A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cristiane da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/18831
Resumo: O principal objetivo da presente pesquisa consiste em desenvolver uma análise contrastiva das seções de leitura de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e das provas que testam as habilidades de leitura em exames de proficiência. Tal investigação é desenvolvida sob a perspectiva dos estudos empreendidos no campo da análise de gêneros textuais. O corpus é constituído por quatro provas de leitura que compõem os exames FCE dos anos 2003 e 2004 e por vinte seções destinadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura em cinco livros didáticos amplamente utilizados em instituições privadas para o ensino de línguas no Brasil. Apesar das inúmeras investigações desenvolvidas no campo dos gêneros textuais e da gramática funcional sistêmica, observou-se nos elementos do corpus um caráter incidental no que diz respeito ao emprego de atividades destinadas à percepção de aspectos organizacionais reveladores do propósito comunicativo do gênero ao qual o texto alvo pertence. Tal constatação parece sugerir que a contemplação de aspectos inerentes ao gênero textual ainda não constitui uma prática na sala de aula de leitura em língua estrangeira. A partir da análise empreendida foi possível concluir que o potencial pedagógico dos estudos empreendidos na área dos gêneros textuais ainda não resultou em mudanças significativas para a abordagem dos textos dentro da sala de aula de leitura em língua estrangeira.
id UFF-2_eab7026ee6af5f34032cdc48c6f1a9df
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/18831
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooksStudy of the english languageGenreReadingTestingEstudo da língua inglesaGêneroLeituraTestagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO principal objetivo da presente pesquisa consiste em desenvolver uma análise contrastiva das seções de leitura de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e das provas que testam as habilidades de leitura em exames de proficiência. Tal investigação é desenvolvida sob a perspectiva dos estudos empreendidos no campo da análise de gêneros textuais. O corpus é constituído por quatro provas de leitura que compõem os exames FCE dos anos 2003 e 2004 e por vinte seções destinadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura em cinco livros didáticos amplamente utilizados em instituições privadas para o ensino de línguas no Brasil. Apesar das inúmeras investigações desenvolvidas no campo dos gêneros textuais e da gramática funcional sistêmica, observou-se nos elementos do corpus um caráter incidental no que diz respeito ao emprego de atividades destinadas à percepção de aspectos organizacionais reveladores do propósito comunicativo do gênero ao qual o texto alvo pertence. Tal constatação parece sugerir que a contemplação de aspectos inerentes ao gênero textual ainda não constitui uma prática na sala de aula de leitura em língua estrangeira. A partir da análise empreendida foi possível concluir que o potencial pedagógico dos estudos empreendidos na área dos gêneros textuais ainda não resultou em mudanças significativas para a abordagem dos textos dentro da sala de aula de leitura em língua estrangeira.The ultimate aim of the present research is to develop a genre-oriented investigation of the reading comprehension sections from EFL proficiency tests in contrast to EFL coursebooks. The investigation opted for the analysis of four FCE reading papers of the years 2003 and 2004 plus twenty reading sections from five distinct EFL coursebooks widely used in Brazilian private language schools. Despite the advances in the area of genre studies, the analysis of the elements of the corpus reveals an incidental nature as far as the genre-focused questions are concerned. The identification of generic features such as aspects of field, tenor and mode does not constitute a common practice. Moreover, the questions focused on the schematic organization of target texts do not seem to overtly contribute to the identification of the communicative purposes of the texts to which they are related. These findings made it possible to conclude that the potential pedagogical applications of the investigations in the area of genre studies do not seem to be acknowledged as a crucial element in order to develop learners` proficiency in reading in the target language.Programa de Pós-graduação em LetrasletrasShepherd, DavidCPF:95635896422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5Vereza, Solange CoelhoCPF:56389756422http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3Carvalho, Gisele deCPF:12398745622http://lattes.cnpq.br/1888308625393796Lopes, Cristiane da Silva2021-03-10T20:45:43Z2010-05-192021-03-10T20:45:43Z2006-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18831engCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:45:43Zoai:app.uff.br:1/18831Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:47.875064Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
title A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
spellingShingle A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
Lopes, Cristiane da Silva
Study of the english language
Genre
Reading
Testing
Estudo da língua inglesa
Gênero
Leitura
Testagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
title_full A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
title_fullStr A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
title_full_unstemmed A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
title_sort A contrastive genre-oriented investigation of reading comprehension sections from EFL proficiency tests and EFL coursebooks
author Lopes, Cristiane da Silva
author_facet Lopes, Cristiane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shepherd, David
CPF:95635896422
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5
Vereza, Solange Coelho
CPF:56389756422
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3
Carvalho, Gisele de
CPF:12398745622
http://lattes.cnpq.br/1888308625393796
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cristiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Study of the english language
Genre
Reading
Testing
Estudo da língua inglesa
Gênero
Leitura
Testagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Study of the english language
Genre
Reading
Testing
Estudo da língua inglesa
Gênero
Leitura
Testagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O principal objetivo da presente pesquisa consiste em desenvolver uma análise contrastiva das seções de leitura de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e das provas que testam as habilidades de leitura em exames de proficiência. Tal investigação é desenvolvida sob a perspectiva dos estudos empreendidos no campo da análise de gêneros textuais. O corpus é constituído por quatro provas de leitura que compõem os exames FCE dos anos 2003 e 2004 e por vinte seções destinadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura em cinco livros didáticos amplamente utilizados em instituições privadas para o ensino de línguas no Brasil. Apesar das inúmeras investigações desenvolvidas no campo dos gêneros textuais e da gramática funcional sistêmica, observou-se nos elementos do corpus um caráter incidental no que diz respeito ao emprego de atividades destinadas à percepção de aspectos organizacionais reveladores do propósito comunicativo do gênero ao qual o texto alvo pertence. Tal constatação parece sugerir que a contemplação de aspectos inerentes ao gênero textual ainda não constitui uma prática na sala de aula de leitura em língua estrangeira. A partir da análise empreendida foi possível concluir que o potencial pedagógico dos estudos empreendidos na área dos gêneros textuais ainda não resultou em mudanças significativas para a abordagem dos textos dentro da sala de aula de leitura em língua estrangeira.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-30
2010-05-19
2021-03-10T20:45:43Z
2021-03-10T20:45:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/18831
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/18831
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras
letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823572197310464