O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordallo, Felipe Raqui
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1091
Resumo: Introdução: o estudo trata do processo de educação em saúde desenvolvido pelo enfermeiro no grupo de orientação de alta junto às mulheres mastectomizadas. Objetivos: conhecer o processo de educação em saúde realizado no grupo de orientação de alta pela perspectiva das mulheres mastectomizadas; identificar os conhecimentos apreendidos pelas mulheres mastectomizadas após o grupo de orientação para alta; discutir os conteúdos da educação em saúde a partir das demandas apresentadas pelas mulheres mastectomizadas; construir uma tecnologia educacional no formato de um vídeo para o grupo de orientação de alta, baseado no conhecimento das mulheres mastectomizadas. Metodologia: a base teórica utilizada constitui-se no método de educação de Paulo Freire, associado com o conceito de autocuidado de Orem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Os participantes foram 20 mulheres após mastectomia que participaram do grupo de orientação para alta. Resultados: apontaram 3 categorias temáticas: 1 - Grupo educativo na perspectiva das mulheres mastectomizadas: espaço de trocas dialógicas; 2 - Saberes sobre os cuidados pós-operatórios; 3 -Educação em saúde a partir das necessidades apresentadas pelas mulheres mastectomizadas para o cuidado domiciliar. A atividade educativa realizada em grupo foi considerada adequada, proporcionando a construção de novos conhecimentos favoráveis à mulher mastectomizada e puderam influenciar positivamente no autocuidado. Estas foram capazes de descrever alguns cuidados que devem ter após a mastectomia. As dúvidas foram relacionadas aos cuidados pós-operatórios, imagem, à volta às suas atividades de vida diária e a continuidade do tratamento. Conclusão: os saberes não podem ser simplesmente transferidos, mas instigados aos educandos, neste caso, o sujeito-paciente, a serem sujeitos reais na construção e da reconstrução juntamente com o educador, estando ambos inseridos no processo de cuidar e educar em saúde. O grupo atua como espaço de elucidação de dúvidas, de compartilhamento de medos e angústias e de muitas trocas de saberes. Mas há necessidade de revisão da dinâmica do grupo principalmente em relação ao tempo. Desta forma o vídeo educativo pretende contribuir com a dinâmica do grupo, buscando melhorar o processo de educação em saúde com a construção de novos saberes com uma redução no tempo de realização do grupo para que se torne menos cansativo. Assim, o desenvolvimento do vídeo educativo durante o grupo pode facilitar a construção do conhecimento dos cuidados após a mastectomia por se tratar de um material educativo com recursos visuais e auditivos
id UFF-2_ea8ffb4646ee597d9109771dc0c6af40
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1091
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadasEducação em saúdeMastectomiaAutocuidadoEnfermagemEducação em saúdeMastectomiaAutocuidadoEnfermagemHealth educationMastectomySelf careNursingIntrodução: o estudo trata do processo de educação em saúde desenvolvido pelo enfermeiro no grupo de orientação de alta junto às mulheres mastectomizadas. Objetivos: conhecer o processo de educação em saúde realizado no grupo de orientação de alta pela perspectiva das mulheres mastectomizadas; identificar os conhecimentos apreendidos pelas mulheres mastectomizadas após o grupo de orientação para alta; discutir os conteúdos da educação em saúde a partir das demandas apresentadas pelas mulheres mastectomizadas; construir uma tecnologia educacional no formato de um vídeo para o grupo de orientação de alta, baseado no conhecimento das mulheres mastectomizadas. Metodologia: a base teórica utilizada constitui-se no método de educação de Paulo Freire, associado com o conceito de autocuidado de Orem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Os participantes foram 20 mulheres após mastectomia que participaram do grupo de orientação para alta. Resultados: apontaram 3 categorias temáticas: 1 - Grupo educativo na perspectiva das mulheres mastectomizadas: espaço de trocas dialógicas; 2 - Saberes sobre os cuidados pós-operatórios; 3 -Educação em saúde a partir das necessidades apresentadas pelas mulheres mastectomizadas para o cuidado domiciliar. A atividade educativa realizada em grupo foi considerada adequada, proporcionando a construção de novos conhecimentos favoráveis à mulher mastectomizada e puderam influenciar positivamente no autocuidado. Estas foram capazes de descrever alguns cuidados que devem ter após a mastectomia. As dúvidas foram relacionadas aos cuidados pós-operatórios, imagem, à volta às suas atividades de vida diária e a continuidade do tratamento. Conclusão: os saberes não podem ser simplesmente transferidos, mas instigados aos educandos, neste caso, o sujeito-paciente, a serem sujeitos reais na construção e da reconstrução juntamente com o educador, estando ambos inseridos no processo de cuidar e educar em saúde. O grupo atua como espaço de elucidação de dúvidas, de compartilhamento de medos e angústias e de muitas trocas de saberes. Mas há necessidade de revisão da dinâmica do grupo principalmente em relação ao tempo. Desta forma o vídeo educativo pretende contribuir com a dinâmica do grupo, buscando melhorar o processo de educação em saúde com a construção de novos saberes com uma redução no tempo de realização do grupo para que se torne menos cansativo. Assim, o desenvolvimento do vídeo educativo durante o grupo pode facilitar a construção do conhecimento dos cuidados após a mastectomia por se tratar de um material educativo com recursos visuais e auditivosIntroduction: the study deals with the process of health education developed by nurses in the group of orientation with the high mastectomy women. Objectives: to understand the process of health education carried out in the group of high orientation from the perspective of women who underwent mastectomy; identify the knowledge learned by women after mastectomy group orientation to high; discuss the content of health education from the demands made by women with mastectomies; building an educational technology in a video format for high steering group, based on knowledge of women with mastectomies. Methodology: a theoretical basis is used in the education of Paulo Freire method associated with the concept of self-care Orem. This is a descriptive