Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ashley, Patrícia Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Luz, Ana Carolina Nogueira da
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1090
Resumo: A partir de 2015, no contexto temático das duas linhas de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, quais sejam Políticas em Culturas e Educação em Desenvolvimento Sustentável; e Governança e Políticas Públicas em Desenvolvimento Sustentável, a atividade de editoração do núcleo contempla a produção de publicações seriadas. Entre as publicações seriadas, foram lançadas em 2015: o informativo Nas Pétalas do Girassol de EcoPolíticas, com cinco números publicados em seu primeiro volume em 2015 e que passará a ser denominado como revista a partir de 2016; a Série Estudos em EcoPolíticas, com primeiro volume publicado em março de 2015; e a Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Tais publicações seriadas buscam a difusão e diálogo de saberes e fazeres entre docentes, estudantes, profissionais e gestores em organizações públicas, empresariais e da sociedade civil, trazendo e aproximando a sociedade e a universidade para a inovação social, ambiental e econômica, alinhada com princípios, processos, políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável. Este relatório compõe o volume I da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Apresenta o método, técnicas e ferramentas na prática pedagógica de aprendizagem baseada em projetos adotada no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I turma 2015.1, além dos perfis de estudantes concluinte e capítulos com os resultados e conclusão dos estudos por equipe. Uma seção ao final apresenta a auto avaliação dos estudantes da turma sobre a formação em CCCS I pela prática pedagógica adotada. Este relatório apresenta uma primeira seção com o Perfil de Estudantes Concluintes em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I – turma 2015.1 e que concluíram com sucesso seus respectivos projetos de estudos socioambientais e atingiram a nota mínima para aprovação e frequência nas atividades de formação desta turma. Uma segunda seção apresenta o Método de Aprendizagem baseada em Projetos aplicado à turma 2015.1 de Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I. Em seguida, há uma terceira seção dedicada a sistematizar a apresentação dos Métodos de Estudo e Técnicas de Coleta de Dados adotados nos estudos sobre alimentação e sobre mobilidade urbana, tanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa de campo quanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa em fontes secundárias. Para os que realizaram pesquisa de campo, são ainda detalhados os lugares, situações e sujeitos focalizados para as técnicas de coleta de dados em fontes primárias (pesquisa de campo) aplicadas por cada estudo. Uma quarta seção apresenta os Resultados e Conclusões, informando a equipe de autores do projeto, um resumo com o objetivo do estudo, os resultados, a conclusão e as fontes consultadas. Os capítulos de resultados e conclusões estão organizados em duas seções contemplando os dois grandes temas de estudo: alimentação e mobilidade urbana, em uma sequência a partir de uma perspectiva mais ampla ou externa à Uff para uma perspectiva mais próxima e interna à Uff. A última seção trata de apresentar os Resultados de Auto Avaliação que cada estudante da turma escreveu durante a aula em que se reuniram em final de junho reconhecendo o que pode desenvolver e o que ainda precisa desenvolver melhor na prática de aprendizagem baseada em projetos de estudos socioambientais.
id UFF-2_ee58b53e169d094a534847c378d6cb36
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1090
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. IAprendizagem baseada em projetosEducação ambientalEducação para a cidadaniaEstudos socioambientaisDireitos humanosA partir de 2015, no contexto temático das duas linhas de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, quais sejam Políticas em Culturas e Educação em Desenvolvimento Sustentável; e Governança e Políticas Públicas em Desenvolvimento Sustentável, a atividade de editoração do núcleo contempla a produção de publicações seriadas. Entre as publicações seriadas, foram lançadas em 2015: o informativo Nas Pétalas do Girassol de EcoPolíticas, com cinco números publicados em seu primeiro volume em 2015 e que passará a ser denominado como revista a partir de 2016; a Série Estudos em EcoPolíticas, com primeiro volume publicado em março de 2015; e a Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Tais publicações seriadas buscam a difusão e diálogo de saberes e fazeres entre docentes, estudantes, profissionais e gestores em organizações públicas, empresariais e da sociedade civil, trazendo e aproximando a sociedade e a universidade para a inovação social, ambiental e econômica, alinhada com princípios, processos, políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável. Este relatório compõe o volume I da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Apresenta o método, técnicas e ferramentas na prática pedagógica de aprendizagem baseada em projetos adotada no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I turma 2015.1, além dos perfis de estudantes concluinte e capítulos com os resultados e conclusão dos estudos por equipe. Uma seção ao final apresenta a auto avaliação dos estudantes da turma sobre a formação em CCCS I pela prática pedagógica adotada. Este relatório apresenta uma primeira seção com o Perfil de Estudantes Concluintes em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I – turma 2015.1 e que concluíram com sucesso seus respectivos projetos de estudos socioambientais e atingiram a nota mínima para aprovação e frequência nas atividades de formação desta turma. Uma segunda seção apresenta o Método de Aprendizagem baseada em Projetos aplicado à turma 2015.1 de Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I. Em seguida, há uma terceira seção dedicada a sistematizar a apresentação dos Métodos de Estudo e Técnicas de Coleta de Dados adotados nos estudos sobre alimentação e sobre mobilidade urbana, tanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa de campo quanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa em fontes