patrimoniais no texto literário, tomando por base os estudos de Fernando Ortiz (1940), Angel Rama (1984), Livia Reis (2009, 2010), Rômulo Monte Alto (2011), entre outros estudiosos. |
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Los ríos profundos: a representação do Patrimônio Cultural Peruano nas cidades de Cusco e Abancay sob a ótica transculturada de José María ArguedasLos ríos profundosJosé María ArguedasPatrimônio cultural peruanoIdentidade andina peruanaPatrimônio culturalCultura peruanaLos ríos profundosJosé María ArguedasPatrimónio cultural peruanoIdentidad andina peruanaO conceito de patrimônio cultural vem sendo enriquecido ao longo do século XXI, de acordo com a professora argentina Carmen Díaz Cabeza (2010). Sua proposta de identificar os bens criados por um determinado povo não está mais estritamente relacionada a monumentos ou obras arquitetônicas, tendo sido ampliada para as manifestações culturais, paisagens naturais, gastronomia, danças, entre outras produções de uma sociedade. Desta forma, o patrimônio cultural de um povo visa à preservação da identidade cultural, da memória, da natureza e das diversas formas de manifestações culturais de sua comunidade. Em Los ríos profundos(1958), romance do “escritor, antropólogo, transculturado, superregionalista, heterogêneo, índio, branco, peruano” (REIS, 2009, p. 100) José María Arguedas, o espaço andino peruano é construído segundo o olhar do protagonista, Ernesto. No seu processo de formação, Ernesto vê as ambivalências de uma sociedade nascida a partir do encontro de duas culturas distintas: a indígena e a europeia. Diante das experiências e reflexões de Ernesto, analisamos a relação do personagem com os diferentes elementos componentes do patrimônio cultural peruano, a construção da identidade andina peruana e a intencionalidade de Arguedas ao apresentar os elementos patrimoniais no texto literário, tomando por base os estudos de Fernando Ortiz (1940), Angel Rama (1984), Livia Reis (2009, 2010), Rômulo Monte Alto (2011), entre outros estudiosos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEl concepto de Património Cultural se ha ido enriqueciendo a lo largo del siglo XXI, según la profesora Argentina Carmen Díaz Cabeza (2010). Su propuesta de identificar los bienes creados por un determinado pueblo ya no se relaciona estrictamente con monumentos o obras arquitectónicas, sino que fue ampliado para incluir manifestaciones culturales, paisajes naturales, gastronomía, bailes, entre otras producciones de una sociedad. De esta forma, el património cultural de un pueblo tiene por objetivo preserver la identidad cultural, la memoria, la naturaleza y las diversas formas de manifestaciones culturales de su comunidad. En Losríos profundos (1958), novela del “escritor, antropólogo, transculturalista,superregionalista, heterogénio, indio, blanco, peruano” (REIS, 2009, p. 100) José María Arguedas, el espacio andino peruano se construye según la perspectiva del protagonista, Ernesto. En su proceso de formación , Ernesto ve las ambivalencias de una sociedad nacida del encuentro de dos culturas diferentes, la indigena y la europea. A la luz de las vivencias y reflexiones de Ernesto, analizamos la relación del personaje con los diferentes elementos del património cultural peruano, la construcción de la identidad andina peruana y la intencionalidadde Arguedas al apresentar los elementos patrimoniales en el texto literario a partir dos estudios de Fernando Ortiz (1940), Ángel Rama (1982), Livia Reis (2009, 2010), Rômulo Monte Alto (2011), entre otros estudiosos121 p.Reis, Lívia Maria de FreitasMerino, Ximena DíazCarrizo, Silvina LilianaSilva, Shirlene dos Santos2023-09-19T23:39:45Z2023-09-19T23:39:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Shirlene dos Santos. Los ríos profundos: a representação do Patrimônio Cultural Peruano nas cidades de Cusco e Abancay sob a ótica transculturada de José María Arguedas. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30462CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T23:39:49Zoai:app.uff.br:1/30462Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-19T23:39:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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