As linguagens expressivas e a formação dos professores da educação infantil: novas formas de dizer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24531 |
Resumo: | As linguagens expressivas como as artes e o brincar estão presentes nas instituições infantis reafirmadas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010), entre outros documentos legais. A presença destas linguagens nestas instituições é um aspecto inegável, entretanto, problematizo a função delas no cotidiano da educação da criança pequena. Nas paredes e portfólios vemos inúmeros registros infantis, mas tais documentos refletem o olhar divergente-criativo das crianças? O que elas pensam? Ou se interessam? Assim, proponho como objetivo geral da minha pesquisa: refletir e discutir sobre a importância das diferentes linguagens expressivas no processo de formação continuada e em serviço de professores da educação infantil e suas repercussões no trabalho docente. O presente trabalho foi constituído por uma pesquisaformação realizada na Unidade Municipal de educação infantil Professora Lisaura Machado Ruas, com a equipe docente (17 docentes) da instituição mencionada, mas para efeito de análise e organização da tese, trouxemos as narrativas de três sujeitos. Orientada pela abordagem teórica e metodológica da pesquisa narrativa (auto) biográfica, eu como pesquisadora, e os professores e professoras embarcamos em um processo de rememoração, através da “arteconversa” deflagrada por experimentações artísticas, quiçá estéticas, que nos fizeram lembrar as nossas raízes crianceiras e de outros percursos formativos que entrelaçam vida e docência. Ao final desta trajetória emocionante, percebemos como os estudantes que fomos, ao longo do processo de escolarização tradicional, também nos formaram como professores (as) que atuam hoje e, ao mesmo tempo, como a tomada de consciência deste percurso nos fazem produzir novos sentidos para o passado e para o presente, nos projetando para o futuro. Como disse uma professora desta pesquisaformação: “ o céu é o limite”. |
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As linguagens expressivas e a formação dos professores da educação infantil: novas formas de dizerFormação DocentePesquisa Narrativa (auto)BiográficaLinguagens ExpressivasEducação InfantilFormação docenteEducação InfantilLinguagem corporal na criançaTeacher TrainingNarrative Research (auto) BiographicalExpressive LanguagesChildren EducationAs linguagens expressivas como as artes e o brincar estão presentes nas instituições infantis reafirmadas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (2010), entre outros documentos legais. A presença destas linguagens nestas instituições é um aspecto inegável, entretanto, problematizo a função delas no cotidiano da educação da criança pequena. Nas paredes e portfólios vemos inúmeros registros infantis, mas tais documentos refletem o olhar divergente-criativo das crianças? O que elas pensam? Ou se interessam? Assim, proponho como objetivo geral da minha pesquisa: refletir e discutir sobre a importância das diferentes linguagens expressivas no processo de formação continuada e em serviço de professores da educação infantil e suas repercussões no trabalho docente. O presente trabalho foi constituído por uma pesquisaformação realizada na Unidade Municipal de educação infantil Professora Lisaura Machado Ruas, com a equipe docente (17 docentes) da instituição mencionada, mas para efeito de análise e organização da tese, trouxemos as narrativas de três sujeitos. Orientada pela abordagem teórica e metodológica da pesquisa narrativa (auto) biográfica, eu como pesquisadora, e os professores e professoras embarcamos em um processo de rememoração, através da “arteconversa” deflagrada por experimentações artísticas, quiçá estéticas, que nos fizeram lembrar as nossas raízes crianceiras e de outros percursos formativos que entrelaçam vida e docência. Ao final desta trajetória emocionante, percebemos como os estudantes que fomos, ao longo do processo de escolarização tradicional, também nos formaram como professores (as) que atuam hoje e, ao mesmo tempo, como a tomada de consciência deste percurso nos fazem produzir novos sentidos para o passado e para o presente, nos projetando para o futuro. Como disse uma professora desta pesquisaformação: “ o céu é o limite”.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorExpressive languages such as arts and play are present in children’s institutions and reaffirmed by National Guidelines for the Children’s Education (2010), amongst other legal documents. The presence of these languages in these institutions it is an undeniable aspect, however, I question their function in the day-to-day child’s education. On the walls and portfolios, we see countless examples of children’s records, but do these records depict the children’s divergent- creative view? What do they think? Or what are their interests? Thereby, I propose as my research’s overall goal: To think and discuss about the importance of the different expressive languages in the process of continuous education of teachers on children’s education and its impact on their work. This investigation was formed by a formativeinvestigation and was conducted at Municipal Education Unit Professora Lisaura Machado Ruas, with the academic staff (17 teachers) from the mentioned institution, but for the matter of analysis and the thesis organisation, we brought the narrative of three individuals. Oriented by the theoretical and methodological approach of the (auto) biographical narrative research, the teachers and I, as researcher, we started a process of remembering, throughout of “art talk”, a discussion triggered by artistic experiments, pehaps aesthetics, which made us remember about our children’s roots and other formative pathways which intertwine life and teaching. In the end of this moving path, we noticed like the student we were, during the traditional schooling, we were trained as teachers nowadays, and the same time becoming aware of this journey make us think new meanings for the past and for the present, projecting us to the future. As was said by a teacher participating in this formativeresearch: “the sky is the limit”.250f.NiteróiHenriques, Eda Maria de OliveiraVasconcellos, MônicaMattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deBernardes, Rosvita KolbLeite Filho, Aristeo GonçalvesMunhoz, Silmara Carina DornelasNascimento, Penha Mabel Farias do2022-02-09T18:30:12Z2022-02-09T18:30:12Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Penha Mabel Faria do. As linguagens expressivas e a formação dos professores da educação infantil: novas formas de dizer. 2021. 250 f. 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