Mobilidade urbana sustentável: um estudo de caso sobre as externalidades positivas a partir da utilização de bicicletas na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mayra Duarte de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16850
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as externalidades positivas a partir do uso da bicicleta como meio de transporte no município de Campos dos Goytacazes. A elaboração deste trabalho possui como premissa o esgotamento do modelo de mobilidade urbana baseado no uso do automóvel. Esse formato de mobilidade é insustentável nos dias atuais por conta das inúmeras externalidades negativas que são geradas. A exemplificar, existem atualmente altos índices de poluição ambiental (sonora, física, do ar e do solo); aumento dos acidentes no trânsito; a intrusão do espaço público; os congestionamentos nos centros urbanos, etc. Foi analisado o contexto histórico da inserção da bicicleta na sociedade brasileira e as políticas públicas de mobilidade até a criação e implantação da Lei de Mobilidade Urbana, sancionada em 2012. A Lei 12.587/2012, estabelece a prioridade do uso do transporte não motorizado (a partir de deslocamentos ativos, sendo esses a pé ou por bicicleta) e a prioridade no uso do transporte público, em relação ao uso do transporte individual motorizado. A partir da análise entre a relação da mobilidade urbana e a aplicação da lei, surgiu a necessidade de investigar quais seriam os impactos e benefícios a partir do uso da bicicleta no município. As pesquisas realizadas, utilizadas como base para o desenvolvimento deste trabalho, alegam que a utilização das bicicletas geram inúmeras externalidades positivas, como, por exemplo: o baixo custo de manutenção das vias destinadas ao ciclista; baixo custo em saúde pública para os acidentes no trânsito; a diminuição na poluição do ar e poluição sonora; aumento na qualidade da saúde da população ciclista; melhor aceso a cidade; desenvolvimento de novos mercados, entre outros. A fim de compreender o perfil dos ciclistas campistas, foram aplicados 70 questionários, seguindo a metodologia da Amostragem Estratificada. O resultado foi bastante animador, pois mais de 50% dos entrevistados utilizam a bicicleta como meio de transporte no dia a dia. Essa cultura da “bike” em Campos vigora por conta das condições geográficas e climáticas da cidade. Após a implantação da Lei, a prefeitura de Campos investiu na ampliação das vias destinadas aos ciclistas e estuda no desenvolvimento de um Plano Diretor, incluindo a Mobilidade Urbana Sustentável. Há muito o que se fazer a respeito mas, de qualquer forma, um passo já foi dado nesse caminho
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