“Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Renata Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15858
Resumo: A presente dissertação objetiva analisar, a partir dos beneficiários do Programa Universidade para Todos, a influência do acesso à educação superior na vida dos egressos do curso de Pedagogia, especialmente em relação à aquisição de capital cultural. Para isso, primeiramente, serão apresentados alguns conceitos como, espaço social, classe, campo e habitus, além dos tipos de capitais como capital cultural, econômico, simbólico e social. Lança-se mão dos estudos de Pierre Bourdieu como referencial teórico, cuja teoria sociológica busca entender historicamente os sujeitos por meio de suas terminações sociais. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, cuja fonte de pesquisa é de natureza bibliográfica, derivada de registros disponíveis em livros, artigos, teses, entre outros, concentrando-se posteriormente no estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas com 7 egressos do referido programa, que representam o universo o qual esta pesquisa tem por objeto de estudo. A pesquisa tem como locus uma instituição superior de ensino privado localizada em um município do interior do Rio de Janeiro, com recorte na modalidade presencial do curso de Pedagogia que teve a conclusão no ano de 2009
id UFF-2_ecf493f47be89e6186b061876d3853f9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15858
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNICapital culturalEnsino superiorEgressosProUniCultural capitalHigher educationGraduatesProUniA presente dissertação objetiva analisar, a partir dos beneficiários do Programa Universidade para Todos, a influência do acesso à educação superior na vida dos egressos do curso de Pedagogia, especialmente em relação à aquisição de capital cultural. Para isso, primeiramente, serão apresentados alguns conceitos como, espaço social, classe, campo e habitus, além dos tipos de capitais como capital cultural, econômico, simbólico e social. Lança-se mão dos estudos de Pierre Bourdieu como referencial teórico, cuja teoria sociológica busca entender historicamente os sujeitos por meio de suas terminações sociais. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, cuja fonte de pesquisa é de natureza bibliográfica, derivada de registros disponíveis em livros, artigos, teses, entre outros, concentrando-se posteriormente no estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas com 7 egressos do referido programa, que representam o universo o qual esta pesquisa tem por objeto de estudo. A pesquisa tem como locus uma instituição superior de ensino privado localizada em um município do interior do Rio de Janeiro, com recorte na modalidade presencial do curso de Pedagogia que teve a conclusão no ano de 2009Cons. Nac. de Desenvolvimento Científica e TecnológicoThis dissertation aims to analyze the influence of access to higher education in the lives of graduates of the Pedagogy course from the beneficiaries of Programa Universidade para Todos, especially in relation to the acquisition of cultural capital. Therefor, first, concepts such as social space, class, field and habitus will be presented, in addition to the types of capital such as cultural, economic, symbolic and social capital. Pierre Bourdieu's studies are used as a theoretical framework, whose sociological theory seeks to understand subjects historically through their social terminations. As for the methodology, this research uses a qualitative approach, whose research source is of bibliographic nature, derived from records available in books, articles, theses, among others. Later the text concentrates on the case study, from semi- structured interviews with 7 Pedagogy students who were beneficiaries of the referred program and represent the universe that this research has as object of study. The research has as its locus a higher education private institution located in a country town of Rio de Janeiro, with a cut in the face-to-face modality of the Pedagogy course that concluded in 2009106 f.Najjar, Jorge Nassim VieiraMorgan, Karine VichiettPimenta, Maria de Fátima BarrosMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreAraújo, Renata Souza2020-11-10T18:58:46Z2020-11-10T18:58:46Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Renata Souza. “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15858openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T19:12:07Zoai:app.uff.br:1/15858Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:31.953401Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
title “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
spellingShingle “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
Araújo, Renata Souza
Capital cultural
Ensino superior
Egressos
ProUni
Cultural capital
Higher education
Graduates
ProUni
title_short “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
title_full “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
title_fullStr “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
title_full_unstemmed “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
title_sort “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI
author Araújo, Renata Souza
author_facet Araújo, Renata Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Najjar, Jorge Nassim Vieira
Morgan, Karine Vichiett
Pimenta, Maria de Fátima Barros
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Renata Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Capital cultural
Ensino superior
Egressos
ProUni
Cultural capital
Higher education
Graduates
ProUni
topic Capital cultural
Ensino superior
Egressos
ProUni
Cultural capital
Higher education
Graduates
ProUni
description A presente dissertação objetiva analisar, a partir dos beneficiários do Programa Universidade para Todos, a influência do acesso à educação superior na vida dos egressos do curso de Pedagogia, especialmente em relação à aquisição de capital cultural. Para isso, primeiramente, serão apresentados alguns conceitos como, espaço social, classe, campo e habitus, além dos tipos de capitais como capital cultural, econômico, simbólico e social. Lança-se mão dos estudos de Pierre Bourdieu como referencial teórico, cuja teoria sociológica busca entender historicamente os sujeitos por meio de suas terminações sociais. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, cuja fonte de pesquisa é de natureza bibliográfica, derivada de registros disponíveis em livros, artigos, teses, entre outros, concentrando-se posteriormente no estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas com 7 egressos do referido programa, que representam o universo o qual esta pesquisa tem por objeto de estudo. A pesquisa tem como locus uma instituição superior de ensino privado localizada em um município do interior do Rio de Janeiro, com recorte na modalidade presencial do curso de Pedagogia que teve a conclusão no ano de 2009
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10T18:58:46Z
2020-11-10T18:58:46Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Renata Souza. “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15858
identifier_str_mv ARAÚJO, Renata Souza. “Ali eu comecei a viver”: a influência do acesso à educação superior no capital cultural dos estudantes - um estudo de caso do PROUNI. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823728665821184