exploratoryqualitative study. Participants were 20 women after mastectomy who participated in the steering group to high. Results: pointed 3 themes: 1 - Group education from the perspective of women with mastectomies: space dialogical exchanges; 2 - Knowledge about post-operative care; 3 - Health education based on the needs presented by women who underwent mastectomy for home care. The educational activity conducted in a group was considered adequate, providing the construction of new knowledge favorable to women with mastectomies and could positively influence self-care. These were able to describe some things you should take after mastectomy. The questions were related to postoperative image care, back to their activities of daily living, and continuing care. Conclusion: the knowledge can not simply be transferred, but urged learners, in this case, the subject-patient, to be real actors in the construction and reconstruction along with the teacher, are both entered in the care and health education process. The group operates as answer any questions, fears and anxieties of sharing and exchanging knowledge of many. But there is a need for review of group dynamics especially in relation to time. Thus the educational video intended to contribute to the dynamics of the group, seeking to improve the process of health education with the construction of new knowledge with a reduction in time to accomplish the group so that it becomes less tiring. Thus, the development of educational video during the group can facilitate the construction of knowledge of care after mastectomy because it is an educational material with visual and auditory featuresTeixeira, Enéas RangelSouto, Marise DutraDaher, Donizete VagoBordallo, Felipe Raqui2015-12-09T11:44:18Z2015-12-09T11:44:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORDALLO, Felipe Raqui. O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013https://app.uff.br/riuff/handle/1/1091http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:56:56Zoai:app.uff.br:1/1091Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:56:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
title O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
spellingShingle O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
Bordallo, Felipe Raqui
Educação em saúde
Mastectomia
Autocuidado
Enfermagem
Educação em saúde
Mastectomia
Autocuidado
Enfermagem
Health education
Mastectomy
Self care
Nursing
title_short O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
title_full O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
title_fullStr O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
title_full_unstemmed O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
title_sort O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas
author Bordallo, Felipe Raqui
author_facet Bordallo, Felipe Raqui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Enéas Rangel
Souto, Marise Dutra
Daher, Donizete Vago
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordallo, Felipe Raqui
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Mastectomia
Autocuidado
Enfermagem
Educação em saúde
Mastectomia
Autocuidado
Enfermagem
Health education
Mastectomy
Self care
Nursing
topic Educação em saúde
Mastectomia
Autocuidado
Enfermagem
Educação em saúde
Mastectomia
Autocuidado
Enfermagem
Health education
Mastectomy
Self care
Nursing
description Introdução: o estudo trata do processo de educação em saúde desenvolvido pelo enfermeiro no grupo de orientação de alta junto às mulheres mastectomizadas. Objetivos: conhecer o processo de educação em saúde realizado no grupo de orientação de alta pela perspectiva das mulheres mastectomizadas; identificar os conhecimentos apreendidos pelas mulheres mastectomizadas após o grupo de orientação para alta; discutir os conteúdos da educação em saúde a partir das demandas apresentadas pelas mulheres mastectomizadas; construir uma tecnologia educacional no formato de um vídeo para o grupo de orientação de alta, baseado no conhecimento das mulheres mastectomizadas. Metodologia: a base teórica utilizada constitui-se no método de educação de Paulo Freire, associado com o conceito de autocuidado de Orem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Os participantes foram 20 mulheres após mastectomia que participaram do grupo de orientação para alta. Resultados: apontaram 3 categorias temáticas: 1 - Grupo educativo na perspectiva das mulheres mastectomizadas: espaço de trocas dialógicas; 2 - Saberes sobre os cuidados pós-operatórios; 3 -Educação em saúde a partir das necessidades apresentadas pelas mulheres mastectomizadas para o cuidado domiciliar. A atividade educativa realizada em grupo foi considerada adequada, proporcionando a construção de novos conhecimentos favoráveis à mulher mastectomizada e puderam influenciar positivamente no autocuidado. Estas foram capazes de descrever alguns cuidados que devem ter após a mastectomia. As dúvidas foram relacionadas aos cuidados pós-operatórios, imagem, à volta às suas atividades de vida diária e a continuidade do tratamento. Conclusão: os saberes não podem ser simplesmente transferidos, mas instigados aos educandos, neste caso, o sujeito-paciente, a serem sujeitos reais na construção e da reconstrução juntamente com o educador, estando ambos inseridos no processo de cuidar e educar em saúde. O grupo atua como espaço de elucidação de dúvidas, de compartilhamento de medos e angústias e de muitas trocas de saberes. Mas há necessidade de revisão da dinâmica do grupo principalmente em relação ao tempo. Desta forma o vídeo educativo pretende contribuir com a dinâmica do grupo, buscando melhorar o processo de educação em saúde com a construção de novos saberes com uma redução no tempo de realização do grupo para que se torne menos cansativo. Assim, o desenvolvimento do vídeo educativo durante o grupo pode facilitar a construção do conhecimento dos cuidados após a mastectomia por se tratar de um material educativo com recursos visuais e auditivos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-09T11:44:18Z
2015-12-09T11:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORDALLO, Felipe Raqui. O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1091
identifier_str_mv BORDALLO, Felipe Raqui. O processo de educação em saúde em um grupo de orientação de alta às mulheres mastectomizadas. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838684823683072