A imagem como a última das histórias possíveis: José Lezama Lima e o anacronismo das imagens em movimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16379 |
Resumo: | Ao desenvolver uma pesquisa sobre o conceito de anacronismo, o presente trabalho investiga as relações entre o tempo e a imagem na linguagem cinematográfica, definindo os elementos que conformam uma estética anacrônica do filme e as suas possíveis variações. Constituindo-se como um estudo comparado entre as áreas do cinema e da literatura, o trabalho aborda a produção artística e intelectual do poeta e escritor cubano, José Lezama Lima (1910- 1976), projetando as especificidades adquiridas pelo anacronismo e a centralidade do conceito de imagem em sua teoria, no diálogo entre a literatura e o cinema. Para isso, o texto estabelece a análise da produção teórica e literária do escritor, angariando os critérios necessários para a observação do processo de adaptação do romance Paradiso (1966), no filme O Viajante Imóvel (2008), do cineasta cubano Tomás Piard. Iniciativa que expande o intuito da pesquisa, em fazer do cinema um campo de convergências entre a teoria de Lezama Lima e o anacronismo das imagens em movimento, atestando, conforme realizada pelo escritor em um de seus ensaios, a afirmação que dá título a esta tese, ao definir “a imagem como a última das histórias possíveis”. |
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A imagem como a última das histórias possíveis: José Lezama Lima e o anacronismo das imagens em movimentoImagemAnacronismoCinema Latino-AmericanoJosé Lezama LimaCinema latino-americanoImagemLezama Lima, José, 1910-1976ImageAnachronismLatin-American CinemaJosé Lezama LimaAo desenvolver uma pesquisa sobre o conceito de anacronismo, o presente trabalho investiga as relações entre o tempo e a imagem na linguagem cinematográfica, definindo os elementos que conformam uma estética anacrônica do filme e as suas possíveis variações. Constituindo-se como um estudo comparado entre as áreas do cinema e da literatura, o trabalho aborda a produção artística e intelectual do poeta e escritor cubano, José Lezama Lima (1910- 1976), projetando as especificidades adquiridas pelo anacronismo e a centralidade do conceito de imagem em sua teoria, no diálogo entre a literatura e o cinema. Para isso, o texto estabelece a análise da produção teórica e literária do escritor, angariando os critérios necessários para a observação do processo de adaptação do romance Paradiso (1966), no filme O Viajante Imóvel (2008), do cineasta cubano Tomás Piard. Iniciativa que expande o intuito da pesquisa, em fazer do cinema um campo de convergências entre a teoria de Lezama Lima e o anacronismo das imagens em movimento, atestando, conforme realizada pelo escritor em um de seus ensaios, a afirmação que dá título a esta tese, ao definir “a imagem como a última das histórias possíveis”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDeveloping a research on the concept of anachronism, this study investigates the parallels between time and image in a cinematic setting, laying out the elements that form anachronistic aesthetics of the film and its possible variations. As a comparative study between the areas of cinema and literature, this research delves into the artistic and intellectual production of the Cuban poet and writer, José Lezama Lima (1910-1976), projecting the specificities and the core components of his theory when it comes to Anachronism, Image and the dialogue between literature and cinema. Through thorough research into his lengthy, creative output, the text establishes the analysis of the theoretical and literary production of the writer, gathering the necessary criteria for the analysis of the adaptation process of the novel Paradiso (1966), in the film The Voyage Property (2008), by the Cuban filmmaker Tomás Piard. Thisstudy goes beyond the scope of itsinitial objective, as a field of convergences between Lezama Lima's theoretical thought and the anachronistic experience of moving images, attesting, as the writer has done in one of his essays, the statement that gives the title to this thesis, defining "the image as the last of possible History".267f.Muanis, FelipePicado, BenjamimLabriola, RodrigoMatos, Yanet Aguilera Viruéz Franklin deSoares, Luís EustáquioBragança, MauricioUlhôa, Marco Túlio2020-12-16T14:30:45Z2020-12-16T14:30:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16379Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:38Zoai:app.uff.br:1/16379Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:28.650421Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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