De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iendrick, Diogo Coutinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21858
Resumo: Para além dos muros dos terreiros de candomblé, em que as roupas rituais são bem específicas e diferenciadas, é comum que os adeptos façam uso de roupas brancas às sextas-feiras em respeito ao orixá Oxalá em seu dia consagrado. Atuar como docente em uma escola privada da zona norte do Rio de Janeiro às sextas-feiras, vestindo branco, suscitou questões acerca dos entendimentos elaborados sobre a religiosidade de matriz africana e a maneira com que podem ser reelaborados a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. A reflexão que proponho no presente artigo se inicia com a construção de um sentido específico de educação e prática pedagógica prezando a dialogicidade e a atenção amorosamente interessada. Ao caracterizar as relações construídas em sala de aula a partir dessa perspectiva é possível compreender como mobilizam o grau de comunicação, vínculos afetivos e a própria convivência. Acionar em meu corpo, através do vestuário, o pertencimento ao candomblé, permite que os estudantes contestem representações sobre as religiões de matriz africana e as reelaborem em um processo viabilizado a partir de uma relação que desperta não só curiosidade pelo outro, mas também interesse
id UFF-2_f019fa60c236bcaf963f045f9141af25
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21858
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividadeEducaçãoCandombléPrática pedagógicaDialogicidadeAfetividadeEducação básicaCultura afro-brasileiraPrática pedagógicaReligiosidadeEducationCandombléPedagogical practiceDialogicityAffectionPara além dos muros dos terreiros de candomblé, em que as roupas rituais são bem específicas e diferenciadas, é comum que os adeptos façam uso de roupas brancas às sextas-feiras em respeito ao orixá Oxalá em seu dia consagrado. Atuar como docente em uma escola privada da zona norte do Rio de Janeiro às sextas-feiras, vestindo branco, suscitou questões acerca dos entendimentos elaborados sobre a religiosidade de matriz africana e a maneira com que podem ser reelaborados a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. A reflexão que proponho no presente artigo se inicia com a construção de um sentido específico de educação e prática pedagógica prezando a dialogicidade e a atenção amorosamente interessada. Ao caracterizar as relações construídas em sala de aula a partir dessa perspectiva é possível compreender como mobilizam o grau de comunicação, vínculos afetivos e a própria convivência. Acionar em meu corpo, através do vestuário, o pertencimento ao candomblé, permite que os estudantes contestem representações sobre as religiões de matriz africana e as reelaborem em um processo viabilizado a partir de uma relação que desperta não só curiosidade pelo outro, mas também interesseBeyond the walls of the Candomblé terreiros, where the ritual clothes are very specific and differentiated, it is common for adepts to wear white clothes on Fridays with respect to the orisha Oxalá on his related day. Acting as a teacher in a private school of Rio de Janeiro on Fridays, wearing white, raised questions about the understandings of the African religiosity and the way they can be these understandings can be changed from the relationships established in school daily life. The reflection that I propose in this article begins with the construction of a specific sense of education and pedagogical practice, valuing dialogicity and lovingly interested attention. By characterizing the relationships built in the classroom from this perspective, it is possible to understand how they mobilize communication, affective bonds and their own coexistence. Triggering candomblé in my body through clothing allows students to challenge representations about African-based religions and rework them in a process made possible by a relationship that arouses not only curiosity for the other, but also interestUniversidade Federal FluminenseNiteróiVeiga, Felipe BerocanMiranda, Ana Paula Mendes deRios, Flavia MateusIendrick, Diogo Coutinho2021-05-04T16:34:21Z2021-05-04T16:34:21Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfIENDRICK, Diogo Coutinho. De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21858Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T16:55:40Zoai:app.uff.br:1/21858Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:22.026421Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
title De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
spellingShingle De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
Iendrick, Diogo Coutinho
Educação
Candomblé
Prática pedagógica
Dialogicidade
Afetividade
Educação básica
Cultura afro-brasileira
Prática pedagógica
Religiosidade
Education
Candomblé
Pedagogical practice
Dialogicity
Affection
title_short De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
title_full De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
title_fullStr De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
title_full_unstemmed De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
title_sort De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade
author Iendrick, Diogo Coutinho
author_facet Iendrick, Diogo Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Felipe Berocan
Miranda, Ana Paula Mendes de
Rios, Flavia Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Iendrick, Diogo Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Candomblé
Prática pedagógica
Dialogicidade
Afetividade
Educação básica
Cultura afro-brasileira
Prática pedagógica
Religiosidade
Education
Candomblé
Pedagogical practice
Dialogicity
Affection
topic Educação
Candomblé
Prática pedagógica
Dialogicidade
Afetividade
Educação básica
Cultura afro-brasileira
Prática pedagógica
Religiosidade
Education
Candomblé
Pedagogical practice
Dialogicity
Affection
description Para além dos muros dos terreiros de candomblé, em que as roupas rituais são bem específicas e diferenciadas, é comum que os adeptos façam uso de roupas brancas às sextas-feiras em respeito ao orixá Oxalá em seu dia consagrado. Atuar como docente em uma escola privada da zona norte do Rio de Janeiro às sextas-feiras, vestindo branco, suscitou questões acerca dos entendimentos elaborados sobre a religiosidade de matriz africana e a maneira com que podem ser reelaborados a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. A reflexão que proponho no presente artigo se inicia com a construção de um sentido específico de educação e prática pedagógica prezando a dialogicidade e a atenção amorosamente interessada. Ao caracterizar as relações construídas em sala de aula a partir dessa perspectiva é possível compreender como mobilizam o grau de comunicação, vínculos afetivos e a própria convivência. Acionar em meu corpo, através do vestuário, o pertencimento ao candomblé, permite que os estudantes contestem representações sobre as religiões de matriz africana e as reelaborem em um processo viabilizado a partir de uma relação que desperta não só curiosidade pelo outro, mas também interesse
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T16:34:21Z
2021-05-04T16:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IENDRICK, Diogo Coutinho. De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21858
Aluno de Graduação
identifier_str_mv IENDRICK, Diogo Coutinho. De roupa branca às sextas-feiras: reflexões sobre prática docente, diálogo e afetividade. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823661913473024