Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6920 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo produzir uma análise das possibilidades de pensarmos a formação universitária enquanto caracterizada por exercícios críticos e por um compromisso social no registro de nossas sensibilidades. Para tanto, procura-se pensar inicialmente como o acesso e o percurso pela universidade hoje, em contexto brasileiro, está atravessado por certas ordens discursivas que colocam em jogo o caráter democrático, heterogêneo e múltiplo da universidade pública. E, ao colocar em jogo a própria experiência democrática do conhecimento, procurando instituir uma relação entre corpo e espaço marcada por finalidades bastante específicas, deixa pistas de por onde passam a produções politicas de uma experiência privatizada. Nosso desafio está no trabalho com as pistas. Por meio delas procuramos colocar em análise, por um lado, alguns mecanismos não apenas de captura, mas de produção de um corpo útil e, por outro lado, procuramos nos lançar à possibilidade de pensar um corpo errante como um modo próprio de configuração e inscrição de uma experiência coletiva fundadora de uma corporeidade de uma ordem outra, capaz de colocar em análise o que ela própria produz em termos de visibilidade |
id |
UFF-2_ec317c50b873342e30dd7c63235abb22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6920 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação PsiFormação universitáriaUniversidade públicaFormação em psicologiaExperiênciaCorpoEnsino superiorPsicologiaExperiênciaUniversity educationPublic universityFormation in psychologyExperienceBodyO presente trabalho tem por objetivo produzir uma análise das possibilidades de pensarmos a formação universitária enquanto caracterizada por exercícios críticos e por um compromisso social no registro de nossas sensibilidades. Para tanto, procura-se pensar inicialmente como o acesso e o percurso pela universidade hoje, em contexto brasileiro, está atravessado por certas ordens discursivas que colocam em jogo o caráter democrático, heterogêneo e múltiplo da universidade pública. E, ao colocar em jogo a própria experiência democrática do conhecimento, procurando instituir uma relação entre corpo e espaço marcada por finalidades bastante específicas, deixa pistas de por onde passam a produções politicas de uma experiência privatizada. Nosso desafio está no trabalho com as pistas. Por meio delas procuramos colocar em análise, por um lado, alguns mecanismos não apenas de captura, mas de produção de um corpo útil e, por outro lado, procuramos nos lançar à possibilidade de pensar um corpo errante como um modo próprio de configuração e inscrição de uma experiência coletiva fundadora de uma corporeidade de uma ordem outra, capaz de colocar em análise o que ela própria produz em termos de visibilidadeThe present paper has the objective of producing an analysis of the possibilities for thinking the university formation while categorized as a critic exercise and a social commitment on the record of our sensibilities. For such, it is initially thought how the access and the formation on the currently Brazilian university is traversed by certain discursive norms that questions the democratic, heterogeneous and manifold characters of the public university. When the democratic experience of knowledge is questioned it leaves clues for where the politics productions of a private experience pass, as it instills a relation between body and space marked by specifics goals. Our challenge is the work with those clues. Through them it’s analyzed, on one side, the mechanisms of capture and production of an useful body and, on the other side, the possibilities of thinking an wandering body as an way on itself for the configuration and inscription of a collective experience that founds an embodiment from another order, capable of analyzing what it produces in terms of visibilitySilva, Nancy Lamenza Sholl daRodrigues, Ana CabralFerraz, Gustavo CruzOliveira, Maicon de Avila2018-07-09T21:37:35Z2018-07-09T21:37:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6920Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T17:36:32Zoai:app.uff.br:1/6920Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:13.749088Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
title |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
spellingShingle |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi Oliveira, Maicon de Avila Formação universitária Universidade pública Formação em psicologia Experiência Corpo Ensino superior Psicologia Experiência University education Public university Formation in psychology Experience Body |
title_short |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
title_full |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
title_fullStr |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
title_full_unstemmed |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
title_sort |
Por entre medianeras: percursos e questões por uma formação Psi |
author |
Oliveira, Maicon de Avila |
author_facet |
Oliveira, Maicon de Avila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Nancy Lamenza Sholl da Rodrigues, Ana Cabral Ferraz, Gustavo Cruz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maicon de Avila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação universitária Universidade pública Formação em psicologia Experiência Corpo Ensino superior Psicologia Experiência University education Public university Formation in psychology Experience Body |
topic |
Formação universitária Universidade pública Formação em psicologia Experiência Corpo Ensino superior Psicologia Experiência University education Public university Formation in psychology Experience Body |
description |
O presente trabalho tem por objetivo produzir uma análise das possibilidades de pensarmos a formação universitária enquanto caracterizada por exercícios críticos e por um compromisso social no registro de nossas sensibilidades. Para tanto, procura-se pensar inicialmente como o acesso e o percurso pela universidade hoje, em contexto brasileiro, está atravessado por certas ordens discursivas que colocam em jogo o caráter democrático, heterogêneo e múltiplo da universidade pública. E, ao colocar em jogo a própria experiência democrática do conhecimento, procurando instituir uma relação entre corpo e espaço marcada por finalidades bastante específicas, deixa pistas de por onde passam a produções politicas de uma experiência privatizada. Nosso desafio está no trabalho com as pistas. Por meio delas procuramos colocar em análise, por um lado, alguns mecanismos não apenas de captura, mas de produção de um corpo útil e, por outro lado, procuramos nos lançar à possibilidade de pensar um corpo errante como um modo próprio de configuração e inscrição de uma experiência coletiva fundadora de uma corporeidade de uma ordem outra, capaz de colocar em análise o que ela própria produz em termos de visibilidade |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-07-09T21:37:35Z 2018-07-09T21:37:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6920 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6920 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823656601387008 |