Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Valério Rosa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14266
Resumo: A dissertação busca mostrar a trajetória intelectual de Noé Mendes de Oliveira e sua relação com a construção de uma identidade piauiense, que chamamos de piauiensidade, marcada durante as décadas de 1970 e 1980. Identificamos que a partir dessa trajetória, o intelectual constituiu-se em espaços de sociabilidades que permitiram agenciar a identidade piauiense. Observamos que enquanto funcionário público no Departamento de Assuntos Culturais do Estado, professor da Universidade Federal do Piauí, folclorista ligado a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e Superintendente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves na prefeitura de Teresina, conseguiu construir uma ideia de patrimônio cultural do Piauí com base nos monumentos arqueológicos e pinturas rupestres do Estado, bem como as manifestações folclóricas representantes do homem piauiense. Ao passo em que incentivou e defendeu esse conjunto representacional em quanto identidade. Naquele período da década de 1970 o campo do folclore buscou se reestruturar a partir de financiamento cultural de agências do governo federal, ao congregar diversos folcloristas entorno de suas programações editoriais. A pesquisa acompanha o processo de inserção do folclore do Piauí no debate do Folclore Brasileiro mediado por Noé Mendes a partir da Comissão Piauiense de Folclore. Observamos pela análise de sua obra Folclore Brasileiro: Piauí (1977) editada nesse contexto, como Noé Mendes cria e faz apropriações da identidade do homem piauiense, sendo inclusive divulgadas na mídia nacional.
id UFF-2_ee2f60b1adeae320704cd7044168346f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14266
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980CulturaHistóriaFolcloreIdentidadePiauíOliveira, Noé Mendes deA dissertação busca mostrar a trajetória intelectual de Noé Mendes de Oliveira e sua relação com a construção de uma identidade piauiense, que chamamos de piauiensidade, marcada durante as décadas de 1970 e 1980. Identificamos que a partir dessa trajetória, o intelectual constituiu-se em espaços de sociabilidades que permitiram agenciar a identidade piauiense. Observamos que enquanto funcionário público no Departamento de Assuntos Culturais do Estado, professor da Universidade Federal do Piauí, folclorista ligado a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e Superintendente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves na prefeitura de Teresina, conseguiu construir uma ideia de patrimônio cultural do Piauí com base nos monumentos arqueológicos e pinturas rupestres do Estado, bem como as manifestações folclóricas representantes do homem piauiense. Ao passo em que incentivou e defendeu esse conjunto representacional em quanto identidade. Naquele período da década de 1970 o campo do folclore buscou se reestruturar a partir de financiamento cultural de agências do governo federal, ao congregar diversos folcloristas entorno de suas programações editoriais. A pesquisa acompanha o processo de inserção do folclore do Piauí no debate do Folclore Brasileiro mediado por Noé Mendes a partir da Comissão Piauiense de Folclore. Observamos pela análise de sua obra Folclore Brasileiro: Piauí (1977) editada nesse contexto, como Noé Mendes cria e faz apropriações da identidade do homem piauiense, sendo inclusive divulgadas na mídia nacional.217 p.NiteróiVenancio, Giselle MartinsSantos Neto, Antonio Fonseca dosChuva, Márcia Regina RomeiroNegreiros, Valério Rosa de2020-07-08T16:42:20Z2020-07-08T16:42:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14266Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-23T14:05:14Zoai:app.uff.br:1/14266Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-23T14:05:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
title Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
spellingShingle Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
Negreiros, Valério Rosa de
Cultura
História
Folclore
Identidade
Piauí
Oliveira, Noé Mendes de
title_short Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
title_full Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
title_fullStr Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
title_full_unstemmed Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
title_sort Por uma cultura integrada: Noé Mendes de Oliveira e a piauiensidade nas décadas de 1970 e 1980
author Negreiros, Valério Rosa de
author_facet Negreiros, Valério Rosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venancio, Giselle Martins
Santos Neto, Antonio Fonseca dos
Chuva, Márcia Regina Romeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Valério Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
História
Folclore
Identidade
Piauí
Oliveira, Noé Mendes de
topic Cultura
História
Folclore
Identidade
Piauí
Oliveira, Noé Mendes de
description A dissertação busca mostrar a trajetória intelectual de Noé Mendes de Oliveira e sua relação com a construção de uma identidade piauiense, que chamamos de piauiensidade, marcada durante as décadas de 1970 e 1980. Identificamos que a partir dessa trajetória, o intelectual constituiu-se em espaços de sociabilidades que permitiram agenciar a identidade piauiense. Observamos que enquanto funcionário público no Departamento de Assuntos Culturais do Estado, professor da Universidade Federal do Piauí, folclorista ligado a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro e Superintendente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves na prefeitura de Teresina, conseguiu construir uma ideia de patrimônio cultural do Piauí com base nos monumentos arqueológicos e pinturas rupestres do Estado, bem como as manifestações folclóricas representantes do homem piauiense. Ao passo em que incentivou e defendeu esse conjunto representacional em quanto identidade. Naquele período da década de 1970 o campo do folclore buscou se reestruturar a partir de financiamento cultural de agências do governo federal, ao congregar diversos folcloristas entorno de suas programações editoriais. A pesquisa acompanha o processo de inserção do folclore do Piauí no debate do Folclore Brasileiro mediado por Noé Mendes a partir da Comissão Piauiense de Folclore. Observamos pela análise de sua obra Folclore Brasileiro: Piauí (1977) editada nesse contexto, como Noé Mendes cria e faz apropriações da identidade do homem piauiense, sendo inclusive divulgadas na mídia nacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-07-08T16:42:20Z
2020-07-08T16:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14266
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14266
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838816656949248