Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabriele Nunes de Sá
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2760
Resumo: O clichê e o estereótipo possuem sentidos semelhantes, que caracterizam e identificam a imagem dos lugares, em geral. Sendo assim, o clichê é um assunto recorrente no setor do turismo, no Brasil e no mundo. Neste trabalho, optou-se em discutir as diferentes perspectivas do termo clichê, de forma a analisar o tema pela ótica da cidade de São Gonçalo, na tentativa de buscar formas de promoção de uma imagem mais favorável da cidade pelos moradores e visitantes. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, analisando o inventário da oferta turística de São Gonçalo, além da pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e aplicação de um formulário estruturado, com o auxílio da plataforma digital Survio, aplicado aos moradores e aos não moradores de São Gonçalo. Ao longo do estudo, foram abordados as relações de identidade e de pertencimento entre os moradores e a cidade. Foram analisados os clichês negativos presentes na música “São Gonça”, do cantor Seu Jorge, e a importância da construção de um novo olhar, de forma que os turistas vejam a cidade de forma positiva. Os resultados foram listados e discutidos, e foi confirmado que a cidade possui muitos clichês negativos como: cidade suja, cidade dormitório, cidade sem infraestrutura turística, cidade violenta, entre outros. Ao final, foram sugeridas algumas propostas para a conscientização e sensibilização turística para São Gonçalo
id UFF-2_edd6ee8913fbdbfbb54e0b6199eb907f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2760
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismoClichê e estereótipo turísticoSão GonçaloImagemNovo olharTurismoSão Gonçalo (RJ)Cliché and tourist stereotypeSão GonçaloImageNew lookO clichê e o estereótipo possuem sentidos semelhantes, que caracterizam e identificam a imagem dos lugares, em geral. Sendo assim, o clichê é um assunto recorrente no setor do turismo, no Brasil e no mundo. Neste trabalho, optou-se em discutir as diferentes perspectivas do termo clichê, de forma a analisar o tema pela ótica da cidade de São Gonçalo, na tentativa de buscar formas de promoção de uma imagem mais favorável da cidade pelos moradores e visitantes. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, analisando o inventário da oferta turística de São Gonçalo, além da pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e aplicação de um formulário estruturado, com o auxílio da plataforma digital Survio, aplicado aos moradores e aos não moradores de São Gonçalo. Ao longo do estudo, foram abordados as relações de identidade e de pertencimento entre os moradores e a cidade. Foram analisados os clichês negativos presentes na música “São Gonça”, do cantor Seu Jorge, e a importância da construção de um novo olhar, de forma que os turistas vejam a cidade de forma positiva. Os resultados foram listados e discutidos, e foi confirmado que a cidade possui muitos clichês negativos como: cidade suja, cidade dormitório, cidade sem infraestrutura turística, cidade violenta, entre outros. Ao final, foram sugeridas algumas propostas para a conscientização e sensibilização turística para São GonçaloThe cliché and the stereotype have similar meanings, which are used to characterize and identify the place images, in general. Therefore, the cliché is a current theme in the tourism sector, in Brazil and all around the world. This work discussed the different perspectives of the theme cliché, and it was analyzed by the sight of São Gonçalo, identifying ways to promote a better image to visitors and residents of the place. In the methodology, it was decided to do a documentary research, and it was analyzed the tourism inventory of São Gonçalo, besides the bibliographic research, building the theoretical framework. In addition, there was an application of a structured form to residents and non-residents, with the help of the digital on-line platform named Survio. Throughout this work, it was discussed about the identity and belonging relationships between the residents and the city. It was analyzed the negative clichés presented in the song “São Gonça”, by Seu Jorge, and the importance of building a new positive look, to awake the tourists attention. The results were listed and discussed, with the confirmation that the city has many different clichés, such as: dirty city, dormitory city, city without tourist infrastructure, violent city, amongst others. In the end, this work suggested some proposals for a tourist awareness and sensitiveness to São GonçaloGuimarães, Valéria LimaFonseca Filho, Ari da SilvaLima, Adriana de SouzaSouza, Gabriele Nunes de Sá2017-01-18T13:41:33Z2017-01-18T13:41:33Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2760CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T18:47:12Zoai:app.uff.br:1/2760Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T18:47:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
title Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
spellingShingle Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
Souza, Gabriele Nunes de Sá
Clichê e estereótipo turístico
São Gonçalo
Imagem
Novo olhar
Turismo
São Gonçalo (RJ)
Cliché and tourist stereotype
São Gonçalo
Image
New look
title_short Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
title_full Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
title_fullStr Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
title_full_unstemmed Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
title_sort Morar em São Goçalo você não sabe como é: do clichê ao turismo
author Souza, Gabriele Nunes de Sá
author_facet Souza, Gabriele Nunes de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Valéria Lima
Fonseca Filho, Ari da Silva
Lima, Adriana de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabriele Nunes de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Clichê e estereótipo turístico
São Gonçalo
Imagem
Novo olhar
Turismo
São Gonçalo (RJ)
Cliché and tourist stereotype
São Gonçalo
Image
New look
topic Clichê e estereótipo turístico
São Gonçalo
Imagem
Novo olhar
Turismo
São Gonçalo (RJ)
Cliché and tourist stereotype
São Gonçalo
Image
New look
description O clichê e o estereótipo possuem sentidos semelhantes, que caracterizam e identificam a imagem dos lugares, em geral. Sendo assim, o clichê é um assunto recorrente no setor do turismo, no Brasil e no mundo. Neste trabalho, optou-se em discutir as diferentes perspectivas do termo clichê, de forma a analisar o tema pela ótica da cidade de São Gonçalo, na tentativa de buscar formas de promoção de uma imagem mais favorável da cidade pelos moradores e visitantes. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa documental, analisando o inventário da oferta turística de São Gonçalo, além da pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico e aplicação de um formulário estruturado, com o auxílio da plataforma digital Survio, aplicado aos moradores e aos não moradores de São Gonçalo. Ao longo do estudo, foram abordados as relações de identidade e de pertencimento entre os moradores e a cidade. Foram analisados os clichês negativos presentes na música “São Gonça”, do cantor Seu Jorge, e a importância da construção de um novo olhar, de forma que os turistas vejam a cidade de forma positiva. Os resultados foram listados e discutidos, e foi confirmado que a cidade possui muitos clichês negativos como: cidade suja, cidade dormitório, cidade sem infraestrutura turística, cidade violenta, entre outros. Ao final, foram sugeridas algumas propostas para a conscientização e sensibilização turística para São Gonçalo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-18T13:41:33Z
2017-01-18T13:41:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2760
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838852474208256