Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Tainara Terra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206
Resumo: Em um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade.
id UFF-2_efeafad0bdb1ff99ce08ccdb3b91d5e3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24206
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom BoscoAnálise de siteArquitetura da informaçãoUsabilidadeAcessibilidade na webOrganização da informaçãoOrganização da informaçãoArquitetura da informaçãoUsabilidade webSite da webWebsite analysisInformation architectureUsabilityWeb accessibilityInformation organizationEm um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade.In an increasingly technological world, it is important for universities' websites to take into account the organization of information so that they can meet the needs of their users. In this context, information architecture, usability and accessibility are fundamental concepts for building a good website. This paper consists in identifying in Information Science's literature criteria for analysis and evaluation of the organization of information, usability and accessibility to verify if the site of the Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) fulfills the proposed criteria to offer a usable, accessible and organized site for its public. The paper consists of an exploratory and qualitative research, besides a case study based on Lima Filho and Cervantes (2011) to evaluate organization of information and usability of the site. When it comes to accessibility, the four principles of the version 2.0 of the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.0) have been applied. It is concluded that, although the University's website generally satisfies the requirements of information organization and usability, it needs many improvements in accessibility to offer a high-quality information architecture.Universidade Federal FluminenseNiteróiSouza, Joice Cleide Cardoso Ennes deLück, Esther HermesCampos, Linair MariaJunqueira, Tainara Terra2022-01-17T12:32:14Z2022-01-17T12:32:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJunqueira, Tainara Terra. Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T12:32:18Zoai:app.uff.br:1/24206Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T12:32:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
title Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
spellingShingle Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
Junqueira, Tainara Terra
Análise de site
Arquitetura da informação
Usabilidade
Acessibilidade na web
Organização da informação
Organização da informação
Arquitetura da informação
Usabilidade web
Site da web
Website analysis
Information architecture
Usability
Web accessibility
Information organization
title_short Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
title_full Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
title_fullStr Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
title_full_unstemmed Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
title_sort Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco
author Junqueira, Tainara Terra
author_facet Junqueira, Tainara Terra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de
Lück, Esther Hermes
Campos, Linair Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Tainara Terra
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de site
Arquitetura da informação
Usabilidade
Acessibilidade na web
Organização da informação
Organização da informação
Arquitetura da informação
Usabilidade web
Site da web
Website analysis
Information architecture
Usability
Web accessibility
Information organization
topic Análise de site
Arquitetura da informação
Usabilidade
Acessibilidade na web
Organização da informação
Organização da informação
Arquitetura da informação
Usabilidade web
Site da web
Website analysis
Information architecture
Usability
Web accessibility
Information organization
description Em um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-01-17T12:32:14Z
2022-01-17T12:32:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Junqueira, Tainara Terra. Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Junqueira, Tainara Terra. Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053772271255552