secundárias. Para os que realizaram pesquisa de campo, são ainda detalhados os lugares, situações e sujeitos focalizados para as técnicas de coleta de dados em fontes primárias (pesquisa de campo) aplicadas por cada estudo. Uma quarta seção apresenta os Resultados e Conclusões, informando a equipe de autores do projeto, um resumo com o objetivo do estudo, os resultados, a conclusão e as fontes consultadas. Os capítulos de resultados e conclusões estão organizados em duas seções contemplando os dois grandes temas de estudo: alimentação e mobilidade urbana, em uma sequência a partir de uma perspectiva mais ampla ou externa à Uff para uma perspectiva mais próxima e interna à Uff. A última seção trata de apresentar os Resultados de Auto Avaliação que cada estudante da turma escreveu durante a aula em que se reuniram em final de junho reconhecendo o que pode desenvolver e o que ainda precisa desenvolver melhor na prática de aprendizagem baseada em projetos de estudos socioambientais.Universidade Federal Fluminense/Pró-Reitoria de Graduação/Divisão de Monitoria2015-12-09T07:21:49Z2015-12-09T07:21:49Z2015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10901;1CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAshley, Patrícia AlmeidaLuz, Ana Carolina Nogueira daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-31T00:20:39Zoai:app.uff.br:1/1090Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:18.080815Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
title Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
spellingShingle Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
Ashley, Patrícia Almeida
Aprendizagem baseada em projetos
Educação ambiental
Educação para a cidadania
Estudos socioambientais
Direitos humanos
title_short Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
title_full Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
title_fullStr Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
title_full_unstemmed Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
title_sort Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I
author Ashley, Patrícia Almeida
author_facet Ashley, Patrícia Almeida
Luz, Ana Carolina Nogueira da
author_role author
author2 Luz, Ana Carolina Nogueira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ashley, Patrícia Almeida
Luz, Ana Carolina Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos
Educação ambiental
Educação para a cidadania
Estudos socioambientais
Direitos humanos
topic Aprendizagem baseada em projetos
Educação ambiental
Educação para a cidadania
Estudos socioambientais
Direitos humanos
description A partir de 2015, no contexto temático das duas linhas de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, quais sejam Políticas em Culturas e Educação em Desenvolvimento Sustentável; e Governança e Políticas Públicas em Desenvolvimento Sustentável, a atividade de editoração do núcleo contempla a produção de publicações seriadas. Entre as publicações seriadas, foram lançadas em 2015: o informativo Nas Pétalas do Girassol de EcoPolíticas, com cinco números publicados em seu primeiro volume em 2015 e que passará a ser denominado como revista a partir de 2016; a Série Estudos em EcoPolíticas, com primeiro volume publicado em março de 2015; e a Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Tais publicações seriadas buscam a difusão e diálogo de saberes e fazeres entre docentes, estudantes, profissionais e gestores em organizações públicas, empresariais e da sociedade civil, trazendo e aproximando a sociedade e a universidade para a inovação social, ambiental e econômica, alinhada com princípios, processos, políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável. Este relatório compõe o volume I da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Apresenta o método, técnicas e ferramentas na prática pedagógica de aprendizagem baseada em projetos adotada no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I turma 2015.1, além dos perfis de estudantes concluinte e capítulos com os resultados e conclusão dos estudos por equipe. Uma seção ao final apresenta a auto avaliação dos estudantes da turma sobre a formação em CCCS I pela prática pedagógica adotada. Este relatório apresenta uma primeira seção com o Perfil de Estudantes Concluintes em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I – turma 2015.1 e que concluíram com sucesso seus respectivos projetos de estudos socioambientais e atingiram a nota mínima para aprovação e frequência nas atividades de formação desta turma. Uma segunda seção apresenta o Método de Aprendizagem baseada em Projetos aplicado à turma 2015.1 de Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I. Em seguida, há uma terceira seção dedicada a sistematizar a apresentação dos Métodos de Estudo e Técnicas de Coleta de Dados adotados nos estudos sobre alimentação e sobre mobilidade urbana, tanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa de campo quanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa em fontes secundárias. Para os que realizaram pesquisa de campo, são ainda detalhados os lugares, situações e sujeitos focalizados para as técnicas de coleta de dados em fontes primárias (pesquisa de campo) aplicadas por cada estudo. Uma quarta seção apresenta os Resultados e Conclusões, informando a equipe de autores do projeto, um resumo com o objetivo do estudo, os resultados, a conclusão e as fontes consultadas. Os capítulos de resultados e conclusões estão organizados em duas seções contemplando os dois grandes temas de estudo: alimentação e mobilidade urbana, em uma sequência a partir de uma perspectiva mais ampla ou externa à Uff para uma perspectiva mais próxima e interna à Uff. A última seção trata de apresentar os Resultados de Auto Avaliação que cada estudante da turma escreveu durante a aula em que se reuniram em final de junho reconhecendo o que pode desenvolver e o que ainda precisa desenvolver melhor na prática de aprendizagem baseada em projetos de estudos socioambientais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09T07:21:49Z
2015-12-09T07:21:49Z
2015-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1090
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1;1
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823722901798912