Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brans, Leonardo Bachur
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4885
Resumo: O jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercados
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