A política de gestão de documentos e de arquivos no município do Rio de Janeiro: um olhar sobre os procedimentos de terceirização de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Mario Cavalcante de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22856
Resumo: Estudo sobre a terceirização de serviços de gestão de documentos no âmbito da política pública arquivística desenvolvida pelo município do Rio de Janeiro. A relevância deste tema se expressa no necessário dever da transparência do Estado e, sobretudo, da administração pública municipal em atuar na guarda, conservação, organização, controle e administração de seus arquivos. Entretanto, é recorrente, observar por parte do Estado, a contratação de serviços terceirizados para superar os obstáculos encontrados para tratar os documentos de arquivo que são produzidos e acumulados pelos órgãos públicos. A administração pública ao contratar serviços terceirizados pretende otimizar espaço físico, dispor de equipe técnica qualificada e reduzir tempo e custos no tratamento arquivístico, mas como são contratados estes serviços arquivísticos de gestão, guarda e acesso desenvolvidos por empresas terceiradas? Esperamos que esta pesquisa venha contribuir para as reflexões sobre a importância da gestão de documentos e a responsabilidade que envolve a terceirização de serviços no âmbito das políticas públicas arquivísticas do município do Rio de Janeiro
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