Aprender a ensinar em saúde: um estudo qualitativo em um curso de fisioterapia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9236 |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a discutir não só o percurso das formações superior e permanente dos professores do curso de fisioterapia, como também a atuação dos mesmos numa perspectiva analítica, e confrontá-lo com as mudanças e exigências impostas aos profissionais de saúde pelas Políticas Públicas de Saúde e Educação. Nela, pretendemos identificar e compreender os espaços de discussão, os sentidos e significados construídos pelos professores na trajetória de sua formação, levando em consideração as dimensões político-sociais e técnicas da ação pedagógica. Dentro da perspectiva de realização de uma pesquisa social, esse olhar focaliza a Fisioterapia como parte da Grande Área da Saúde, por meio da revisão bibliográfica e documental, observação de campo, do diário de campo e da aproximação com o método biográfico. Para tal, foram coletados os dados e analisados alguns aspectos profissionais e pessoais dos professores entrevistados. Os resultados da pesquisa apontam para um perfil de formação docente semelhante aos demais perfis dos profissionais da área de saúde. Percebemos que os professores do curso de fisioterapia não têm, na estrutura de sua formação, espaços de discussão formais e fundamentais à construção de um educador que responda às atuais exigências do mercado de trabalho, baseados na construção coletiva em direção aos preceitos da Formação em Saúde na contemporaneidade. Cabe ressaltar o empenho individual e coletivo dos colaboradores, assim como dos professores em geral, para alcançar os saberes e as práticas necessárias ao trabalho de educador na área da saúde. É possível observar o esforço para atravessar o fosso construído pelas políticas públicas de saúde e educação, na intenção de aproximar a prática docente das necessidades de formação de profissionais mais adequados às demandas do SUS |
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Aprender a ensinar em saúde: um estudo qualitativo em um curso de fisioterapiaFormação em saúdeEducação superiorFormação de professoresFisioterapiaFormação profissionalEnsino superiorFormação de professorFisioterapiaPessoal de saúdeHealth care trainingHigher educationTeacher trainingPhysical therapyEsta dissertação se propõe a discutir não só o percurso das formações superior e permanente dos professores do curso de fisioterapia, como também a atuação dos mesmos numa perspectiva analítica, e confrontá-lo com as mudanças e exigências impostas aos profissionais de saúde pelas Políticas Públicas de Saúde e Educação. Nela, pretendemos identificar e compreender os espaços de discussão, os sentidos e significados construídos pelos professores na trajetória de sua formação, levando em consideração as dimensões político-sociais e técnicas da ação pedagógica. Dentro da perspectiva de realização de uma pesquisa social, esse olhar focaliza a Fisioterapia como parte da Grande Área da Saúde, por meio da revisão bibliográfica e documental, observação de campo, do diário de campo e da aproximação com o método biográfico. Para tal, foram coletados os dados e analisados alguns aspectos profissionais e pessoais dos professores entrevistados. Os resultados da pesquisa apontam para um perfil de formação docente semelhante aos demais perfis dos profissionais da área de saúde. Percebemos que os professores do curso de fisioterapia não têm, na estrutura de sua formação, espaços de discussão formais e fundamentais à construção de um educador que responda às atuais exigências do mercado de trabalho, baseados na construção coletiva em direção aos preceitos da Formação em Saúde na contemporaneidade. Cabe ressaltar o empenho individual e coletivo dos colaboradores, assim como dos professores em geral, para alcançar os saberes e as práticas necessárias ao trabalho de educador na área da saúde. É possível observar o esforço para atravessar o fosso construído pelas políticas públicas de saúde e educação, na intenção de aproximar a prática docente das necessidades de formação de profissionais mais adequados às demandas do SUSThis paper aims to study not only the course of training of physical therapy teachers from the perspective of their background and activity, as well as to confront it with the changes and requirements asked of the health care professionals by the current Public health care and Education systems. It also aims to discuss the process of the higher education courses and permanent education received by Physical Therapy teachers, as well as their activities from an analytical point of view, and to comfront them with the changes and requirements imposed on them by the Public health care system and the Education systems. We intend to identify and understand discussion spaces, senses and meanings construed by teachers, throughout their education, keeping in mind the political, social and technical dimensions of the pedagogical action. From the perspective of a social research, this eye looks at Physical Therapy as being part of the Health Care field, through bibliographical and document, field observation, field diaries and through the approach to the biographical method. For this purpose, data were colected from the interviewed teachers and a few professional and personal aspects from them were analysed. The outcomes of the research point towards a professional profile that is similar to the other health care professional profiles. We have noticed that the physical therapy course teachers do not have, in their background, crucial formal discussion forums to the development of an educator that meets the market`s current needs, a joint construction in conformity with health care education`s rules in contemporaneity. It is worth emphasizing individual effort and the teachers` efforts to reach the knowledge and the necessary practices to the work of the educator in the Health care field. One can notice their effort towards trying to overcome the obstacle that was built, once or twice, by public health care and education policies, aiming to bring together the teaching practice and the needs to train professionals that are more likely to meet the Unified Health System`s needs69 f.NiteróiKoifman, LilianSantos, Gideon Borges dosOliveira, Gilson Saippa deWong Un, Julio Albertohttp://lattes.cnpq.br/7509749482158889http://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/8396570029365423http://lattes.cnpq.br/3247207814819778http://lattes.cnpq.br/2212927628480533Gonçalves, Madelon2019-04-24T15:51:33Z2019-04-24T15:51:33Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Madelon. Aprender a ensinar em saúde: um estudo qualitativo em um curso de fisioterapia. 2011. 69 f.: Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9236Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-03T16:54:46Zoai:app.uff.br:1/9236Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:34.126021Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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