A contribuição da gestão do capital intelectual no serviço público para a administração dos custos ocultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Wilson Vanderlei Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4398
Resumo: Partindo do princípio de que os custos ocultos podem estar presentes em todas as entidades, inclusive nas instituições públicas brasileiras – onde as disfunções resultantes da interação de estruturas atrofiadas com comportamentos atrofiados fazem com que estes custos se perpetuem – esta pesquisa busca responder, dentro do contexto da administração pública, como a Gestão do Capital Intelectual pode contribuir para melhor administrar os custos ocultos. Neste sentido, deve-se levar em consideração que as técnicas contabilísticas não podem reconhecer esse tipo de custo e que a Nova Gestão Pública tem buscado técnicas de gerenciamento aplicáveis ao setor público que resultem no aumento da eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Para tanto, primeiramente buscou-se na literatura os principais conceitos, origens, natureza e classificação dos custos ocultos e do Capital Intelectual, bem como os modelos e técnicas para sua identificação e mensuração. A partir daí, realizou-se um estudo de caso no Departamento de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal Fluminense e áreas correlacionadas. Foi aplicado um questionário baseado em método de reconhecimento e mensuração do Capital Intelectual do setor público, o qual pode apresentar resultados que direcionam para insuficiência, estagnação ou excelência, sendo os dois primeiros grandes indicadores da ocorrência de custos ocultos. Foi possível verificar que a Gestão do Capital Intelectual no Serviço Público pode ser aplicada de forma a contribuir na regulação dos comportamentos e estruturas atrofiadas, objetivando com isso diminuir as disfunções que geram custos ocultos e produzem efeitos destrutivos para a performance eficiente do serviço público.
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