Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brans, Leonardo Bachur
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4885
Resumo: O jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercados
id UFF-2_eee0053fe8520a9a34603e6c29b29ab1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4885
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismoE-sportsTurismoEventosLeague of LegendsGamesCblolTurismoEsporteJogo eletrônicoE-sportsTourismEventsLeague of LegendsGamesCblolO jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercadosThe game League of Legends has become a worldwide phenomenon since the game was released in 2009. With your growth and your large number of fans, many tournaments were created all over the world. In Brazil, this kind of events was so popular that in the past years, the final of this tournaments was held in big arenas, such as Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). This work is justified by the proportions that this kind of events has taken in the media, and with the society. This study has the objective to analyze the emergence of a new entertainment phenomenon, the E-Sports, and to connect your dynamics with tourism, also, to understand a new segmentation in the events and games area. Aims to understand the games industry in the worldwide economy, and to identify the profile of the people that participates of this kind of events. It was developed an quantitative survey, with an questionary face-to-face to the public with the participants of the events, during the second split of the Campeonato Brasileiro de League of Legends 2016, held in the Ibirapuera gym, São Paulo. The results shows that this new sub segment attracts not only residents, but also tourist and excursionists to the host city. This kind of events are main located in the southeast of Brazil, especially in São Paulo, but there is an opportunity to expand to new marketsLohmann, Paola BastosVilela, Eduardo Antonio PachecoMonteiro, Jõao Evangelista DiasBrans, Leonardo Bachur2017-10-16T12:57:43Z2017-10-16T12:57:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4885CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T15:28:48Zoai:app.uff.br:1/4885Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:14.132175Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
title Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
spellingShingle Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
Brans, Leonardo Bachur
E-sports
Turismo
Eventos
League of Legends
Games
Cblol
Turismo
Esporte
Jogo eletrônico
E-sports
Tourism
Events
League of Legends
Games
Cblol
title_short Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
title_full Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
title_fullStr Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
title_full_unstemmed Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
title_sort Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
author Brans, Leonardo Bachur
author_facet Brans, Leonardo Bachur
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lohmann, Paola Bastos
Vilela, Eduardo Antonio Pacheco
Monteiro, Jõao Evangelista Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Brans, Leonardo Bachur
dc.subject.por.fl_str_mv E-sports
Turismo
Eventos
League of Legends
Games
Cblol
Turismo
Esporte
Jogo eletrônico
E-sports
Tourism
Events
League of Legends
Games
Cblol
topic E-sports
Turismo
Eventos
League of Legends
Games
Cblol
Turismo
Esporte
Jogo eletrônico
E-sports
Tourism
Events
League of Legends
Games
Cblol
description O jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercados
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-16T12:57:43Z
2017-10-16T12:57:43Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4885
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823622537347072