Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4885 |
Resumo: | O jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercados |
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Eventos de e-sport: um subsegmento no setor de turismoE-sportsTurismoEventosLeague of LegendsGamesCblolTurismoEsporteJogo eletrônicoE-sportsTourismEventsLeague of LegendsGamesCblolO jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercadosThe game League of Legends has become a worldwide phenomenon since the game was released in 2009. With your growth and your large number of fans, many tournaments were created all over the world. In Brazil, this kind of events was so popular that in the past years, the final of this tournaments was held in big arenas, such as Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). This work is justified by the proportions that this kind of events has taken in the media, and with the society. This study has the objective to analyze the emergence of a new entertainment phenomenon, the E-Sports, and to connect your dynamics with tourism, also, to understand a new segmentation in the events and games area. Aims to understand the games industry in the worldwide economy, and to identify the profile of the people that participates of this kind of events. It was developed an quantitative survey, with an questionary face-to-face to the public with the participants of the events, during the second split of the Campeonato Brasileiro de League of Legends 2016, held in the Ibirapuera gym, São Paulo. The results shows that this new sub segment attracts not only residents, but also tourist and excursionists to the host city. This kind of events are main located in the southeast of Brazil, especially in São Paulo, but there is an opportunity to expand to new marketsLohmann, Paola BastosVilela, Eduardo Antonio PachecoMonteiro, Jõao Evangelista DiasBrans, Leonardo Bachur2017-10-16T12:57:43Z2017-10-16T12:57:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4885CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T15:28:48Zoai:app.uff.br:1/4885Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:14.132175Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O jogo League of Legends (LOL)se tornou um fenômeno mundial em expansão a partir do ano de 2009, ano de sua criação. Com o seu crescimento e com o grande número de adeptos, surgiram a realização de diversos campeonatos ao redor do mundo . No Brasil o aumento do interesse pelo jogo LOL foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). A proporção tomada por esta nova modalidade de esporte que tem suas finais organizadas em eventos de grande porte, atingindo destaque na mídia e atraindo diversos públicos, justifica o desenvolvimento deste trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar o surgimento de um novo fenômeno de entretenimento, o e-sports, e relacionar a sua dinâmica com o turismo, além de entender uma nova segmentação de mercado no âmbito dos eventos e de games. Objetiva-se também entender o seu papel na economia mundial, além de identificar o perfil do espectador que participa das finais desses eventos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário face a face com participantes do evento, durante a final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2016, realizado no ginásio Ibirapuera em São Paulo. Os resultados apontam que esse novo subsegmento de eventos atrai não apenas residentes, mas também turistas e excursionistas para a cidade sede. E que esses eventos ainda estão concentrados na região sudeste, em especial São Paulo, mas que existe oportunidade para expandir para novos mercados |
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