Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206 |
Resumo: | Em um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade. |
id |
UFF-2_efeafad0bdb1ff99ce08ccdb3b91d5e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24206 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom BoscoAnálise de siteArquitetura da informaçãoUsabilidadeAcessibilidade na webOrganização da informaçãoOrganização da informaçãoArquitetura da informaçãoUsabilidade webSite da webWebsite analysisInformation architectureUsabilityWeb accessibilityInformation organizationEm um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade.In an increasingly technological world, it is important for universities' websites to take into account the organization of information so that they can meet the needs of their users. In this context, information architecture, usability and accessibility are fundamental concepts for building a good website. This paper consists in identifying in Information Science's literature criteria for analysis and evaluation of the organization of information, usability and accessibility to verify if the site of the Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) fulfills the proposed criteria to offer a usable, accessible and organized site for its public. The paper consists of an exploratory and qualitative research, besides a case study based on Lima Filho and Cervantes (2011) to evaluate organization of information and usability of the site. When it comes to accessibility, the four principles of the version 2.0 of the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.0) have been applied. It is concluded that, although the University's website generally satisfies the requirements of information organization and usability, it needs many improvements in accessibility to offer a high-quality information architecture.Universidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deLück, Esther HermesCampos, Linair MariaJunqueira, Tainara Terra2022-01-17T12:32:14Z2022-01-17T12:32:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJunqueira, Tainara Terra. Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T12:32:18Zoai:app.uff.br:1/24206Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T12:32:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
title |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
spellingShingle |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco Junqueira, Tainara Terra Análise de site Arquitetura da informação Usabilidade Acessibilidade na web Organização da informação Organização da informação Arquitetura da informação Usabilidade web Site da web Website analysis Information architecture Usability Web accessibility Information organization |
title_short |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
title_full |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
title_fullStr |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
title_full_unstemmed |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
title_sort |
Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco |
author |
Junqueira, Tainara Terra |
author_facet |
Junqueira, Tainara Terra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de Lück, Esther Hermes Campos, Linair Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Tainara Terra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de site Arquitetura da informação Usabilidade Acessibilidade na web Organização da informação Organização da informação Arquitetura da informação Usabilidade web Site da web Website analysis Information architecture Usability Web accessibility Information organization |
topic |
Análise de site Arquitetura da informação Usabilidade Acessibilidade na web Organização da informação Organização da informação Arquitetura da informação Usabilidade web Site da web Website analysis Information architecture Usability Web accessibility Information organization |
description |
Em um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-01-17T12:32:14Z 2022-01-17T12:32:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Junqueira, Tainara Terra. Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Junqueira, Tainara Terra. Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053772271255552 |